Divisão Regional do Brasil

Description

Brasil visto de diferentes formas.
Matheo Brandão Mares
Flashcards by Matheo Brandão Mares, updated more than 1 year ago
Matheo Brandão Mares
Created by Matheo Brandão Mares over 5 years ago
59
1

Resource summary

Question Answer
Divisões regionais do Brasil O Brasil apresenta 3 divisões regionais: * Macrorregiões * Geoeconômica * 4 Brasis
Macrorregião Essa divisão consiste na divisão do Brasil em 5 regiões: Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Características macrorregião * Essa divisão foi organizada pelo IBGE (1967). *É estabelecida uma divisão política-administrativa. *Ela é oficial. *Para definir os estados por regiões são utilizados critérios semelhantes como: aspecto físico, humano, cultural, social e econômico. Questões no processo de organização do espaço geográfico: *Os centros urbano-industrais do Sudeste foram os preferidos para a instalação das indústrias transnacionais. *As cidades do Sul são diretamente ligadas à agroindústria. *O Nordeste teve um crescimento urbano cincunscrito as suas capitais com produção baseada na monocultura.
Região Sul *Apresenta 3 estados ( Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná ) *Na campo da economia, a região Sul caracteriza-se pela grande atividade em várias áreas: no setor primário, sobretudo na agricultura, responde por mais da metade da produção de grãos do Brasil; no setor secundário, predomina a indústria têxtil e de automóveis; já o setor terciário responde pela maior parte da geração de renda e emprego na região.
Região Sudeste *Apresenta 4 estados ( Minas Gerias, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro ) *É nessa região que se encontram os maiores polos industriais do país, com isso apresenta o maior PIB do Brasil, e possui as duas maiores regiões metropolitanas com São Paulo e Rio de Janeiro, que formam uma megalópole.
Região Nordeste *Apresenta 9 estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia) *A região era formada por grande extensão de Mata Atlântica. Foi a primeira a ser explorada economicamente pelo colonizador português, que plantava além de outras culturas, a cana-de-açúcar e o cacau, o que contribuiu para o desmatamento da região.
A Região Nordeste foi demarcada em quatro sub-regiões : Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte. 1- Meio Norte 2- Sertão 3- Agreste 4- Zona da Mata
Agreste *O relevo da Zona do Agreste é acidentado, com planaltos que fazem barreira, evitando que o ar que vem do litoral leve a brisa úmida para a região. Em áreas que formam vales entre o planaltos, o ar consegue passar e surgem brejos, favorecendo à agricultura nessa região. *O cultivo de milho, feijão, frutas tropicais, mandioca e verduras, como também a criação de gado e caprinos, abastecem os mercados da região do Agreste e também a Zona da Mata.
Meio-Norte *A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
Sertão *O cultivo de uvas, de excelente qualidade, fez surgir a indústria do vinho, que abastece o mercado interno e já é exportado para vários países. *Com as frequentes estiagens, uma grande parte de sertão, recebeu o nome de “Polígono das Secas”, área que corresponde a 10% do território brasileiro. O solo do sertão é seco e pedregoso.
Zona da Mata *A partir da década de 60, a região recebeu várias indústrias nos setores de cimento, borracha, papel, calçados, produtos alimentares entre outros. *A Zona da Mata tornou-se um polo industrial de grande importância para o País.
Região Norte *Apresenta 7 estados (Acre, Amapá, Amazonas , Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins ) *O relevo da região norte é formado por planícies e planaltos. As planícies, áreas mais baixas de seu relevo são divididas entre: • Igapós: áreas mais baixas que são inundadas pelos rios da região durante o período de cheia; • Tesos: também chamados de terraços fluviais, são as várzeas, que podem ser inundadas durantes grandes cheias; • Platôs: áreas que não sofrem inundações e podem chegar a 350 metro de altitude. *Sua economia se baseia no setor extrativo, tanto mineral como vegetal. Houve um incentivo governamental para maior industrialização da região a partir da criação da Zona Franca de Manaus, que fez com que diversas indústrias do país se realocassem para a região por receberem incentivos fiscais para instalação.
Região Centro-Oeste *Apresenta 3 estados ( Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Goiás) e o Distrito Federal. *A economia da região se baseia principalmente na agricultura das grandes monoculturas, principalmente de soja, milho e trigo, as grandes propriedades rurais, os latifúndios. * Tanto a pecuária quanto a agricultura das monoculturas traz problemas ambientais a região, pois o solo é pobre devido os grandes períodos de seca, não sendo próprio para cultura desses alimentos, além de uma grande devastação do cerrado para a formação dos campos de produção, tendo que corrigir a acidez do solo e utilizar produtos transgênicos.
4 Brasis * O critério estabelecido trata da diferença do grau de modernização, informação.
Região Concentrada *Intensa urbanização, com numerosos núcleos urbanos importantes. *Setor de serviços desenvolvido. *Desconcentração de atividades industriais. *Agricultura mecanizada e com aporte tecnológico. *Concentração de redes, infraestrutura de transportes desenvolvida e densa. *Contém mais da metade da população do Brasil.
Região Centro Oeste *Área de ocupação periférica, com amplas áreas destinadas a agricultura de exportação fortemente mecanizada e com o uso de insumos. * Grande parte dessa produção agrícola é condenada pela região concentrada. *Há uma alteração radical desse espaço, em razão da instalação do meio técnico-científico-informacional sobre uma situação praticamente natural.
Região Nordeste *Área de povoamento colonizador mais antigo, com rede de relações precárias em razão da estrutura da propriedade. *Numerosos núcleos urbanos, mas baixa taxa de urbanização regional. *A instalação do meio técnico-científico-informacional e a influência da globalização são pontuais.
Região Amazônica *Região de rarefação demográfica pouco povoada. * baixa densidade técnica *Predominam os transportes aéreos e fluvial. *Há poucos núcleos centralizados. *Destaca-se o polo industrial da Zona Fanca de Manaus. *Sua ocupação decorre do conhecimento do território que as imagens de satélite e radar propiciaram, no entanto, sem que o estado de sua fauna e flora tivesse sido concluído.
Grupo 8 Vitor Habaeb, 40 Matheo Brandão, 31 Kamilla Ruas, 23 José Pedro,19 MUITO OBRIGADO PELO APOIO!!!!! #BRASIL #DIVISÃO #MELHORGRUPO
Show full summary Hide full summary

Similar

Forces and their effects
kate.siena
TYPES OF DATA
Elliot O'Leary
Conceptos Generales De Robótica
fede ramos
Statistics Key Words
Culan O'Meara
GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
Joseph Tedds
A-level English Language Power & Gender Theories
Libby Shaw
Psychology A1
Ellie Hughes
GCSE AQA Biology - Unit 3
James Jolliffe
GCSE French - The Environment
Abby B
Organic Chemistry
Megan Tarbuck
2PR101 1.test - 10. část
Nikola Truong