FlashCard CTM

Description

Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
ROMÁRIO ARAÚJO TEIXEIRA
Flashcards by ROMÁRIO ARAÚJO TEIXEIRA, updated more than 1 year ago
ROMÁRIO ARAÚJO TEIXEIRA
Created by ROMÁRIO ARAÚJO TEIXEIRA over 5 years ago
98
0

Resource summary

Question Answer
pulação população substantivo feminino 1.conjunto dos habitantes de determinado lugar, região, país.
Amostra Brasil tem 207.660.929 habitantes, segundo estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) O crescimento de 2016 para 2017 foi de 0,77% (cerca de 1,6 milhão de pessoas a mais). De acordo com o IBGE, a taxa de crescimento populacional vem desacelerando nos últimos anos. No período de 2015 a 2016, a taxa de crescimento foi de 0,80%. A razão principal da redução no ritmo de crescimento, segundo o instituto, é a queda na taxa de fecundidade.
censo Ocenso ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países
Parâmetros Parâmetro é um substantivo masculino bastante usado na matemática que consiste em uma linha constante e invariável, que pertence a uma equação ou que faz parte da construção de uma reta. Em alguns casos esta palavra é usada como sinônimo de norma ou padrão.
Estatística Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Estimativa Em estatística, chama-se estimação ao processo de atribuição de um valor a um parâmetro, para o qual não se conhece o valor absoluto. Por exemplo, para encontrar um valor médio de uma população a partir da observação de uma amostra, tem que proceder-se à sua estimação.
Aleatoriedade aleatoriedade substantivo feminino qualidade ou característica do que é aleatório; indeterminação, incerteza, casualidade.
Probabilidade Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer. Além disso, a probabilidade também pode ser apresentada na forma percentual
variáveis variáveis Definições da Web (variável) inconstante; flexivo; que varia ou pode variar; elemento de um programa que armazena valores; elemento de uma função que pode assumir diferentes valores
Variáveis Qualitativas Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais. Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.
Variável Quantitativa Discreta Variável Quantitativa Discreta: o conjunto de resultados possíveis pode ser finito ou enumerável. Exemplo: número de filhos, alunos numa escola e etc. Variável Quantitativa Contínua: os valores formam um intervalo ou união de números reais.
Variável Quantitativa Continua Variável Quantitativa Contínua: os valores formam um intervalo ou união de números reais. Exemplo: peso, massa, altura, pressão sistólica, nível de açúcar no sangue
Pesquisa Primária Existem basicamente dois métodos de pesquisa de mercado: a pesquisa primária e a pesquisa secundária. Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias e insights sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações.
Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida.
amostragem substantivo feminino ação, processo ou técnica de escolha de amostra(s) adequada(s) para análise de um todo. ESTATÍSTICA ato, processo ou técnica de escolha e seleção de membros de uma população ou de um universo estatístico que possam constituir uma amostra.
Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras. Principais técnicas de amostragem: Técnicas Probabilísticas (aleatórias): Amostragem Aleatória Simples; Amostragem Estratificada; Amostragem Sistemática; Amostragem por Conglomerados.
Amostragem aleatória simples. ... Uma amostra aleatória simples é um subconjunto de indivíduos (a amostra) seleccionado totalmente ao acaso a partir de um conjunto maior (a população) por um processo que garanta que: Todos os indivíduos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhidos para a amostra;
A amostragem sistemática é um processo de amostragem probabilístico não aleatório, onde o critério de probabilidade se estabelece através da aleatorização da primeira unidade amostral.
Amostragem probabilística: Amostra estratificada. ... Esta técnica pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada.
As amostras geradas nestas condições também são conhecidas como amostras probabilísticas. ... O censo de um país, o conjunto de endereços de casas numa população ou uma lista de clientes de uma empresa são exemplos de marco amostral que permitem realizar uma amostragem probabilística.
Amostragem Probabilística: São amostragens em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento da. Amostragem Não-Probabilística: São amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do pesquisador. Seleção dos elementos aos quais se tem acesso.
Show full summary Hide full summary

Similar

Equações estatísticas
Luiz Fernando
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Estatística
Crislaine Silva 2794
Quiz Aula 02 - Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles
Estatística - Distribuições Discretas de Probabilidade
Natanael Lima
Quiz Aula 01 - Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles
Estatística descritiva: Quizz
Maristela Bauer
Apresentação da disciplina - Estatística para Gestores
Jéssica Meireles
Quiz Aula 02 - Estatística SSO
Jéssica Meireles
Contextualização Aula 01- Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles
Simulado - Estatística SSO
Jéssica Meireles