Ciclo de Krebs

Description

Flashcards on Ciclo de Krebs , created by Ana Carolina de Paiva Matté on 23/05/2018.
Ana Carolina de Paiva Matté
Flashcards by Ana Carolina de Paiva Matté, updated more than 1 year ago
Ana Carolina de Paiva Matté
Created by Ana Carolina de Paiva Matté almost 6 years ago
402
1

Resource summary

Question Answer
CICLO DE KREBS
É uma das etapas metabólicas da respiração celular aeróbica que ocorre na matriz mitocondrial de células animais. Função: promover a degradação de produtos finais do metabolismo dos carboidratos, lipídios e de diversos aminoácidos. Essas substâncias são convertidas em acetil-CoA, com a liberação de CO2 e síntese de ATP.
A descarboxilação oxidativa do piruvato dá início ao ciclo de Krebs. Ela corresponde a remoção de um CO2 do piruvato, gerando o grupo acetil que se liga a coenzima A (CoA) e forma o Acetil-CoA. Essa reação produz NADH, uma molécula carregadora de energia.
Com a formação do acetil-CoA é dado início ao ciclo de Krebs, na matriz das mitocôndrias. Ele integrará uma cadeia de oxidação celular.
Etapas (1 - 2) → O acetil- CoA liga-se ao ácido oxaloacético e forma o ácido cítrico. Etapas (3 - 5) → Ocorrem reações de oxidação e descarboxilação originando ácido cetoglutárico. É liberado CO2 e forma-se NADH+ + H+.
Etapas (6 - 7) → Em seguida o ácido cetoglutárico passa por reação de descarboxilação oxidativa. Essas reações originarão ácido succínico, NADH+ e a produção de ATP. Etapa (8) → O ácido succínico é oxidado a ácido fumárico. Assim será formado FADH2, outra molécula carregadora de energia.
Etapas (9 -10) → O ácido fumárico é hidratado formando o ácido málico. Por fim, o ácido málico sofrerá oxidação formando o ácido oxaloacético, reiniciando o ciclo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos
Reino Monera
nathaliaires
Mitose
Igor -
Vitaminas
Júlia Figueiredo