Livros para ler para o Vestibular

Description

Quais Livros ler para o Vestibular. confira os resumos grátis com analise.
Alessandra S.
Flashcards by Alessandra S., updated more than 1 year ago
Alessandra S.
Created by Alessandra S. over 10 years ago
1934
30

Resource summary

Question Answer
Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antonio de Almeida Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça embarcam para o Brasil. Entre pisadelas e beliscões os dois jovens portugueses enamoram-se, envolvem-se e, meses mais tarde, nasce Leonar­dinho, o protagonista do romance. É, estranhamente, um me­ni­no gordo e grande, apesar de ter nascido tão cedo. A parteira e o barbeiro são seus padrinhos de batismo.
A Cidade e as Serras Eça de Queirós Este último romance de Eça de Queirós foi publicado em 1901, um ano após sua morte. Retirado do conto "Civilização", tem sido considerado, junto com as obras "A Ilustre Casa de Ramires" e "Correspondência de Fradique Mendes", uma trilogia, cujo ponto comum é a crítica ao ambiente social e urbano de Portugal.
A Farsa de Inês Pereira Gil Vicente A Farsa de Inês Pereira é considerada a mais complexa peça de Gil Vicente. Ao apresentá-la, o teatrólogo português diz: "A seguinte farsa de folgar foi representada ao muito alto e mui poderoso rei D. João, o terceiro do nome em Portugal, no seu Convento de Tomar, na era do Senhor 1523. O seu argumento é que, porquanto duvidavam certos homens de bom saber, se o Autor fazia de si mesmo estas obras, ou se as furtava de outros autores, lhe deram este tema sobre que fizesse: é um exemplo comum que dizem: Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube. E sobre este motivo se fez esta farsa".
A Hora da Estrela Clarice Lispector Rodrigo S. M., o narrador, constitui um dos personagens centrais de "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector. Ao mesmo tempo em que cria e narra a vida de Macabéa, identifica-se com ela, mesmo quando a agride. Dessa forma, você já deve ter percebido que o texto é metalinguístico: um autor - narrador que fala de sua própria obra e busca nela e com ela conhecer-se e reconhecer-se.
A Revolução dos Bichos George Orwell O sonho de um velho porco de criar uma granja governada por animais, sem a exploração dos homens, concretiza-se com uma revolução. Como acontecem com as revoluções, a dos bichos também está fadada à tirania, com a ascensão de uma nova casta ao poder. Nesta fábula feita sob medida para a Revolução Russa, todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros.
O Primo Basílio Eça de Queirós Este "episódio doméstico", conforme o clas­sificou Eça de Queirós, pretende mostrar a todos, de maneira exemplar, a tese da corrupção da família, vista como uma instituição burguesa, salientando-se a família da média burguesia lisboeta, que tem seus valores fundamentais atacados pelos escritores realistas.
Macunaíma Mário de Andrade Valendo-se do seu vasto conhecimento do folclore e da cultura popular brasileira, Mário de Andrade (1893-1945), publica, em 1928, Macunaíma, uma das obras mais importante da 1ª Geração Modernista (1922-1930). O próprio Mário definiu Macunaíma como uma rapsódia, isto é, a reunião, em uma mesma obra, de temas ou assuntos heterogêneos de origem variada.
Brás, Bexiga e Barra Funda Antônio de A. Machado Alcântara Machado nasceu dentro do espírito modernista de 1922. Em 1927, publicou uma seleção de pequenos contos que batizou com o título de Brás, Bexiga e Barra Funda, obra com que se destacou no movimento, podendo ser considerado o primeiro escritor a receber influência direta de modernistas, sobretudo de Oswald de Andrade. Os 11 contos que compõem a obra nasceram da experiência do autor como jornalista e, portanto, apresentam o sabor da notícia. Como cenário, tem três bairros paulistanos, nítida ambientação ítalo-brasileira.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Plano de Estudo Vestibular- Semana 1
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Português para Vestibular
GoConqr suporte .