Introdução Saúde Coletiva, Saúde Pública e Gestão em Saúde

Description

Referências: https://www.scielosp.org/article/rsp/1998.v32n4/299-316/pt/ https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/saude-publica-ou-saude-coletiva-qual-a-diferenca-entre-os-termos/55414
Rodolfo Katalenic Petrocini
Flashcards by Rodolfo Katalenic Petrocini, updated more than 1 year ago
Rodolfo Katalenic Petrocini
Created by Rodolfo Katalenic Petrocini about 6 years ago
34
0

Resource summary

Question Answer
Qual a função do profissional em Saúde Coletiva? Segundo Rosa Maria Godoy, ouvir o paciente é muito mais importante do que prescrever remédios e procedimentos. Sendo assim, cabe ao profissional da saúde coletiva analisar o processo saúde-doença de uma dada coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. Essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
Quando iniciou as políticas para Saúde Pública na América Latina? A partir da segunda metade do século XX, são destacados os esforços empreendidos pela Organização Panamericana da Saúde para debater a teoria e a prática da saúde pública na região das Américas. Destacando-se a necessidade de construir uma agenda política comum, a partir da confluência entre a Reforma Setorial, Renovação da Saúde para todos (RSPT) e "nova saúde pública".
Quando se difundiu a Estratégia da Atenção Primária à Saúde? A partir da Conferência de Alma-Ata, os centros hegemônicos da economia mundial revalorizam o mercado como mecanismo privilegiado para a alocação de recursos e questionam a responsabilidade estatal na provisão de bens e serviços para o atendimento de necessidades sociais, inclusive saúde.
Qual a influência da "Nova Ordem mundial" no campo da Saúde Pública? A "nova ordem mundial" inspirada no neoliberalismo, principalmente para países capitalistas independentes, em função da "crise fiscal do estado" comprometeu e muito o âmbito institucional conhecido como saúde pública.
O que acarreta o movimento ideológico da Saúde Coletiva? Tal movimento melhor se articular a novos paradigmas científicos capazes de abordar o objeto complexo saúde-doença-cuidado respeitando sua historicidade e integralidade.
Qual a diferença entre Saúde Coletiva e Saúde Pública? A saúde pública consiste em um conjunto de ações e serviços de caráter sanitário que tenham como objetivo prevenir ou combater patologias ou quaisquer outros cenários que coloquem em risco a saúde da população. A saúde coletiva identifica variáveis de cunho social, econômico e ambiental que possam acarretar no desenvolvimento de cenários de epidemia em determinada região, por meio de projeções feitas através da associação dos dados socioeconômicos com os dados epidemiológicos é possível elaborar uma eficiente politica de prevenção de acordo com as características da região. Vale ressaltar que a saúde coletiva também possui aplicações dentro da iniciativa privada. "Toda a saúde pública é coletiva, mas nem toda saúde coletiva é pública", a grosso modo podemos dizer que o planejamento da saúde pública é mais amplo que o da saúde coletiva, além de dispor de mais recursos do estado, ao passo que a saúde coletiva é planejada de acordo com as particularidades da região, tornando-a mais funcional em especial no aspecto preventivo.
Qual é o conceito de Determinismo Social? Trata-se do resultado do conjunto de experiência social, individualizada de cada ser, considerando-o também como corpo biológico. Tratando-se a Saúde-Doença associada às condições de vida e trabalho dos sujeitos, considerando os aspectos sociais, políticos e econômicos.
Quais são os princípios da APS (6)? + Primeiro contato: acessibilidade e uso de serviços de saúde na ocorrência de problemas de saúde + Longitudinalidade: acompanhamento dos cuidados prestados de forma regular e consistente ao longo do tempo, valorizando o vínculo + Integralidade: Implica na prestação de um conjunto de serviços que atendam às necessidades mais comuns da população, a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado dos determinantes que causam doenças/agravos. + Coordenação da Atenção: trata-se da capacidade de garantir a continuidade da atenção através da equipe de saúde + Focalização na família: considerar a família como sujeito da atenção, exigindo a interação da equipe de saúde com essa unidade + Orientação comunitária: é o reconhecimento das necessidades familiares segundo o contexto físico, econômico, social e cultural em que vivem
Qual o Impacto da Constituição Federal de 1988 para a Saúde? Trouxe a Saúde como um direito de cidadania, sendo a saúde um direito de todos e dever do estado. Logo, tem-se o surgimento do SUS (set., 1988)
Quais são os princípios do SUS? Como eles se classificam? Os princípios de SUS se classificam em Doutrinários (equidade, universalidade e integralidade) e Organizacionais (descentralização, participação social, regionalização e hierarquização)
Como se caracteriza-se a Atenção Básica ou Primária a Saúde? Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Como é desenvolvida a Atenção Básica? É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.
Do que se utiliza a Atenção Básica (ou Atenção Primária)? Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência (baixa densidade) e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento devem ser acolhidos.
Como é definido o sujeito na Atenção Básica (ou Atenção Primária à Saúde)? Ele é considerado como sujeito em sua singularidade e na inserção sociocultural, na complexidade, na integralidade e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável.
Como é desenvolvida a Atenção Primária? É desenvolvida próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Qual a relação entre Atenção Básica e Saúde da Família? A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões de Saúde mental e saúde coletiva
lorranycoelho
PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Jaine Bezerra Costa
Saúde Coletiva- p1
Gabriella Cesta
Saúde Coletiva
simasro2014
SAÚDE COLETIVA
crisac_oliveira
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Mateus Leite
Vigilância em Saúde
Silvana Chagas
Epidemiologia da Malária
Carlos Wallace
Indicadores de saúde
Ilana Carla
INTRODUÇÃO A EPIDEMIOLOGIA
Carlla Silva
MODELOS EXPLICATIVOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Jullie Marrie Rodrigues