ELEMENTOS E FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA

Description

ATMOSFERA E ELEMENTOS CLIMÁTICOS TEMPO ATMOSFÉRICO E CLIMA AS MASSAS DE AR - A TEMPERATURA E A UNIDADE DAS MASSAS DE AR FATORES CLIMÁTICOS -LATITUDE -ALTITUDE AÇÃO HUMANA
Hanna  Figueredo
Flashcards by Hanna Figueredo, updated more than 1 year ago More Less
Celianny Silva
Created by Celianny Silva about 7 years ago
Hanna  Figueredo
Copied by Hanna Figueredo almost 6 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Além dos fatores climáticos, aqueles responsáveis por moldar e modificar as condições climáticas e meteorológicas de um determinado local, há também os elementos climáticos, que são aqueles que atuam na atmosfera e que são direta e indiretamente modificados pelos fatores de influência. Os elementos climáticos possuem seu próprio funcionamento e interferem-se mutuamente. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.
Temperatura A temperatura é um dos mais importantes fatores climáticos, pois é um dos que mais facilmente são percebidos pelas pessoas. Ela é influenciada por praticamente todos os elementos e fatores climáticos, incluindo a umidade, a radiação solar, a latitude, as massas de ar e muitos outros agentes atmosféricos. A pressão atmosférica representa a pressão que o ar exerce sobre nós, embora não necessariamente percebamos a sua atuação. Isso ocorre, principalmente, pela força da gravidade sobre as moléculas de ar, um evento atmosférico tão importante que gera influências sobre o clima.
A umidade representa a quantidade de água em forma de vapor presente na atmosfera. Em geral, quanto mais úmida está uma determinada localidade, menores são as variações de temperatura, pois a água possui a propriedade de receber e armazenar o calor por ela recebido. Nas áreas mais quentes, a umidade tende a ser maior, já nas áreas mais frias, menor, pois quanto mais o ar está aquecido, maior é a sua capacidade de absorver água.
O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região.
Desta maneira, tempo e clima são dois termos que estão intimamente relacionados, mas, mesmo assim, distintos. É bom lembrar, que a temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc., formam o conjunto de parâmetros do tempo (estado instantâneo da atmosfera) e o clima, portanto, corresponde ao comportamento das condições atmosféricas de determinado lugar por muitos anos sucessivos.
Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originam. À medida que se deslocam, as massas de ar sofrem a influência de outras massas de ar, com as quais trocam calor. Ou seja, da mesma forma como interferem nas condições do tempo, as massas vão sendo influenciadas pelas condições dos lugares onde passam
Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.
Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo