INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS

Description

Flashcards on INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS, created by Lucélia Pereira on 22/05/2018.
Lucélia Pereira
Flashcards by Lucélia Pereira, updated more than 1 year ago
Lucélia Pereira
Created by Lucélia Pereira almost 6 years ago
25
0

Resource summary

Question Answer
O que são metais pesados? São elementos sólidos no estado puro, exceto mercúrio. Características: brilho, maleabilidade, condutividade e densidade elevada. Propriedades: alto nível de reatividade e reacumulação.
O que a intoxicação por metais pesados causa no organismo? Interferem na função de cátions essenciais, inibem a atividades de enzimas, geram estresse oxidativo e alteram a expressão de genes.
O que fazer depois que ocorre a intoxicação por metais pesados? É possível utilizar moléculas quelantes ou produtos de sua biotransformação in vivo, para ligação com esses metais a fim de facilitar sua excreção.
O que é uma molécula quelante? Fármacos que se ligam aos metais para que eles não sejam absorvidos. Tem caráter inorgânico.
Qual a função dos quelantes? Tem a função de prevenir ou reverter ou acelerar a excreção dos metais pesados sobre uma enzima ou outro alvo celular.
Cite uma vantagem e uma desvantagem dos quelantes. Vantagem: aumenta a excreção do metal. Desvantagem: em alguns casos, o efeito mobilizador de metal pode não apenas aumentar sua excreção, mas também redistribuir os metais dos tecidos para órgãos vitais. Ex: dimercaprol, que redistribui mercúrio e arsênio ao cérebro ao mesmo tempo que aumenta sua excreção.
Por que o Edetato Dissódico de Cálcio (EDTA) é contraindicado para pacientes anúricos? Por que o EDTA aumenta a excreção urinária e se o paciente não está excretando, o metal vai continuar no organismo.
Por que a Deferoxamina não pode ser administrada por via oral, mas sim, por via parenteral? Por que ela é usada nos casos de intoxicação por ferro, e se ela for administrada por via oral, ela pode aumentar a absorção do ferro.
Como é a farmacocinética do chumbo e qual é a sua causa mais comum de intoxicação industrial? Mal absorvido pela pele e lentamente absorvido pelo trato respiratório e pelo TGI. A causa mais comum de intoxicação é através da poeira do chumbo.
Dietas pobre em Cálcio, Ferro e ingestão com o estomago vazio pode aumentar a absorção desse metal. Que metal é esse? Chumbo
Quais os principais sintomas que o chumbo pode apresentar no indivíduo? Anemia normocítica ou microcítica e hipocrômica (porque ele se liga aos eritrócitos), constipação, perda de apetite, cólicas abdominais e diarreia.
Por que que no caso do chumbo, é recomendado tratar todos os sintomas que o indivíduo está apresentando primeiro (principalmente pela reidratação) para depois ir para o uso de quelantes? Porque os sintomas são parecidos com os de apendicite.
Quais são os quelantes usados na intoxicação por chumbo? Succímer, dimercaprol + EDTA
Qual o nome do metal que é utilizado como componente de produtos farmacêuticos e como agente de envenenamento deliberado? Arsênio
Como é a farmacocinética do arsênio? Como é a sua relação com grupos sulfidrilas? Baixa absorção pela pele e mais absorvido pelo TR e TGI. Ele tem afinidade de se ligar a grupos sulfidrilas, então, depois da excreção, pode-se encontrar resquícios dele em algumas partes dos tecidos.
A forma de intoxicação aguda pelo Arsênio pode ocorrer de minutos a horas após a exposição a altas doses. Quais são os principais sintomas dessa intoxicação? Gastroenterite súbita + hipotensão e acidose metabólica.
Hiperpigmentação e hiperperatose são sinais da intoxicação crônica do arsênio. Cite um dos motivos do aparecimento desses sintomas. Ingestão de água contaminada com Arsênio.
Quais os quelantes usados no tratamento da intoxicação por Arsênio? Unitol e dimercaprol.
Qual o nome do único metal pesado que se encontra na forma líquida em condições normais? Mercúrio
Como é a farmacocinética do mercúrio? Sua absorção depende da forma química do metal. O mercúrio elementar é bem absorvido pelo TR e é a principal fonte de contaminação industrial, mas não é bem absorvido pelo TGI. O mercúrio orgânico pode ser absorvido pela pele e é muito bem absorvido pelo TR e TGI. Todos eles são excretados pela urina e fezes, exceto o aquimelcurio, onde ele será excretado pela bile e fezes.
Quais os principais sinais da intoxicação por mercúrio, tanto na forma de vapor e ingestão? Vapor: gengivoestomatite, distúrbios respiratórios (pneumonia e edema pulmonar). Ingestão: gastroenterite hemorrágica.
Quais os quelantes utilizados na intoxicação por mercúrio? Unitol e dimercaprol (apenas para sais inorgânicos).
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapa Mental - Como Criar um Mapa Mental
miminoma
Cold War Timeline
jacksearle
Geography - AQA - GCSE - Physical - Rivers
Josh Anderson
French Grammar- Irregular Verbs
thornamelia
AQA Biology B2 Questions
Bella Statham
AQA Physics P1 Quiz
Bella Statham
Function and Structure of DNA
Elena Cade
GCSE REVISION TIMETABLE
nimraa422
Meteorologia I
Adriana Forero
1PR101 2.test - Část 7.
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 15.
Nikola Truong