Os movimentos migratórios no Brasil

Description

Os movimentos migratórios no Brasil abordando os seus variados tipos e os fenômenos referentes a eles.
Mariana Martins
Flashcards by Mariana Martins, updated more than 1 year ago
Mariana Martins
Created by Mariana Martins over 5 years ago
44
0

Resource summary

Question Answer
Os movimentos migratórios no Brasil O fenômeno migratório sempre ocorreu com muita intensidade no Brasil , e geralmente é causado pelos desequilíbrios regionais do país,tornando algumas áreas polos de atração e outras polos de repulsão.
O que é o êxodo rural ? Consiste na saída de pessoas do campo para a cidade , onde supostamente encontraram melhores qualidades de vida . Entre os motivos que levam a esse fenômeno estão : a concentração fundiária , a mecanização do campo ,os baixos salários , etc.
O que é a migração pendular ? São os movimentos diários que ocorrem no sentido periferia-centro-periferia,com pessoas que moram distantes de seu trabalho ou escola , por isso saem de manhã e retornam de noite .
O que é a migração urbano-urbano ? Corresponde ao tipo de migração que se dá com a transferência de populações de uma cidade para a outra .
O que é a migração intrametropolitana ? Consiste no deslocamento de pessoas entre cidades de uma mesma região metropolitana .
O que é a migração de retorno ? É o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado , ocorreu no Nordeste depois da década de 80 , quando houve um crescimento economico na região. https://www.youtube.com/watch?v=MimroxVLvfg
50-60 : forte migração para o sudeste , vinculada ao desenvolvimento industrial 60-70 : O fluxo migratorio muda para a região Centro Oeste , devido ao agronegócio e Brasília 70-80: Houve uma migração para a região Norte devido a Transamazônia e a Zona Franca de Manaus.
Atualmente com a desconcentração industrial , as grandes metrópoles saturadas e o crescimento economico das regioes Norte e Nordeste , o fluxo migratorio diminuiu , se estabilizou , e se reordenou .
A crise na Venezuela tem impulsionado milhões de venezuelanos a deixarem seu país de origem para buscar uma vida mellhor em outros países , sendo o Brasil uma das principais rotas de imigração .
Quais são as consequências desses fluxos migratórios ? - Miscigenação - Alterações demográficas -Redistribuição da população - Alterações culturais
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Demografia
Coruja_123
Questionário conceitos básicos de demografia
Coruja_123
Estruturas demográficas
Laura Esther
Teorias demográficas e estrutura da população
Lud .
Teorias Demográficas
Malu Miralha
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira