Português - Dicas

Felipe  Reinaldo
Flashcards by Felipe Reinaldo, updated 11 months ago
1
0
0

Description

Dicas e lembretes de Língua Portuguesa
Tags

Resource summary

Question Answer
Macete para observar a ORDEM DIRETA da oração Ordem direta da oração, SUVECA = sujeito + verbo + complemento + adj adverbial
Em geral, uma frase pode ser parafraseada (reescrita), sem que se gere erro gramatical, nem se altere o sentido original. Veja só: a) O candidato rasgou a prova. (voz ativa) A prova foi rasgada pelo candidato. (voz passiva) b) Hoje de manhã, ela leu o jornal. Ele leu o jornal hoje de manhã. Ela, hoje de manhã, leu o jornal. Em concursos, grande parte das questões de reescrituras envolvem deslocamento do advérbio. Veja só. Aurenildo Voz Ativa E Passiva (binary/octet-stream)
d) Ela disse que sairia hoje comigo. Aqui, “hoje” passou a ser o instante em que “ela sairia comigo”. Aurenildo Voz Ativa E Passiva (binary/octet-stream) Outro caso curioso envolve as orações adjetivas. Veja só. a) Não merecem confiança os políticos que mentem. Aqui, a oração “que mentem” é adjetiva restritiva. b) Não merecem confiança os políticos, que mentem. Aqui, a oração “que mentem” é adjetiva explicativa. Observe que a vírgula muda, no caso, a classificação da oração adjetiva, bem como o implícito: em a), nem todo político mente; em b), todo político mente.
Show full summary Hide full summary

Suggestions

Português para Vestibular
GoConqr suporte .
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
Interpretação de Texto
GoConqr suporte .
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso