PA Geografia 93 - Ana Clara Veiga, Carolina Auler, Camila Cristina, Amanda Chagas, Matheus Ribas

Description

Trabalho de geografia
Ana Clara Veiga
Flashcards by Ana Clara Veiga, updated more than 1 year ago
Ana Clara Veiga
Created by Ana Clara Veiga over 5 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
PRINCIPAIS RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS NA EUROPA ->PETRÓLEO: Fonte de energia mais utilizada pelos países desenvolvidos. ->CARVÃO: Usado como combustível e componente para a produção de aço. ->FERRO ->MANGANÊS: Usado na fabricação de ligas metálicas. ->MERCÚRIO: Utilizado para a fabricação de produtos como espelhos e termômetros e aplicado na mineração do ouro e da prata.
CONTEXTO HISTÓRICO Revolução Industrial *A Inglaterra se destacou devido a predominância do carvão mineral em seu subsolo (utilizado como fonte de energia para máquinas e locomotivas a vapor) e a presença de minério de ferro (principal matéria-prima utilizada no período). *França (jazidas de ferro e bauxita)e Alemanha (carvão mineral) também se destacaram no desenvolvimento industrial.
MAR DO NORTE Além da Rússia e do Azerbaijão, outro local rico em petróleo e gás natural é o Mar do Norte, onde a exploração é controlada pelo Reino Unido e Noruega.
VALE DO RUHR * Megalópole Reno-Ruhr. *Na Alemanha as jazidas de carvão mineral se distribuem com maior concentração na região dos rios Reno e Ruhr. Graças a esse aspecto o Vale do Ruhr apresenta a maior concentração industrial da Europa (CGEE), em particular no sistema siderúrgico. * A mineração das jazidas de carvão mineral e a indústria do aço são as principais características da economia alemã.
Mais informações O produto interno bruto (PIB) da região do Ruhr corresponde a cerca de 26% do PIB do estado Nordrheinwestfalen (região de Düsseldorf, por onde o Vale abrange), perfazendo 6% do PIB da República Federal da Alemanha. Em comparação, a Grande São Paulo é responsável por 17% do PIB do Brasil.
PROBLEMAS: VALE DO RUHR ->A economia da região do Ruhr foi exclusivamente caracterizada pelo carvão, aço, indústria química e energia. Quando o petróleo, o gás natural, o carvão importado (menor custo) e o aço, produzido no exterior a preços mais baixos, conquistaram o mercado alemão, o setor produtivo dessa região experimentou dificuldades. Este fato levou a região na metade dos anos 1970 a um aumento considerável na taxa de desemprego, chegando, entre os anos de 1980 a 2002, a quase meio milhão de desempregados no setor de produção, por outro lado, cerca de 300.000 empregos foram criados no setor de serviços. ->Após a concorrência do petróleo nos nos anos 50 e a preocupação sustentável, essa extração foi reduzida pois diversos subsídios estatais foram cortados, juntamente com o número de empregos, atingindo também a produção do aço, dando lugar também ao investimento em tecnologia e não mais em fábricas.
PAÍSES PRODUTORES A maioria dos países da Europa importa petróleo e gás natural pois consomem mais do que produzem. *Os maiores produtores europeus de PETRÓLEO, em ordem decrescente, são: Rússia, Noruega, Reino Unido, Dinamarca e Itália. *Os principais produtores de GÁS NATURAL, em ordem decrescente, são: Rússia, Noruega, Holanda, Reino Unido e Ucrânia.
IMPORTAÇÃO A produção dos países europeus não satisfaz a demanda interna, por isso grande parte da energia é importada, sendo que 1/5 dessa fonte produzida no mundo é consumida pela UE, o que faz com que seja o MAIOR IMPORTADOR MUNDIAL. OBS: A Rússia exporta para os países europeus 1/5 do gás que consomem.
B A balança comercial dos países europeus é volátil pois a economia depende da compra diária de produtos cujo valor é alterado a cada segundo (petróleo). O fato de mais da metade da energia consumida na Europa ser importada é preocupante. Ocorre uma oscilação de gastos pois o preço das fontes de energia dependem do mercado e de taxas de impostos.
ENERGIA LIMPA Uma das saídas encontradas para diminuir os gastos da UE com energia foi buscar novas alternativas energéticas que utilizem recursos renováveis. Com isso, existem benefícios pois consome-se menos energia (petróleo e carvão), diminuindo a dependência da importação e é produzida mais energia limpa, o que diminui a poluição, além de produzir novos postos de trabalho nesses setores.
Show full summary Hide full summary

Similar

Europa - características econômicas
Professora Fabiane
Os Recursos Minerais e Energéticos da Europa
Alice Vermeulen
Flashcards- Europa: Países e Capitais
Felipe Perreira
Recursos hídricos
Homero Borba
Historia - Feudalismo
Maria Clara Ferreira
Mercantilismo
higorxduarte
Revolução Francesa
Thaynara de Azevedo
Escravidão Africana e Escravidão no Brasil
Isadora Borges
EUROPA MÓD. 18 GEO 1
Lucas Felix
Tema 2 - Blocos econômicos regionais: Limites e possibilidades
Silvio Araujo de Sousa
Geografia - Europa
Alcione Nunes Meneses