As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade

Description

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sandson Azevedo
Flashcards by Sandson Azevedo, updated more than 1 year ago
Sandson Azevedo
Created by Sandson Azevedo almost 6 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
As Formas da Avaliação: Pedagógica, Institucional e em Larga Escala
IDEB Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade.
SAEB Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA
ANEB abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira.
Anresc trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.
ANA avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
Avaliação
Show full summary Hide full summary

Similar

Aula 03 - As Formas de Avaliação
Fernanda Favero
1. Piaget
caamilapereiram
Criatividade
Matheus Araujo2183
Árvore dos sonhos ucb
FERNANDA SILVA GONÇALVES DE OLIVEIRA
1.Gestalt
caamilapereiram