Elementos da Comunicação e Funções da linguagem

Description

As funções da linguagem dizem respeito aos recursos de ênfase utilizados por quem produz a mensagem, sendo que cada função aborda e se utiliza de um diferente elemento da comunicação. Segundo o linguista russo Roman Jakobson, as funções da linguagem se dividem em seis e cada uma delas diz respeito a um componente da comunicação. Neste flaschcartd abordaremos os componentes da comunicação e as funções da linguagem. Flashcard elaborado por Peter Milanez, estudante de Letras - Espanhol
J B
Flashcards by J B, updated more than 1 year ago More Less
Johnny Henrique
Created by Johnny Henrique over 8 years ago
Pedro Milanez
Copied by Pedro Milanez about 7 years ago
J B
Copied by J B over 5 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Elementos da comunicação. (Click sobre os flashcards para virá-los) Aqui abordaremos os elementos do processo comunicacional que se dividem em seis: Emissor:, receptor, mensagem, canal, refente e código.
Emissor Emissor ou remetente é quem envia a mensagem, podendo este ser uma única pessoa, um grupo de pessoas ou ainda uma empresa ou uma instituição.
Receptor Receptor ou destinatário é quem recebe a mensagem. O Emissor e o Receptor também são chamados de interlocutores, já que estes podem trocar de papel em situações reais de comunicação.
Código Se trata do conjunto de signos convencionais, cuja organização segue determinada regra onde cada elemento possui significado e se relaciona com os demais elementos, como por exemplo um idioma.
Mensagem É o objeto da comunicação, constituído pelo o que se transmite.
Canal/Contato Se trata do meio pelo qual a mensagem é transmitida, podendo ser este físico ou virtual. É o que garante o contato entre emissor e receptor, como por exemplo a voz.
Referente/Contexto Se trata do que está na mensagem, ao que ela se refere. Se trata do objeto, da situação, do contexto a qual ela diz respeito.
Funções da linguagem Se trata dos recursos de ênfase utilizados por quem produz a mensagem. Segundo Roman Jakobson, elas se dividem em seis e cada uma delas diz respeito a um elemento da comunicação.
Emotiva/Expressiva Está ligada ao emissor. A mensagem está centrada no próprio emissor, discurso construído na primeira pessoa. Características: Verbos e pronomes em primeira pessoa, Interjeições, adjetivos e sinais de pontuação.
Conativa/Persuasiva Está ligada ao receptor. Tem como intenção convencer o destinatário da mensagem fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.
Metalinguagem Está ligada ao código. Consiste na utilização de um código para explicar o próprio código. Está presente na poesia que fala sobre o próprio ato de elaborar poesias, está presente nas gramáticas e nos dicionários, na obra fotográfica sobre o ato de fotografar, etc...
Poética Está ligada à mensagem. Foca na estética, na forma da mensagem, colocando-a em destaque com objetivo de surpreender, fugir da lógica ou provocar efeito humorístico. Utiliza-se de recursos metafóricos.
Fática Está ligada ao canal. Estabelece, prolonga ou interrompe a comunicação. É focada no contato entre emissor e receptor. Presente nas saudações e nas falas telefônicas e nas expressões que objetivam ratificar o que está acontecendo.
Referencial/Denotativa Está ligada ao referente, ao contexto. Coloca em evidência o referente, transmite uma informação objetiva sobre a realidade e em destaque, se caracteriza pelo ato de fazer referência a algo ou alguém afim de informar/descrever a realidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
GRAZIELE BATISTA
Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
Angela Araujo
Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
Veronica Rodrigues
Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Ricardo Olimpio
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
Joyce Lima
Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
Kevin Santos Borel
Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
Daniela Loureiro
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman