Tecnologia, educação e tecnocentrismo

Description

FlashCards sobre Tecnologia, educação e tecnocentrismo, criado por Denis Diniz em 22-02-2019.
Denis Diniz
Flashcards by Denis Diniz, updated more than 1 year ago
Denis Diniz
Created by Denis Diniz about 5 years ago
93
0

Resource summary

Question Answer
A tecnologia fornece ao campo pedagógico conceitos que possibilitam a compreensão da sua relação com a educação, fazendo emergir possibilidades de superação do problema do tecnocentrismo, especialmente dentro do próprio campo pedagógico. O poder, na nossa sociedade, passa em muito, pelo poder "tecnológico" ou pelo "poder dos experts do sistema técnico", ou seja, a tecnologia coloca à disposição das pessoas um enorme poder.
Tecnofóbicos = Céticos quanto a aplicação a tecnologia e o seu uso. Tecnófilos = Os que veem de forma profundamente positiva a tecnologia e sua aplicação. 
Ambos enxergam a tecnologia como uma grande força que determina a própria sociedade -> Tecnocentrismo. Tecnocentrismo = Absolutização do paradigma tecnológico e o perigo que toda a vida do ser humano seja regida pela racionalidade tecnológica.
Tecnocentrismo = conceito, visão ou atitude que coloca a tecnologia como centro de reflexão. A posição tecnocêntrica deixa de lado questões como "O que é?" para analisar as do tipo "O que fazer?" e "Como fazê-lo ?"
= forma mentis = Mentalidade tecnologista - > técno-utópicos - atribuem valor inadequado à tecnologia em nossa sociedade - esse fenômeno depende da valorização da tecnologia no referido contexto cultural. Mentalidade tecnologista - Ideias e conceitos indefinidos, pois, sendo a racionalidade tecnológica um paradigma de aproximação da realidade, tudo passa a ser julgado pela maneira como a tecnologia funciona. Refazer o mundo à medida da racionalidade tecnológica.
homo faber = Conceito que define o ser humano como sendo capaz de fabricar ou criar com ferramentas e inteligência. 3 dimensões da atividade humana: 1. Theoria = relativa ao conhecer; 2. Práxis = referente ao agir; 3. Póiesis = mencionada ao fazer. Necessário que o ser humano integre as 3 dimensões no seu desenvolvimento.
A tecnologia tem a ver com a Póiesis - dimensão do fazer. Corresponde à atividade produtiva, sendo a expressão da atividade humana referida a métodos e artefatos. Faz parte da cultura e da maneira de viver do ser humano, porém, não é a única e nem a mais fundamental dimensão. = Cultura = colere -> cultivar. Se cultiva tanto a natureza humana, com vistas ao desenvolvimento pessoal e dela própria, quanto a natureza externa, em que se situa a atividade produtiva, a qual gera a tecnologia.
Definir adequadamente o conceito de tecnologia possibilita: a) aproximar-se da essência da técnica; b) visualizar o significado do seu papel; c) compreender a razão das grandes transformações experimentadas ao longo do tempo. 4 significados do termo tecnologia: 2. como sinônimo de técnica; 3. no sentido de conjunto de todas as técnicas de que dispõe determinada sociedade; 4. como ideologização da tecnologia.
1. como logos (ou epistemologia) da técnica. A tecnologia apresenta-se como algo que nomeia a reflexão sobre a técnica, ou seja, a discussão sobre o modo de produzir alguma coisa. A técnica é um ato humano que requer um conjunto de considerações teóricas que impõem a necessidade de um campo do conhecimento humano para aglutinar e consolidar tais reflexões, analisando-a criticamente, o que possibilita a construção do significado do termo tecnologia.
Show full summary Hide full summary

Similar

Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner