Géneros textuais

Description

Textos narrativos
Zenilda Ribeiro
Flashcards by Zenilda Ribeiro, updated more than 1 year ago
Zenilda Ribeiro
Created by Zenilda Ribeiro over 5 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Conto Narrativa curta. Tem enredo. Um narrador. Poucos personagens. Apenas um Conflito e um Clímax. É um texto ficcional, embora tenha um ponto de vista.
A Crônica Narrativa curta. Nasce da observação de um fato real do cotidiano, que é comentado pelo autor. Utiliza-se do humor para criticar situações ou comportamentos. É da esfera jornalística, embora também seja publicada em livros.
Fábula Narrativas curtas, cujos personagens, geralmente são animais, dotados de características humanas. Tem por finalidade trazer um lição para o leitor (moral da história)
Editorial Texto jornalístico. Aparece no inicio do colunas (de jornal ou revista, impresso ou online). É um texto opinativo e dissertativo. Não aperece o autor, a autoria ê da equipe. Pode receber os nomes de Carta ao Leitor ou Carta do Leitor.
Reportagem Um dos gêneros da esfera jornalística. Além de informar também opina. Não traz apenas um fato pontual, mas um tema importante e o discute utilizando recursos como dados estatísticos, opinião de especialistas, aparecem os discursos direto e indireto. Em síntese, a reportagem vai alem da notícia.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gênero Textual Conto
Thaisa Venancio
conto de enigma:
Victor_Tavares03
Gêneros Textuais 4º ano
JACQUELINE CANCIAN SCHULTZ
O que você aprendeu até aqui?
Lúcia Amaral
Análise de uma Crônica
Amanda Nunes
Capa de revista
Maria Rita
Gêneros Jornalísticos Parte 1
helaineprof
Gênero Textual Charge
Thaisa Venancio
Gêneros Digitais
Maria do Carmo de Souza
Conto psicológico
Carolina Majer