Fisiologia Humana - Introdução ao sistema cardiovascular e miocárdio

Description

Fisiologia Humana Flashcards on Fisiologia Humana - Introdução ao sistema cardiovascular e miocárdio, created by Eduardo Almeida on 11/03/2018.
Eduardo Almeida
Flashcards by Eduardo Almeida, updated more than 1 year ago
Eduardo Almeida
Created by Eduardo Almeida about 6 years ago
32
2

Resource summary

Question Answer
Qual a característica chave do coração? Ele realiza movimento mecânico cíclico e autorregulado de contração e relaxamento, permitindo sua atuação como bomba sanguínea
Qual o local do coração que bombeia sangue rico em O2? Bomba esquerda (átrio e ventrículo esquerdos).
Qual o local do coração que bombeia sangue rico em CO2? Bomba direita (átrio e ventrículo direitos).
Por que o átrio é denominado de bomba de escorva? Porque a sua contração apenas complementa 20% do volume total de sangue que chega ao ventrículo.
Defina sístole e diástole cardíaca Sístole: contração das câmaras cardíacas, enviando sangue aos órgãos periféricos e pulmões. Diástole: relaxamento das câmaras cardíacas, permitindo que o coração seja preenchido por sangue oriundo das veias (veias cava superior e inferior – coração direito – e veias pulmonares – coração esquerdo).
Descreva de forma sucinta o circuito cardíaco O ventrículo esquerdo bombeia sangue oxigenado para a aorta  a aorta e suas ramificações irrigam os órgãos e tecidos corporais  veias recolhem o sangue venoso  veias cava inferior e superior tributam no átrio direito  sangue venoso chega ao ventrículo direito e ¼ da quantidade foi bombeada para ele por ação do átrio direito  ventrículo direito bombeia sangue venoso para a artéria pulmonar  artéria pulmonar leva o sangue pobre em O2 até os pulmões  ocorre trocas gasosas nos alvéolos  sangue oxigenado vai para as veias pulmonares e segue até o átrio esquerdo  sangue preenche o ventrículo esquerdo.
Qual a função estrutural do pericárdio? Permite que o coração fique fixo em uma posição adequada para seu correto enchimento e adequado movimento mecânico.
Quais as funções das válvulas cardíacas? Valvas AV: Impedir que haja refluxo de sangue entre as câmaras cardíacas (do ventrículo para o átrio) durante a sístole ventricular. Valvas Semilunares: Impedir que haja refluxo de sangue das artérias para o ventrículo durante o relaxamento ventricular.
As válvulas atrioventriculares apresentam cordas tendíneas que são responsáveis pelo fechamento inicial das válvulas. Verdadeiro ou falso? Falso, pois o fechamento inicial se dá pelo gradiente de pressão (pressão ventricular maior que a atrial). As cordas tendíneas apenas mantêm as válvulas fechadas.
Os discos intercalares são relevantes para qual característica do miocárdio? Eles são ricos em junções comunicantes (GAP) que permitem a rápida difusão de íons entre as células musculares (miócitos) e a transmissão veloz de potenciais de ação, permitindo que todo o músculo cardíaco atue como um sincício funcional.
O comprimento da BANDA A do sarcômero muda? Ele é igual ao tamanho de qual filamento (grosso ou fino)? Nunca muda. Grosso (miosina)
Quais bandas/zonas diminuem muito durante a contração? Banda I e zona H
Zona H corresponde a uma região onde os filamentos não se ___________ no músculo _____________ Sobrepõem Relaxado
Quais os mecanismos que reduzem a concentração de cálcio intracelular? Inibição dos receptores de rianodina; fechamento dos canais de influxo de cálcio do meio extracelular (ex.: Cav 1.2); ativação da cálcio-ATPase que coloca cálcio dentro do retículo sarcoplasmático; estímulo ao trocador NCX (coloca 3 sódios para dentro das células em troca de 1 cálcio).
Fármacos que sejam inibidores dos canais de cálcio do tipo L (Cav1.2) tem qual função sobre o coração? Diminuir a contração cardíaca e também a frequência cardíaca. Usados no tratamento de arritmias.
Qual é o subtipo de canal de sódio dependente de voltagem mais relevante no coração? Quando ocorre inibição destes canais de sódio qual efeito será observado? NAV 1.5 / Ao inibir canais de sódio, mais difícil será iniciar o potencial de ação e a despolarização, impedindo que haja contração.
Inibidores da bomba de sódio-potássio ATPase terão ação de aumentar ou reduzir a contração cardíaca (exemplo glicosídeos cardíacos: digoxina)? Aumentam a contração cardíaca.
O íon cálcio necessário para a contração muscular cardíaca é obtido principalmente do meio externo ou do retículo sarcoplasmático? Principalmente do meio externo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro