Lixo

Description

Os Flashcards contêm destinos para o lixo urbano e a forma de diagnosticar o tipo de lixo e seu destino.
Thaís Ap. Rodrigues
Flashcards by Thaís Ap. Rodrigues, updated more than 1 year ago
Thaís Ap. Rodrigues
Created by Thaís Ap. Rodrigues about 6 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Reciclagem Vantagens: Reduz o volume do lixo, economiza energia para produzir novos, fonte de renda para catadores, entre outras.
Quando não é possível reciclar o lixo, os destinos são: compostagem, incineração e aterros sanitários.
Incineração É a queima do lixo, é o método mais eficaz de eliminar os perigos de contaminação e os resíduos do seu tratamento. Os sacos brancos na imagem representam o lixo hospitalar.
Compostagem É uma técnica que transforma a matéria orgânica do lixo em composto orgânico, aumentando em mais de 50% a vida útil dos aterros sanitários e produzindo um ótimo condicionador do solo.
Aterros Sanitários Esse é o destino mais adequado ao lixo, seja para livrar a população dos inconvenientes da presença deste material, como para poupar a Natureza do agravo ambiental dos lixões.
Antes de se proceder a qualquer atividade de monta relacionada aos resíduos sólidos urbanos (lixo), deve-se fazer um diagnóstico, a fim de conhecer o problema e poder apontar as soluções. Os pontos que devem ser analisados são: produção, per capita, composição, chorume, localização do aterro e tecnologia.
PRODUÇÃO O lixo é produzido nas residências, indústrias e hospitais, mas também é gerado nas atividades de varrição e poda. Cada qual tem as suas peculiaridades, que afetam o seu manuseio, reciclagem e destino final.
PER CAPITA A estimativa da produção de lixo por pessoa e por dia, é importantíssima para se equacionar o transporte e o tamanho do aterro sanitário. Esse valor varia com o local e o número de habitantes.
COMPOSIÇÃO O conhecimento dos materiais que compõem o lixo, em percentagem, é chamado de composição gravimétrica. Tem grande importância na reciclagem e no destino final, já que mais da metade dos lixos no Brasil, é composto de matéria orgânica. A separação do lixo seco (tudo, menos a matéria orgânica) valoriza a reciclagem e possibilita a compostagem.
CHORUME Chama-se de chorume a água de drenagem da massa de lixo, ocasionada pela putrefação da matéria orgânica e lavagem pela água da chuva. A estimativa do volume de chorume a ser produzido, por ocasião do diagnóstico, está relacionada aos cuidados sanitários que devemos ter por ocasião do projeto do aterro sanitário (estação de tratamento do chorume).
LOCALIZAÇÃO São tantas as exigências ambientais para a localização de um aterro sanitário, que estas são parte importante no diagnóstico dos lixos. Ultimamente, as Geotecnologias (uso de Sistemas Geográficos de Informações e imagens de satélites) têm sido uma ferramenta muito útil nessa busca, vez que a distância da fonte geradora pode inviabilizar economicamente a localização do aterro.
TECNOLOGIA A tecnologia nesse caso é a da construção do próprio aterro sanitário. Surgiram nas últimas décadas, soluções de baixo custo para as cidades pequenas, como a das valas.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROBLEMAS DO LIXO
Lucas Del Duque
O quanto você conhece de coleta seletiva?
Dga Pcu Ufpe
Trabalho sobre Reciclagem
Angelo Costa
Flash Cards: Problemas do Lixo
PEDRO HENRIQUE ALVES SAMPAIO
Resíduos Sólidos Urbanos
Lucas Del Duque
LIXO E RECICLAGEM
andrea santos
Tipos de Lixo
Lucas Del Duque
Resíduos Sólidos Urbanos
Emilia Cristina Mentone
Apresentação Problemas do Lixo
Rafael Almeida