história cap, 8 pag.159-167, e cap 10 pg 201-209

Description

Flashcards on história cap, 8 pag.159-167, e cap 10 pg 201-209 , created by joao melo on 14/09/2018.
joao melo
Flashcards by joao melo, updated more than 1 year ago
joao melo
Created by joao melo over 5 years ago
52
1

Resource summary

Question Answer
Entre os maiores críticos da Igreja naquela época estavam quem? Os reformadores John Wycliff e John Huss.
Fale sobre Wycliff: Se formou em teologia pela Universidade de Oxford e traduziu a Bíblia para o inglês. Afirmando que havia grande contraste entre o que a Igreja era e o que deveria ser ,ele criticava o acúmulo de riquezas por parte dos bispos e papas e a falta de instrução dos sacerdotes. Por isso ,Wycliff foi preso e chamando de herege.
Fale de John huss Professor da Universidade de Praga ,teólogo e brilhante orador,ele se tornou conhecido por fazer seus sermões na língua de seu povo ,o tcheco,língua para a qual traduziu a Bíblia .Por seus ataques à corrupção e ao luxo do alto clero foi excomungado (expulso da Igreja) , preso e queimado vivo em 1415 . ele é visto por muitos tchecos como um mártir.
No início do século XVI,na região onde hoje é a Alemanha,um monge de nome Martinho Lutero revoltou-se contra a venda indulgências e ousou discordar da doutrina católica;era o início do movimento conhecido como? Reforma protestante.
O que foi a reforma ? A maior divisão já verificada no interior do cristianismo.
O que foi feito junto com a reforma ? O renascimento.
Cite os motivos da reforma ? A insatisfação dos réis e príncipes, Corrupção e despreparo do clero, A venda de indulgencias e falsas relíquias.
Explique a insatisfação dos réis e príncipes ? Muitos réis passaram a ver o mapa como um obstáculo do poder real.
Explique a corrupção e despreparo do clero ? Muitos membros da igreja tinham comprado o cargo de bispo ou cardeal.
Explique a venda das indulgencias e falsas relíquias ? Diversos membros da igreja católica praticavam o comercio de artigos religiosos e bispos e padres vendiam indulgencias, isto é o perdão dos pecados em troca de dinheiro doado a igreja.
O que eles vendiam nesse comercio ? Vendiam pedaços de pano envelhecido dizendo que fazia parte do manto de Maria.
Quem foi Martinho Lutero ? Um monge que revoltou-se contra a venda de indulgencias ousou discordar da doutrina católica; era inicio do movimento conhecido como reforma protestante.
Em 1517 o papa prometeu que todo aquele que desse dinheiro a igreja receberia ? Uma indulgencia plena, isto é, o perdão de todos os pecados.
Indignado o que Martinho Lutero fez ? Pregou na porta da sua paróquia as 95 teses, um documento contendo duras criticas a igreja.
Por insistir na defesa de suas ideais o que o ocorreu com Lutero? Lutero foi expulso da igreja pelo papa.
O que o imperador católico Carlos V fez em relação a Lutero ? Considerou Lutero um herege e mandou queimar seus escritos.
Perseguido o que fez Lutero ? Se refugiou na torre de um castelo e traduziu a Bíblia para o alemão.
Lutero fundou uma igreja e criou para ela uma nova doutrina luterana fale delas. A justificação pela fé, ou seja é a fé em Deus que salva uma pessoa, e não a boas obras que ela praticou, Sacerdócio Universal; todo cristão é capaz de interpretar a Bíblia por si mesmo, A bíblia, por meio da qual Deus se revela, é a única fonte da verdade
Fale as outras doutrinas ? O batismo e a Eucaristia são dois únicos sacramentos, O culto aos santos a de ideia de que o papa é infalível não têm fundamento, Qualquer membro da igreja pode se casar.
Durante do avanço do luteranismo o que o imperador Carlos V fez ? Proibiu o culto luterano nos principados católicos.
De onde veio o termo protestante ? Por causa dos príncipes Luteranos que protestaram com a proibição do imperador.
Qual foi o primeiro livro impresso na oficina de Gutenberg ? A Bíblia.
Com quem os protestantes tiveram ajuda para o protestantismo se espalhar rapidamente ? Reformadores, como João Calvino.
Quem foi João Calvino ? Nasceu na França, em uma família burguesa, e se formou em Tecnologia. Ele também defendia a salvação pela fé e os outros princípios básicos da doutrina luterana.
Em quê João Calvino acreditava ? Na predestinação absoluta.
O que é predestinação absoluta ? Que as pessoas não podiam fazer para mudar seu destino.
Por conta do que que a reforma se espalhou para a Europa ? Por conta do Calvinismo.
Na Escócia como os Calvinistas eram chamados ? Presbiterianos.
Na Inglaterra com os Calvinistas eram chamados ? Puritanos.
Na França com os Calvinistas eram chamados ? Huguenotes.
Na Inglaterra o movimento reformista foi conduzido por quem ? Pelo rei Henrique VIII.
O que o movimento reformista da Inglaterra pretendia ? Se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela Igreja Católica no seu país.
Ao ter seu pedido negado o que Henrique VIII fez ? Rompeu com a igreja de Roma e se casou novamente; desta vez com Ana Bolena, uma dama da corte.
O que foi ato de supremacia ? O qual declarava o rei o novo chefe da igreja na Inglaterra chamada de Igreja Anglicana.
Como chefe da nova igreja Católica o que fez Henrique V!!! ? Confiscou as terras e os mosteiros da Igreja Católica e os vendeu ou presenteou aos nobres e burgueses que o apoiaram .
ESSA QUESTÃO ESTAVA FALANDO SOBRE A CONTRARREFORMA....MAS ALBERON DISSE QUE SÓ É A REFORMA PROTEEEESTANTEEEEEEEE.... ;-; A PARTIR DE AGR FIQUE COM O CAP.10
1.o que os europeus enfrentavam para velejar no século xi? perigos imaginários e reais.
2.quais os perigos reais que os europeus enfrentavam para velejar? ventos desfavoráveis ,ameaça de encalhe ,lugares estranhos ,fome,doença e sede .
3.e quais os perigos imaginários? eram muitos como ,por exemplo , a crença de que a terra era achatada como uma pizza ,e que na altura da linha do Equador os navios se incendiaram ; de que o mar era habitado por monstros terríveis etc.
4.o que os cruzados traziam do oriente depois de terem combatido os muçulmanos especiarias,como pimenta-do-reino ,cravo canela ,etc.
5.pq as especiarias passaram a ser mais consumida na Europa? por sua capacidade de conservar os alimentos e torná-los mais saborosos.
5,5.no decorrer do séc XIV além das especiarias ,oq os Europeus passaram a consumir? Artigos de luxos orientais ,como tecidos de algodão da Índia,os tapetes da persia,a seda e a porcelana da china e as pérolas do japão.
6.o que são cruzados? nome dado aos integrantes das cruzadas pelo fato de terem na roupa o desenho duma cruz.
7.quais especiarias da época das grandes navegações ? canela ,açafrão ,cravo ,pimenta ,noz-moscada e gengibre.
8.para quê eram usadas as especiarias? se usava para conservar e temperar alimentos e para o preparo de remédios e perfumes.
9.no séc XIV o rico comércio de especiarias e artigos de luxo orientais era quase todo controlado por quem? mercadores árabes e italianos.
10.oq levou os portugueses a navegarem em mar aberto ?(OCORREU UM ERRO,DEPOIS AJEITO ,PULEM ESSA QUESTAO) tiveram motivação econômica e religiosa ,(OCORREU UM ERRO,DEPOIS AJEITO ,PULEM ESSA QUESTAO)
11.oq motivou o rei D.João I em 1415 a organizar uma grande expedição que tomou dos muçulmanos a cidade de Ceuta localizada no norte da África e oq esse fato significou? motivos religiosos e comerciais ,esse fato é tido como o marco inicial da expansão marítima portuguesa.
12.qual foi o primeiro país Europeu a possuir monarquia centralizada? Portugal.
13.oq é a monarquia centralizada ou centralização do poder ? um rei com controle sobre todo o território e os habitantes do reino.
14.explique a revolução de Avis os mercadores portugueses apoiados por populações humildes do campo e das cidades pegaram em armas contra o Reino de Castela e conseguiram manter a independência de Portugal.
15.qual rei deu enorme apoio ao comércio marítimo e à navegação ? D.João I ,de Avis.
16.como os portugueses adquiriram experiencia em navegação em mar aberto praticando pesca em alto mar
17.pq a pesca era uma atividade econômica muito importante? pq a produção agrícola era insuficiente para alimentar a população.
18.quem foi que projetou e construiu a primeira caravela ?e quando esse fato ocorreu ? os portugueses por volta de 1440.
19.os portugueses iniciaram o périplo africano como ? com uma monarquia centralizada ,mercadores eo apoio de capitães experientes,de estudiosos e de construtores de navios .
oq é périplo africano? LIVRO:o contorno da África para chegar ao Oriente. ANOTAÇÃO:é a rota desenvolvida pelos navegantes portugueses para chegar as Índias e ter acesso ao lucrativo comércio das especiarias.
Quando os portugueses chegaram às Ilha da Madeira? 1419
oq ocorreu em 1443? os portugueses atingirão a Ilha de Arguim junto ao rio do ouro,e no ano seguinte o rio Senegal.
oq ocorreu 4 anos depois de terem atingindo a Ilha de Arguim ? A primeira feitoria.
oq aconteceu em 1456?? Os portugueses chegaram às Ilhas do Cabo Verde e montaram engenhos de produção de açúcar utilizando mão de obra africana escravizada.
Quando foi que ergueram o castelo de São Jorge da Mina? em 1482.E também chegaram à foz do Rio Zaire iniciando a exploração do Congo.
quem contornou o Cabo das Tormentas situado no extremo sul da África em 1488? Bartolomeu Dias.
oq aconteceu em 1498? Vasco da Gama chegou a Calicute,na Índia ,iniciando relações comercias diretas com nativos da região.
qual era o maior sonho dos portugueses ? chegar ao Oriente contornando a África. E conseguiram com Vasco da Gama em 1498.
Show full summary Hide full summary

Similar

Y11 SACE Biology Ecology Flash Cards
Ben Goetze
Themes in Lord of the Flies
lowri_luxton
Atomic Structure
Chuleeporn Thanomsilp
Biology F212 - Biological molecules 1
scarlettcain97
AS Economics Key Terms
Fred Clayton
Edexcel Additional Science Chemistry Topics 1+2
Amy Lashkari
PMP Formulas
Krunk!
AS Sociology - Families and Households functionalist perspective.
Camille Bailey
2PR101 1.test - 4. část
Nikola Truong
No more diets
amna mohd
Heartburn
mahmoud eladl