Sistema Nervoso (1.1)

Description

Estrutura e classificação (neurônios)
Thaisa Rocha
Flashcards by Thaisa Rocha, updated more than 1 year ago
Thaisa Rocha
Created by Thaisa Rocha about 5 years ago
261
0

Resource summary

Question Answer
O que é e qual é a função do Sistema Nervoso? É um conjunto de órgãos cuja função é integrar e coordenar os demais sistemas.
Neurônios Os neurônios são as células funcionais do sistema nervoso. Objetivo do neurônio é gerar impulsos elétricos.
Os neurônios são compostos por? Corpo celular, dendrito, axônio, Bainha de mielina, Nodos de Ranvier e Terminal sináptico
Corpo celular Abriga o núcleo e as organelas citoplasmáticas. É a região que mantem o neurônio vivo. Onde se inicia o estímulo elétrico.
Dendritos São ramificações do corpo celular, que se unem a outros neurônios. Um dendrito pode fazer diversas ligações entre si.
Axônio Conduz o impulso elétrico do corpo celular para o terminal sináptico. Possui um revestimentos chamado bainha de mielina.
Bainha de mielina É composta por gordura, e funciona como um perfeito isolante térmico para os axônios. Serve como um reservatório para o impulso elétrico para que a informação não seja perdida e chegue ao local desejado. Também aumenta a velocidade de condução do impulso elétrico no axônio.
Nodos de Ranvier São as interrupções presentes na bainha de mielina.
Terminal sináptico É responsável por unir os dendritos a outros neurônios. Os botões sinápticos produzem a vesícula sináptica, que contem os neurotransmissores
Remielinização Alguns neurônios podem perder a mielina, porem ela pode reencapar novamente; A esclerose é a dificuldade nesse processo.
São classificados em
Os neuronios também podem ser Mielínicos - ou amielínicos - são mais lentos e possuem mais chance de perder a informação.
O que são Neuróglia, Neuroglia ou Células da Glia? São as células não neuronais do sistema nervoso central.
Quais são as funções das células da Glia?
O que são as Células da Schwann? São as células do sistema nervoso periférico.
Divisão anatômica dos Sistemas Nervoso Central e Periférico
Divisão funcional dos Sistemas Nervoso Central e Periférico
Divisão do encéfalo
Defina as funções de cada lobo cerebral
Descreva esse processo de transporte de informações do SN Aferente ou sensitiva= vai do SNP até o SNC com sensibilidade, e ao chegar no SNC é mandado uma mensagem como resposta através da via aferente/motora que vai do centro para a periferia como uma resposta motora Eferente ou associação= analisam as informações, elaboram padrões de respostas ou geram respostas espontâneas
O que é um Impulso Nervoso? É a transmissão de uma alteração elétrica ao longo da membrana do neurônio a partir do ponto em que ele foi estimulado.
Neurotransmissores É uma substancia química que excita o segundo neurônio (neurônio pós-sináptico) transmitindo a informação contida no primeiro neurônio. Ex: Dopamina, Acetilcolina, Serotonina e Noradrenalina
Onde são produzidos os neurotransmissores? São produzidos no Corpo celular
Sinapse ¹É o nome dado a junção entre dois ou mais neurônios através dos neurotransmissores. ²É a comunicação entre os neurônios e os seus órgãos alvo. ³ São pontos de união através das células nervosas e células efetoras com a função de conduzir impulso nervoso.
O que é pré-sinapse e pós-sinapse? O neurônio que parte do tronco encefálico ou da medula espinal em direção ao gânglio é denominado pré ganglionar, porque está localizado antes do gânglio (daí vem o termo pré). O neurônio que sai do gânglio em direção à víscera é denominado neurônio pós ganglionar, porque está localizado depois do gânglio (daí vem o nome pós). Portanto, a referencia para se diferenciar os dois neurônios periféricos é o gânglio.
Quanto a localização, quais são os tipos de sinapses? Neuronal Neuromuscular e Neuroglandular
Neuronal Um Neurônio com outro neurônio
Neuromuscular Um Neurônio com um músculo
Neuroglândular Neurônio com uma glândula
Quanto a condução de impulso nervoso como pode ser realizado? Pode ser realizado de forma contínua e saltatória.
Contínuo É preciso abrir canais para transmissão do impulso nervoso. Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular. Enquanto isso, a concentração de K+ é mais alta dentro da célula do que no ambiente extracelular. Quando o ocorre abertura do canal entra sódio e sai potássio essas mudanças das cargas elétricas produzem uma diferença no potencial elétrico entre a parte interna e externa da membrana, a que se dá o nome de potencial de ação.
Saltatório Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para outro. A bainha de mielina faz com quem aumente a despolarização.
Quanto a natureza, existem quais tipos de sinapse? Pode ser químico e elétrico
Químico Gera o impulso nervoso unidirecional, é realizada com neurotransmissores e tem controle de modulação dos neurônios.
Elétrico Gera impulso nervoso para todos os lados, é realizada por canais de conexões (canal iônico), tem rapidez e sincronização.
Quanto a função ele pode ser: Excitatório e Inibitório
Excitatório Aproxima do limiar (USA CANAIS DE SÓDIO). Ocorre com movimento de íons positivos para dentro da célula. Esse tipo de potencial é conhecido como PEPS.
Inibitório Distância do limiar (USA CANAIS DE CLORO) . ocorre com abertura dos canais de Cloro. Esse tipo de potencial é conhecido como PIPS
Em quais tipos de sinapses elas estão presentes? As duas são presentes em sinapse QUÍMICA. Na sinapse elétrica apenas a excitatória.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema nervoso
João Victor
Sistema Urinário
mariana monteiro
Fisiologia do Sistema Renal
Paula Ceccon
Fisiologia Vegetal
victorgalol13
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
Paula Ceccon
Aparelho Locomotor - Sistema Muscular
mariana monteiro
Potencial de Ação Nervoso
Juliana Alfer
Sistema linfático
Matheus Paracampos
CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL
Isis Andrade