PA de Geografia- Envelhecimento da população brasileira

Description

O envelhecimento da população brasileira e seus reflexos
Francisco Turrer
Flashcards by Francisco Turrer, updated more than 1 year ago
Francisco Turrer
Created by Francisco Turrer over 5 years ago
29
0

Resource summary

Question Answer
O envelhecimento populacional Esse fenômeno é um reflexo do aumento da expectativa de vida nas últimas décadas. O envelhecimento acelerou e cresceu, em 4 anos, 16%, influenciando na pirâmide etária e nos setores terciário e governamental do país.
Distribuição de gêneros no grupo dos idosos A população feminina nesse grupo representa maioria expressiva (56%). Apesar disso, visto que a população masculina é maioria no grupo de jovens, essa tendência pode mudar quando esse envelhecerem.
Pirâmide etária Têm-se observado nos últimos anos um estreitamento da base da pirâmide etária brasileira (número de nascimentos) e um alargamento gradativo do topo (número de idosos), na proporção em que a população do meio da pirâmide (adulta; maioria) envelhece.
Taxa de natalidade Têm-se observado no Brasil uma redução gradativa do número de nascimentos, bem como uma queda no número de filhos por mulher (1,5 filhos atualmente).
População Economicamente Ativa (PEA) Com a redução das taxas de natalidade, a reposição da População Economicamente Ativa tem reduzido, fator o qual agravará a crise previdenciária futuramente, quando a população ativa atual (maioria) envelhecer.
A situação das mulheres atualmente no Brasil O aumento da autonomia feminina na sociedade, assim como seu constante crescimento no mercado de trabalho, em conjunto com os métodos contraceptivos, tem ocasionado as reduções das taxas de natalidade.
Expectativa de vida Com os avanços da medicina, assim como a ampliação do acesso aos serviços de saneamento básico, observa-se um aumento na expectativa de vida da população brasileira.
Problemas com a Previdência Atualmente, com o aumento da população idosa, em conjunto com o grande contingente de trabalhadores no setor informal, tem gerado problemas na Previdência Social. Tal situação, até então, não é tão grave, visto o alto número de mão de obra no mercado.
Melhorias a serem feitas com o envelhecimento da população Diante do aumento do número de idosos, investimentos na saúde pública (sobretudo na geriatria), subsídios para produção e distribuição de remédios, uma reforma na previdência e obras de adequação das cidades ao idoso fazem-se necessárias.
Regiões "mais jovens" No Brasil, as regiões Norte e Nordeste apresentam ainda a população de jovens maior do que a população de idosos.
Fontes https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/brasil-cada-vez-mais-idoso-exige-rapidez-em-adaptacao-de-politicas-de-saude.shtml http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1987000300001 https://www.terra.com.br/noticias/dino/numero-de-idosos-no-brasil-cresceu-50-em-uma-decada-segundo-ibge,6427cac70c638ddd25efe9c43fb7d977r5spkpo1.html https://jus.com.br/artigos/64276/aposentadoria-o-que-e-e-como-funciona https://www.infoescola.com/geografia/envelhecimento-da-populacao-brasileira/ https://brasilescola.uol.com.br/geografia/envelhecimento-populacional.htm Todas as fontes foram acessadas no dia 04/11/18
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Previdenciário
Taty Tesch
SmartStudy FlashCards - Produtos de Seguridade
Jáder da Mota Mendonça
SmartStudy - Produtos de Seguridade
Jáder da Mota Mendonça
Direito Previdenciário
Jamile Sad
Direitos Sociais
carnoski
LEI 8.213/1991 (Misturadas)
Luna Cecille
Alzheimer
Tatiana An
Expectativa de Vida (Lucas,Luana,Bernardo L.,Ana P.)
Lucas Castro
Fármacos no envelhecimento
Lincoln Freitas
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Carlos Ferreira