Atuação do Psicólogo Escolar

Description

Formas de atuação do Psicólogo no contexto escolar atribuídas por Martínez.
Ludmylla Morais
Flashcards by Ludmylla Morais, updated more than 1 year ago
Ludmylla Morais
Created by Ludmylla Morais over 5 years ago
33
1

Resource summary

Question Answer
Atuação do Psicólogo Escolar Por muito tempo esteve associado ao modelo médico de atuação sob o qual a Psicologia Escolar surgiu
Atuação do Psicólogo Escolar Não se restringe as escolas, tendo em vista que os processos educacionais acontecem em diversos âmbitos.
O campo de atuação do Psicólogo Se caracteriza pela utilização da Psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo.
O campo de atuação do Psicólogo O arcabouço de saberes que o Psicólogo utiliza na sua atuação está determinado pelas tarefas que ele se propõe a realizar, pelos desafios que a sua prática impõe e pela representação que tem dos elementos envolvidos.
Mudanças na concepção de Psicologia Escolar Foram fortemente influenciadas pelas críticas advindas da década de 80 em relação às formas de atuação orientadas por um modelo clínico-terapêutico.
Mudanças na concepção de Psicologia Escolar A atuação do Psicólogo escolar no contexto atual busca corresponder as demandas que a realidade social coloca à Psicologia e é fruto da crescente sensibilização e compromisso social dos psicólogos com as transformação sociais que o País necessita.
FORMAS DE ATUAÇÃO Forma de atuação tradicionais e emergentes
Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares. Se configura como um processo no qual se consideram os espaços sociorrelacionais onde as dificuldades escolares se revelam, no marco de um trabalho em equipe no qual o professor tem um importante papel.
Orientação a alunos e pais Implica em ações de aconselhamento em funções de necessidades específicas do desenvolvimento do educando. (p. ex. dificuldades escolares, assuntos de interesse para desenvolvimento do aluno, relação pais e filhos, etc.)
Orientação profissional Direcionamento para o desenvolvimento de recursos psicológicos importantes tanto para a escolha da profissão quanto pra inserção no mundo do trabalho.
Orientação sexual Ênfase na informação sobre a sexualidade humana, os sentimentos afetivos nela envolvidos e os cuidados que devem ser considerados
Formação e orientação de professores Orientação em relação ao trabalho para superar dificuldades escolares de seus alunos
Elaboração e coordenação de projetos educativos específicos Estratégias de intervenção de natureza essencialmente preventiva que surgem como resposta aos problemas concretos que se expressam na escola ou na comunidade onde a instituição está inserida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia da Educação
rsgomes88
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner