Escalonamento de CPU

Description

Flashcards para a aula de SO 1
Jesus Santos
Flashcards by Jesus Santos, updated more than 1 year ago
Jesus Santos
Created by Jesus Santos over 5 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
O que é escalonamento? Escalonamento é um Critério para decidir qual processo é escolhido para fazer uso do processador. É a base da gerência do processador e da multiprogramação em SO.
Quais as funções do escalonamento? -Manter a CPU ocupada a maior parte do tempo. - Balancear o uso entre processos. - Privilegiar execução de aplicações críticas. - Maximizar throughput do sistema. Oferecer tempos de respostas razoáveis para usuários interativos.
Quais os estados de transição? Programa => Novo => Pronto
Para quais estados de transição pode-se ir depois do Pronto? Pronto => Execução => Pronto Pronto => Execução => Encerrado Pronto => Execução => Bloqueado => Pronto
O que é Throughput? Throughput representa o número de processos executados em um determinado intervalo de tempo. Quanto maior o throughput, maior o número de tarefas executadas em função do tempo.
O que é tempo de espera? É o tempo total que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento, aguardando para ser executado.
O que é tempo de turnaround? É o tempo que um processo leva desde a sua criação até o seu término, levando em consideração todo o tempo gasto na espera para alocação de memória, na fila de pronto, processamento e na fila de espera.
O que é tempo de resposta? É o tempo decorrido entre uma requisição ao sistema/aplicação e o instante em que a resposta é exibida.
O que é escalonamento não-preemptivo? Quando um processo está em execução, nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.
O que é escalonamento preemptivo? É caracterizado pela possibilidade do sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com objetivo de alocar outro processo na CPU.
O que significa FIFO? First-In-First-Out
O que é escalonamento FIFO? O processo que chegar primeiro ao estado de pronto é o selecionado para execução.
O que significa SJF? Shortest-Job-First
O que é o escalonamento SJF? O algoritmo de escalonamento seleciona o processo que tiver o menor tempo de processador ainda por executar.
O que é escalonamento Cooperativo? É uma implementação que busca aumentar o grau de multiprogramação em políticas de escalonamento que não possuam mecanismos de preempção, como FIFO e SJF não-preemptivo. A liberação do processador é uma tarefa realizada exclusivamente pelo processo, voluntariamente.
O que é escalonamento circular? É projetado para sistemas de tempo compartilhado. Quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo limite para o uso contínuo do processador denominado fatia de tempo ou quantum.
O que é escalonamento por prioridades? É um escalonamento baseado em um valor associado a cada processo denominado prioridade de execução. O processo com maior prioridade no estado de pronto é sempre escolhido para execução.
Show full summary Hide full summary

Similar

QUESTIONÁRIO DE INFORMÁTICA: SISTEMAS OPERACIONAIS
anapaulabrasilam
Sistemas operacionais
Fabricio Santos
1. Conceitos Básicos
Isabelle Omena
Condições para o Deadlock
Isabelle Omena
Memória Computacional
Filipe Gabriel
SISTEMAS OPERACIONAIS
Hugo Deiró
Crise de 1929
Fernanda Espindo8030
Computadores
profmarcelasantos
SISTEMAS OPERACIONAIS
lorranz sousa
Sistema Computacional
profmarcelasantos
Quiz - Sistemas Operacionais
Deivson Santos