Glossário - Termos Técnicos e Científicos

Description

Trabalho sobre palavras científicas usadas no curso de AI Mecânico de Usinagem 2018/1 N1
Luciane Aparecida dos Santos
Flashcards by Luciane Aparecida dos Santos, updated more than 1 year ago More Less
Mayara Palma
Created by Mayara Palma about 6 years ago
Luciane Aparecida dos Santos
Copied by Luciane Aparecida dos Santos about 6 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Paquímetro É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição. É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Micrômetro O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que o paquímetro, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.
Goniômetro Um goniômetro é um instrumento de medida em forma semicircular ou circular graduada em 180º ou 360º, utilizado para medir ou construir ângulos.
Torno Mecânico O Torno executa qualquer espécie de superfície de revolução uma vez que a peça que se trabalha tem o movimento de avanço e translação. Permite usinar qualquer obra que deva ter seção circular e combinações de tais seções. O trabalho abrange obras como eixos, polias, pinos e todas as espécies de roscas.
Fresadora É usada na moldagem de materiais sólidos, especificamente metais. Mais do que qualquer outra coisa, a fresadora é usada na moldagem de superfícies planas e irregulares.
Furadeiras Máquinas operatrizes que têm por função principal executar furos nos mais diversos tipos de materiais. Para tanto o motor da furadeira aplica uma alta velocidade de rotação a uma ou mais brocas (ferramentas cortantes) que serão responsáveis pela remoção de material.
Brocas São ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim (furadeira, no Brasil), que faz com que a broca gire e corte o material, perfurando-o.
Fresas Fresas são ferramentas de corte rotativas, constituídas por uma série de dentes e gumes, geralmente dispostos simetricamente em torno de um eixo. Os dentes e gumes removem o material da peça bruta de modo intermitente (arranque da apara), transformando-a numa peça acabada, isto é, com a forma e dimensões desejadas.
Perspectiva Isométrica A perspectiva isométrica é um método para representar visualmente objetos tridimensionais em duas dimensões em desenhos técnicos e de engenharia. É uma projeção axonométrica na qual os três eixos de coordenadas aparecem igualmente encurtados e o ângulo entre dois deles é de 120 graus.
Retificação A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.
Soldagem A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas.
Esmerilhamento O esmerilhamento não é nada além da remoção de metal a uma taxa muito mais rápida do como era feito anteriormente com ferramentas de uma única ponta, como formões.
Bedame Normalmente utilizados para ferramentas de corte de materiais endurecidos, os Bedames são lâminas chatas produzidas com matérias-primas de altíssima qualidade, resultando assim na produção de ferramentas de grande resistência.
Avental é o painel onde encontram-se o manipulo do carro longitudinal e as alavancas de comando dos movimentos automáticos dos carros longitudinais e tranversais.
Barramento São os trilhos sobre os quais se deslocam o carro longitudinal e o cabeçote móvel.
Cabeçote Fixo É a extremidade esquerda do torno, onde situam-se a placa, a arvore, a caixa de velocidades e a caixa de avanços.
EPI Equipamento de Proteção Individual
EPC Equipamento de Proteção Individual
'CA' Certificado de Aprovação O C.A. é a garantia dada pelo Ministério do Trabalho para que o EPI seja considerado de qualidade, e apto para uso.
SESMT SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.
Ação Corretiva Ação implementada para eliminar uma não conformidade, defeito, ou situação indesejável detectada, a fim de prevenir sua repetição.
Ação de Manutenção Sequência de atividades elementares de manutenção efetuadas com uma dada finalidade.
Ação Preventiva Sequência de atividades elementares de manutenção efetuadas com uma dada finalidade.
Alinhamento Unificação de metas em toda a organização e coerência de processo, ações, informações entre unidades funcionais, da organização em apoio, a estas metas.
Fundição Processo de fabricação que consiste em vazar (despejar) metal líquido num molde contendo uma cavidade com a geometria desejada para a peça final. O metal endurece no interior do molde, assumindo a forma desejada.
Forjamento Conjunto de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dútil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou o perfil da ferramenta de trabalho.
Compatibilidade Capacidade de entidades serem usadas, sob condições específicas, para atender requisitos pertinentes.
Durabilidade Capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob dadas.
Usinagem A usinagem é uma forma de fabricação utilizada para criar objetos de metal. Durante este processo, os trabalhadores cortam materiais para alterar a aparência e forma de um produto, conforme requisito previamente estabelecido.
Conformação Mecânica Nome genérico dos processos em que se aplica uma força externa à matéria-prima, obrigando-a a adquirir a forma desejada por deformação plástica. Em outras palavras, são todos os processos que exploram a deformabilidade plástica dos materiais.
Metrologia Ciência da medição. Trata dos conceitos básicos, dos métodos, dos erros associados à medição e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na quantificação de grandezas físicas, bem como da caracterização do comportamento estático e dinâmico dos sistemas de medição.
Show full summary Hide full summary

Similar

Parâmetros de Corte
Ilvan Ferreira da Silva
Funções da linguagem
Paulo Kuntz
Processos de Fabricação
Edilson dos Santos Gracez
Estudo de usinagem
Wallam Rogério
Tecnologia dos Materiais
jusmarsk8
Processo de Fabricação
jusmarsk8
Materiais para ferramenta de corte
rafaela Couto
Forma do cavaco
Ramiro Freitas
USINAGEM II- RETIFICAÇÃO
Steffany Maiara
Parâmetros de usinagem
Ilvan Ferreira da Silva
Processos de Fabricação
Edilson dos Santos Gracez