PA Geografia - Desemprego no Brasil (224)

Description

Geografia Flashcards on PA Geografia - Desemprego no Brasil (224), created by Samuel Pontes on 05/11/2018.
Samuel Pontes
Flashcards by Samuel Pontes, updated more than 1 year ago
Samuel Pontes
Created by Samuel Pontes over 5 years ago
41
0

Resource summary

Question Answer
Desemprego no Brasil nos Últimos 20 Anos
Na Atualidade Em outubro, a taxa de desemprego foi de 12,2%, uma das maiores da história, apresentando tendência de lenta redução.
Os Desalentados São pessoas que não trabalham mas desistiram de procurar por emprego, e acabam não entrando nas estatísticas de desemprego. Hoje, o Brasil tem 4,6 milhões de desalentados.
2014: O Ponto de Virada Após alcançar 12,6% em 2002, o desemprego caiu ano após ano, de maneira praticamente contínua, até chegar em 4,3% em dezembro de 2014, de onde subiu continuamente até março de 2017 (13,7%).
Emprego e Gênero Em fevereiro, a taxa de desemprego foi de 13,4% para mulheres e 10,4% para homens.
Emprego e Idade Os índices de desemprego caem progressivamente com o envelhecimento da população, com notória queda da taxa entre os que tem 18-24 anos (25,3%) para os que tem de 25-39 anos (10,8%).
Populações Historicamente Mais Afetadas Citando o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo: "Historicamente, a população mais afetada pela falta de oportunidade no mercado de trabalho são as mulheres, os mais jovens - muito por conta da falta de experiência - e os pretos e pardos"
Emprego e Escolaridade Os maiores índices de desemprego são da população com Ensino Médio incompleto (20,4%) e menor entre os que tem Ensino Superior completo (6,2%).
Emprego e Região Em maio, o maior índice de desemprego foi constatado na Região Nordeste (15,9%) e o menor na Região Sul (8,4%). A Região Nordeste também tem 6 em cada 10 desalentados.
Emprego e Unidade da Federação O Amapá (21,5%) é a Unidade da Federação com a maior taxa de desemprego enquanto Santa Catarina (6,5%) tem o menor número.
Projeções Para o Futuro Próximo Caso mantenha o extremamente lento e inconstante ritmo de queda atual, é esperado que o índice de desemprego nacional inicie 2020 ainda acima dos 11%.
Feito por: Alice Rezende - Bruno Viotti - Samuel Pontes Turma 224
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo