Contribuições da psicologia ao estudo multidisciplinar dos fenômenos educativos

Description

Resumo do texto-base 1 da semana 1 de Psicologia da Educação. Pedagogia, 2º Semestre. Univesp. 2018.
Camila  de Oliveira
Flashcards by Camila de Oliveira, updated more than 1 year ago
Camila  de Oliveira
Created by Camila de Oliveira over 5 years ago
33
0

Resource summary

Question Answer
Para Lima (1990), a Educação procura constantemente explicações em outras áreas do conhecimento, devido à extrema complexidade do fenômeno educativo. A relação entre Psicologia e Educação consolidou-se como área específica das Ciências da Educação Cabe lembrar que, no final do século XIX, começa a surgir uma forte tendência na Psicologia em distanciar-se da Filosofia, o que culminou no surgimento da psicologia científica já no início do século XX. A utilização do método experimental, próprio das ciências físicas e naturais, contribuiu para esse afastamento e para a transformação da psicologia em uma disciplina científica autônoma (SALVADOR, 1999).
O século XX marcou a adoção de formas diferentes e, às vezes, até divergentes, de atuação na tarefa de proporcionar uma base científica à educação e ao ensino. "Essas concepções oscilam desde proposições claramente reducionistas, para as quais o estudo das variáveis e dos processos psicológicos é a única via adequada para proporcionar uma base científica à teoria e à prática educativas" Para essas concepções, a Psicologia da Educação surge como um simples campo de aplicação do conhecimento psicológico. Por exemplo: uma psicologia social aplicada à educação; uma psicologia da aprendizagem aplicada à educação
Saviani critica a ideia de encarar o processo educativo como um campo de testes das hipóteses de determinada área do conhecimento Além disso, a concepção de psicologia aplicada à educação, culminou na “forte tendência de “patologizar” o “não aprender ou a explicá-lo sociologicamente” (LIMA, 1990, p. 3).
As últimas três décadas do século XX viram nascer uma série de proposições alternativas que tendem a considerar a psicologia da educação como uma disciplina-ponte com objeto de estudo próprio. Nessa perspectiva, o conhecimento psicológico não ocorre de uma única direção, "o conhecimento psicológico pode contribuir para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo pode facilitar igualmente a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico" (SALVADOR, 1999, p. 41). A psicologia da educação enriquece-se com as leis, os princípios, as explicações, os métodos, os conceitos e os resultados empíricos que partem da pesquisa psicológica básica; entretanto, ao mesmo tempo, colabora no enriquecimento dessa pesquisa com as suas contribuições aos fenômenos educativos e, mais concretamente, com as suas interpretações sobre o comportamento humano em situações educativas. As relações não são de dependência e de unilateralidade, mas, mais especificamente, de interdependência e nas duas direções (SALVADOR, 1999, p. 47).
Entender a Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte significa aceitar que é uma disciplina situada no meio do caminho, entre a Psicologia e a Educação; significa, ainda, e, portanto, aceitar que esta mantém estreitas relações tanto com o conjunto das áreas da pesquisa psicológica quanto com o conjunto de disciplinas voltadas ao estudo dos fenômenos educativos, porém não se identificando ou se confundindo com nenhuma delas. A educação, enquanto ponto de partida e de chegada, torna-se o centro das preocupações. (...) Ao invés de se considerar a educação a partir de critérios psicológicos, sociológicos, econômicos etc., são as contribuições das diferentes áreas que serão avaliadas a partir da problemática educacional (SAVIANI, 1990, p. 6).
O objeto de estudo da Psicologiada Educação "está constituído de processos de mudança de comportamento que se produzem nas pessoas como consequência da sua participação em atividades educativas" (SALVADOR, 1990, p. 51). Essa definição deixa claro que é essencial considerar as características das situações, as mudanças específicas que ocorrem em um ambiente também específico: o contexto educacional. Ressalta-se que, nesse sentido, não se pode tomar esse contexto educacional (familiar, escolar, comunitário) como simples influenciadores de comportamentos; na verdade, as mudanças de comportamento que interessam para a psicologia educacional são construídas com base nas especificidades de tais contextos.
Cabe destacar que a Psicologia da Educação tem priorizado esforços no estudo das mudanças de comportamento relacionados com situações e atividades escolares de ensino e de aprendizagem. O conteúdo específico desses estudos, segundo Salvador (1999), tem sido agrupado sob o título de psicologia do ensino. deve-se cuidar para que uma determinada teoria, um paradigma teórico, não venha a ser tomado como critério de aplicação no contexto escolar em detrimento do entendimento e da análise desse contexto e da relevância das demais áreas de conhecimento da educação que podem contribuir nessa tarefa
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
Psicologia da Educação
rsgomes88
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa