COMÉRCIO INTERNACIONAL

Description

Flashcards on COMÉRCIO INTERNACIONAL, created by Elias Martins on 03/12/2018.
Elias Martins
Flashcards by Elias Martins, updated more than 1 year ago
Elias Martins
Created by Elias Martins over 5 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
O COMÉRCIO INTERNACIONAL COMPREENDE... Toda a circulação de bens (mercadorias) e serviços entre as fronteiras dos países. Não importa a natureza da operação realizada, ou seja, o conjunto global de relações comerciais estabelecidas pelos países entre si. Segundo Paul Krugman, "o Comércio Internacional possibilita a criação de um mercado integrado, sempre maior do que o de qualquer país, o que torna possível oferecer simultaneamente aos consumidores uma variedade maior de produtos a preços mais baixos.
Qual o fundamento da existência do Comércio Internacional e o que motiva os países a realizarem as trocas internacionais? As Teorias do Comércio Internacional buscam explicar o fundamento das trocas internacionais e fundamentam a origem do Comércio Internacional. Elas explicam o porquê de os países comercializarem bens e serviços entre si e as vantagens do livre comércio, bem como seus efeitos econômicos.
Segundo Paul Krugman, os países participam do Comércio Internacional por dois motivos básicos: 1º) Em razão dos benefícios decorrentes das DIFERENÇAS entre eles (Diferença na dotação de Fatores de Produção), o que lhes permitem se ESPECIALIZAREM na produção daquilo que fazem melhor em relação aos outros; 2º) A ESPECIALIZAÇÃO leva à ECONOMIA DE ESCALA e consequentemente à eficiência.
Qual o cenário atual que demonstra a importância do Comércio Internacional? - A globalização e a interdependência entre os países, notadamente após a segunda metade do século XX; - O que gerou um Mercado Global, intensificando as relações econômicas internacionais; - As empresas transnacionais ganham cada vez mais destaque, com a intensificação do fenômeno da internacionalização da produção; * Nesse cenário, os governos buscam solucionar o dilema entre liberalizar o comércio ou proteger a indústria nacional, levando em consideração que as relações econômicas internacionais influenciam decisivamente no desenvolvimento e crescimento dos Estados. * Para Paul Krugman, os conflitos de interesses "dentro das nações" (a indústria nacional deseja receber proteção) impactam mais a determinação da política comercial que os "entre as nações".
Efeitos Econômicos do Comércio e o Padrão do Comércio Para se discutir os Efeitos Econômicos do Comércio e assessorar corretamente os governos na formulação de políticas comerciais, faz-se necessário, compreender o PADRÃO DE COMÉRCIO (a explicação dos fatores que determinam a existência do comércio internacional) que é explicado pelas Teorias do Comércio.
Desenvolvimento das Teorias Clássicas do Comércio INternacional Século XV => Expansionismo Marítimo -> Do antigo sistema feudal descentralizado para Estados Modernos -> Grandes Navegações e centralização dos poderes políticos -> Os Estados implementaram a política econômica do mercantilismo (Estado eminentemente intervencionista) e a burguesia emerge como classe social destacada. Final do Século XVIII => A concepção mercantilista começa a ser contestada pelo pensamento LIBERAL. * Cenário onde surge a Teoria das Vantagens Absolutas e a Teoria das Vantagens Comparativas.
Princípios que deram origem à Teoria das Vantagens Absolutas de Adam Smith (1776) * Advoga que a fonte a fonte da riqueza é o Trabalho - Contrário à ideia mercantilista que atribuía esse papel ao acúmulo de metais preciosos no território de um país. * O Estado deveria se abster de intervir na economia, deixando que os mercados se autorregulassem (mão invisível do mercado). A intervenção Estatal deveria se pautar apenas para impedir a existência de monopólios ou em atividades que, embora não despertem interesse da iniciativa privada, sejam fundamentais (preservação da justiça, defesa nacional e complementação da iniciativa privada)
Teoria das Vantagens Absolutas de Adam Smith (1776) (Teoria Clássica) - Divisão Internacional da Produção (possibilita diminuição dos custos e aumento do bem-estar da sociedade); - Cada país se especializa na produção de bens em que possui MAIOR EFICIÊNCIA (bens que pudesse produzir com o menor custo); - O menor custo é alcançado quando for possível empregar na fabricação deste a menor QUANTIDADE de TRABALHO possível; - O excedente de produção (excede a capacidade de consumo interno) deveria ser objeto de trocas internacionais; * CRÍTICAS: - Não explica o comércio entre dois países quando um deles fosse, comparado ao outro, mais eficiente na produção de todos os bens. - Custos de produção determinados exclusivamente pela MÃO DE OBRA (outros fatores entram na composição do custo de um produto, como disponibilidade de matéria-prima e de capital, por exemplo).
Teoria das Vantagens Comparativas (ou Teoria dos Custos Comparados) de David Ricardo (Teoria Clássica) Objetivo Principal: Explicar que o Comércio Internacional será possível mesmo quando um país for mais eficiente (possua vantagens absolutas) na produção de TODOS os bens. - Não se baseiam na eficiência de um país, mas sim na DEFICIÊNCIA deste na produção de um bem. Os países se: - ESPECIALIZARÃO na produção de bens que o seu trabalho produz de forma RELATIVAMENTE mais EFICIENTE, e - IMPORTARÃO bens que seu trabalho produz de forma COMPARATIVAMENTE INEFICIENTE. - Os custos de produção estão baseados unicamente na Produtividade do Trabalho. * CRÍTICAS: Projeções equivocadas em vários aspectos: - Prevê um grau de especialização muito elevado, que não existe na prática; - Considera que o Mercado Internacional não produz efeitos indiretos sobre a distribuição de renda no interior dos países. Todavia, os efeitos práticos do CI sobre a renda são bastante fortes; - Não reconhece que duas das causas do CI são: as diferenças entre as Dotações de Recursos entre os países e as Economias de Escala.
Teorema de Hecksher-Ohlin (Teoria da Proporção dos Fatores) de Eli Hecksher e Bertil Ohlin (Teoria Neoclássica) - Buscaram explicar a causa do Comércio Internacional; - As trocas internacionais não podem ser explicadas exclusivamente por diferenças na produtividade do trabalho, mas também de outros fatores de produção: terra, capital e recursos minerais (Todos os fatores de produção) - Os países se ESPECIALIZARÃO na produção de bens INTENSIVOS no FATOR de PRODUÇÃO ABUNDANTE em seu território. A oferta interna do fator é determinante. - Não nega a Teoria das Vantagens Comparativas - complementa-a, explicando o porquê cada país possui vantagem na produção de determinado bem. - FATOR DETERMINANTE da ESPECIALIZAÇÃO => DOTAÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO - As vantagens comparativas são determinadas pela abundância (relativa - oferta relativa) dos fatores de produção. - HAVERÁ comércio entre 2 países, mesmo que um deles tenha maior DOTAÇÃO ABSOLUTA que o outro em TODOS OS FATORES DE PRODUÇÃO. - O CI é decorrente das diferentes dotações dos fatores de produção entre os países. - Considera que as TECNOLOGIAS dos países são as mesmas (constante), somente variando a dotação dos fatores de produção.
Novas Teorias do Comércio Internacional - Para Hecksher-Ohlin, -> a ≠ entre as Dotações de Fatores de Produção dos países = existência do CI, caso 2 países possuíssem estruturas produtivas semelhantes, Ñ haveria comércio entre eles. Alguns economistas refutaram essa ideia - grande parte do fluxo comercial é justamente entre países com estruturas produtivas semelhantes. - Paul Krugman => As ECONOMIAS DE ESCALA (determinantes para o CI) permitem que exista comércio entre 2 países, mesmo que estes possuam idênticas dotações de fatores de produção. - Linder => Teoria dos Gostos dos Consumidores - O CI seria determinado pelo comportamento da DEMANDA que é influenciada pelos GOSTOS DOS CONSUMIDORES (condicionados pelo nível de renda de uma economia). Se a renda do país é elevada -> a demanda por bens sofisticados será maior. Renda baixa -> a demanda por bens sofisticados sera menor. * Quanto maior a semelhança de demanda (nível de renda) entre 2 países - mais semelhante será a estrutura produtiva destes e maior será o fluxo comercial (volume das trocas comerciais) entre eles. Admite a existência do comércio intra-indústria.
O modelo de Linder e o comércio de bens agrícolas e os Padrões diferenciados de demanda Linder não pretendeu explicar, com sua teoria, o comércio de bens agrícolas, mas somente o comércio de bens manufaturados. O comércio de bens agrícolas continuaria sendo explicado pelo modelo de Dotação de Fatores (Hecksher-Ohlin). * A hipótese de Linder de que o volume de comércio é maior entre países ricos e semelhantes do que entre países com níveis de rendimento per capita distintos decorre, em parte, da existência de economias de escala e dos padrões diferenciados de demanda que prevalecem nesses dois grupos de países.
Economias de Escala Também conhecido como Ganhos de Escala, ocorrem quando o aumento dos FATORES PRODUTIVO (trabalho, capital) empregados na fabricação de um bem leva a um aumento MAIS do que PROPORCIONAL da PRODUÇÃO. Diante de Economias de Escala, o custo de se produzir o próximo produto (custo marginal) é cada vez menor. EX.: Fatores de Produção são duplicados e a Produção mais que dobra. - As Economias de Escala surgem com a Especialização (número limitado de bens); - Permitem a existência do comércio intra-indústria. - Permitem o CI ainda quando 2 países possuam idênticas dotações de Fatores de Produção; - Os ganhos de Escala levam à redução dos preços nos mercados domésticos e internacional - As Economias de Escala só passaram a ser consideradas como impulsionadoras do CI a partir de Paul Krugman - Levam, na maioria das vezes a estruturas de mercado ≠ da Concorrência Perfeita.
Concorrência Monopolística Estrutura de mercado que se caracteriza pela presença de um grande número de empresas, cada uma possuindo o monopólio de seu próprio produto. - Existem características de uma Concorrência Perfeita (grande número de vendedores) e de um Monopólio (cada empresa é detentora única de seu produto), ou seja, monopólio em virtude da DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO. Ex.: A Coca-Cola é um monopólio desta empresa. - Admite e explica a existência do Comércio Intra-indústria (comércio dentro de um mesmo setor industrial) que resulta das Economias de Escala. - Há ganhos de Escala e uma maior diversidade de bens é disponibilizada para o intercâmbio comercial. * Parte importante dos fluxos de CI, na atualidade, é resultante do Comércio Intra-indústria, mas este ainda convive com o Comércio Inter-indústria.
Concorrência Perfeita e Concorrência Imperfeita - Concorrência Imperfeita (Estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita - existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado e a quantidade transacionada). => Os ganhos do comércio resultam das Economias de Escala; - Concorrência Perfeita ( corresponde a uma situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada - Grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço + grande número de consumidores + homogeneidade nos produtos ou serviços + Inexistência de barreiras à entrada/saída de empresas no mercado + Não intervenção do Estado no mercado). Cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal (perfeitamente elástica) não existindo qualquer incentivo para praticar preço diferente do mercado) => Os retornos de Escala são constantes
Políticas Comerciais
Show full summary Hide full summary

Similar

Comércio multilateral e regional
Júlia Meneguzzi
1.1. Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico
Lúcio Flávio Lucca
Políticas Comerciais
Gik
Substituição das Importações
fslipe
Modelo Exportador
fslipe
Relações Internacionais
Juliana Biassi
Barreiras Tarifárias
fslipe
Barreiras Comerciais
Mariana Bofill
Principios GATT/ 94
Marcus Brandão
Estrutura da OMC
Walyssa Lopes