PODERES ADMINISTRATIVOS

Description

Direito Administrativo Flashcards on PODERES ADMINISTRATIVOS, created by Marqueane Carvalho on 11/04/2018.
Marqueane Carvalho
Flashcards by Marqueane Carvalho, updated more than 1 year ago
Marqueane Carvalho
Created by Marqueane Carvalho about 6 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
DEFINIÇÃO *são instrumentos dos agentes para a EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ADM; *PODER-DEVER: os poderes existem para que seja utilizados;
ABUSO DE PODER *Excesso; *Desvio; *Omissão (observado quando em caso de desvio de "finalidade")
DEVERES DO ADMINISTRADOR *Prestar Constas; *Eficiência; *Probidade; *Agir;
PODER VINCULADO/REGRADO *Obedece a "lei"; *Obrigação de Agir; *Não é possível OMISSÃO; *O agente não escolhe;
PODER DISCRICIONÁRIO *Mais liberdade ao agir; *Conveniência e Oportunidade; *Razoabilidade;
JUSTIFICATIVAS PARA DISCRICIONARIEDADE 1 Intenção do Legislador
JUSTIFICATIVAS PARA DISCRICIONARIEDADE 2 Impossibilidade do legislador prever todas as situações
JUSTIFICATIVAS PARA DISCRICIONARIEDADE 3 Legislador não pode esgotar na lei todas as situações concretas relacionadas a assuntos adm; Isso levaria à NEUTRALIZAÇÃO das atribuições do PE.
JUSTIFICATIVAS PARA DISCRICIONARIEDADE 4 Impossibilidade lógica de o legislador excluir competências discricionárias.
PODER REGULAMENTAR Faculdade que dispõe do Chefe do PE p/: *Explicar as leis p/ sua correta execução ou *Expedir Decretos Autônomos *Privativo do Chefe do Executivo; *Poder de fazer DECRETOS; *decorre do PODER HIERÁRQUICO; *espécie do P Normativo;
PODER REGULAMENTAR DECRETO REGULAMENTAR/EXECUÇÃO *fiel execução "lei"; * não pode DELEGAR; *PROIBIDO: - alterar; restringir; inovar; *cabe ao CN sustar ato normativo que exorbite este poder; *Ñ inova na Ordem Jurídica;
PODER REGULAMENTAR DECRETO AUTÔNOMO/ INDEPENDENTE (Sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada por lei) *organização interna; *PROIBIDO: - criação; extinção de cargos; aumentos de despesa; *extinção cargo e funções VAGOS; *delegável: Min Estados/PGR/AGU; *Inova na Ordem Jurídica;
PODER REGULAMENTAR-NORMATIVO *Se expressa por meio de: - resoluções; - portarias; - deliberações; - instruções editadas por autoridades que não o Chefe do Executivo.
PODER REGULAMENTAR-NORMATIVO EXERCIDO POR... *Órgãos e Entidades Adm.
PODER REGULAMENTAR INSTRUMENTOS (I) Atos Gerais e Abstratos; (ii) Atos Gerais e Concretos
PODER REGULAMENTAR OBSERVAÇÕES Permite que a Adm Púb complemente as lacunas legais "intencionalmente" deixadas pelo legislador.
PODER HIERÁRQUICO - Poder interno; - Típico: Função Adm; - Ñ presente função: L e J Capacidade que dispõe a Adm para: (i) distribuir e escalonar as funções de seus órgãos e (ii) ordenar e rever a atuação-agentes; (iii) estabelecendo a relação de subordinação: Serv do quadro pessoal;
PODER HIERÁRQUICO Decorrem deste poder: *editar ATOS NORMATIVOS (resoluções, portarias, instruções) com o [objetivo] de ordenar a atuação dos órgãos subordinados com efeitos "internos".
PODER HIERÁRQUICO ATRIBUIÇÕES #FARDO *Fiscalizar; *Avocar; *Rever; *Delegar; *Ordenar.
PODER HIERÁRQUICO NÃO HÁ HIERARQUIA... *Adm Dir x Indireta; *Poderes do Estado; *Entes Federativos; Funções "típicas" - PJ/PL
PODER DISCIPLINAR *Sanção* *Abrangência: 1. Agente Púb e 2. Particular vinculado à ADm; *deriva do HIERÁRQUICO;
PODER DISCIPLINAR CARACTERÍSTICAS *DISCRICIONÁRIO* * forma de punição; * liberdade escolher sanção [razoabilidade/proporcionalidade] *atipicidade da infração adm [nem todas as infrações estão previstas em lei]
PODER DISCIPLINAR CARACTERÍSTICAS *VINCULADO* *DEVER de punir/agir;
PODER DISCIPLINAR Tipicidade na Aplicação da Pena *Direito Penal - Aplicável; *D. Administrativo - N/A
PODER DISCIPLINAR OBSERVAÇÕES * No Dto. Adm, nem todas as penas são detalhadas por lei, daí a INAPLICABILIDADE do princípio da "Tipicidade" * As punições [penais] e [adm] não possuem o msm "fundamento" e 'natureza".
PODER DE POLÍCIA CARACTERÍSTICAS *Discricionariedade; *Autoexecutoriedade; *Exigibilidade; *Coercibilidade;
PODER DE POLÍCIA *restringir/condicionar/limitar direitos; *BAD= bens; direitos; atividades; *Código Tributário; *Benefício da Coletividade/Estado; * caráter negativo; *decorre do PODER EXTROVERSO do Estado;
PODER DE POLÍCIA FORMAS DE MANIFESTAÇÃO *ATOS GERAIS E ABSTRATOS* #SENTIDO AMPLO: atos gerais + atos concretos *leis e atos adm de caráter normativo. Ex. CTB, Cód Florestal, Resolução da Anvisa
PODER DE POLÍCIA FORMAS DE MANIFESTAÇÃO *ATOS CONCRETOS* #SENTIDO ESTRITO *atos de consentimento [licenças/autorizações]; *atos de fiscalização [trânsito, meio amb]; *atos de sanção [multa, apreensão, demolição]
CICLO DO PODER DE POLÍCIA LEIS CONSENTIMENTOS FISCALIZAÇÃO SANÇÃO
PODER DE POLÍCIA LIMITAÇÕES *Necessidade; *Proporcionalidade; *Eficácia;
PODER DE POLÍCIA DELEGAÇÃO *Somente p/ pessoas de Dto Público *PARTICULARES só atos materiais preparatórios ou posteriores (CONSENTIMENTO/FISCALIZAÇÃO)
PODER DE POLÍCIA DELEGAÇÃO (ii) 1) Delegação a pessoas jurídicas de DTO PÚB integrantes da adm indireta? é plenamente possível a delegação, neste caso.
PODER DE POLÍCIA DELEGAÇÃO (ii) 2) Delegação a pessoas jurídicas de DTO PRIV não integrantes da adm indireta? aqui, a hipótese seria de delegação a pessoas da iniciativa privada, o que não é admitido.
PODER DE POLÍCIA DELEGAÇÃO (ii) Delegação a pessoas jurídicas de DTO PRIV integrantes da adm indireta: EP, SEM e fundações públicas de direito privado? inúmeras discussões acerca do tema.. O STJ: são passíveis de delegação a pessoas de DTO PRIV integrantes da administração indireta os atos de consentimento e de fiscalização de polícia, mas não as ordens e as sanções de polícia.
PODER DE POLÍCIA SENTIDO AMPLO *significa TODA e QLQ ação restritiva do Estado em relação aos - Dtos IND. *constitui a edição de normas de polícia que estabelecem as restrições à liberdade e a propriedade dos particulares.
PODER DE POLÍCIA SENTIDO ESTRITO *de atuação do administrador, seja por meio de seus atos [normativos[, seja pela prática de atos [concretos[, como a aplicação de multas de trânsito (NÃO podendo ser exercida na função legislativa).
PRESCRIÇÃO DA AÇÃO PUNITIVA NO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA 1. Se o objeto da ação punitiva NÃO for crime *05 anos; *contados da data do ato da prática; *No caso de infração permanente ou continuada - Do dia que tiver cessada.
PRESCRIÇÃO DA AÇÃO PUNITIVA NO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA 2. Se o objeto da ação punitiva for crime Prazo de prescrição previsto na lei penal.
PODER EXTROVERSO *poder que o Estado tem de constituir, unilateralmente, obrigações para terceiros, com extravasamento dos seus próprios limites. *Serviços em q se exerce o poder extroverso do Estado - o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar.
PODER DE POLÍCIA PAD instaurado e paralisado há mais 03 anos. *Se pendente de despacho ou julgamento; *Ocorrerá a prescrição (prescrição intercorrente); *Processo será arquivado; *Apura-se a responsabilidade funcional em razão da paralisação.
Show full summary Hide full summary

Similar

PODERES ADMINIS- TRATIVOS
Mateus de Souza
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10