Engenharia Civil

Description

SLU Fundações Flashcards on Engenharia Civil, created by Renata Nascimento de Aguiar on 05/03/2019.
Renata Nascimento de Aguiar
Flashcards by Renata Nascimento de Aguiar, updated more than 1 year ago
Renata Nascimento de Aguiar
Created by Renata Nascimento de Aguiar about 5 years ago
147
0

Resource summary

Question Answer
Quais são os tipos de Fundações Profundas? Estacas e Tubulões
Quais são os tipos de Fundações Superficiais? Sapatas, blocos, radier, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas.
Quais são os tipos de Estacas moldadas in loco? Estaca broca, Strauss, Franki, Raiz, Hélice Contínua...
Quais são os tipos de Estacas Pré Moldadas? Concreto, metálicas ou de madeira.
Quais são os tipos de Tubulão? A céu aberto e a ar comprimido.
O que é Recalque? Movimento vertical descendente de um elemento estrutural.
O que é Levantamento? Movimento vertical ascendente de um elemento estrutural.
O que é Recalque diferencial específico? Relação entre as diferenças dos recalques de dois apoios e a distância entre eles.
O que é Cota de arrasamento? Nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso.
O que é Nega? A nega corresponde à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes.
O que é Repique? O repique corresponde à parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão.
Quais as Características das Sapatas? Executadas em concreto armado. Para solos com alta capacidade de suporte. Tensões de tração resistidas pela armadura.
Como é a Execução das Sapatas Escavação interrompida 30 cm acima da cota de assentamento em caso de escavação mecânica. Continua manualmente. Vistoria feita in loco no solo antes da concretagem.
Quais as Características dos Blocos Executados em concreto simples ou ciclópico. Concreto resiste às tensões de tração. Sem armadura. Seção quadrada ou retangular.
Qual a diferença entre blocos de fundação e blocos de coroamento? Bloco de coroamento são construídos sobre estacas ou tubulões, e são armados de modo a transmitir a carga dos pilares para as estacas ou os tubulões.
Quais as características do radier? Elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos.
O que é uma sapata associada? Sapata comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.
O que é uma viga de fundação? Elemento de fundação superficial comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estejam situados no mesmo alinhamento.
O que é uma sapata corrida? Sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente.
Quando não devemos usar sapatas? - Aterro mal compactado; - Argila mole; - Areia fofa e muito fofa; - Existência de água onde o rebaixamento do lençol freático não se justifica economicamente.
O que são vigas de equilíbrio? Elemento estrutural que recebe as cargas de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações.
O que são fundações profundas? Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base, por sua superfície lateral ou por uma combinação das duas. Que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, mínimo 3 m.
O que são estacas? Elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de operário.
O que são estacas mistas? A estaca mista é um tipo de fundação profunda constituída de dois (e não mais do que dois) elementos de materiais diferentes (madeira, aço, concreto pré-moldado e concreto moldado in loco).
O que são estacas moldadas in loco? São executadas enchendo-se de concreto ou argamassa perfurações previamente executadas no terreno, através de escavações ou de deslocamento do solo pela cravação de soquete ou de tubo de ponta fechada.
O que é estaca raiz? Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
O que é uma Estaca escavada com injeção ou Microestaca? Perfuração rotativa com circulação de água. Armada e injetada com calda de cimento ou argamassa através de tubo manchete, que visa aumentar a resistência do atrito lateral. Injeções são feitas de baixo para cima.
O que são estacas tipo broca? Tipo de fundação profunda executada por perfuração com trado manual e posterior concretagem, sempre acima do lençol freático. Não há garantia de verticalidade do furo.
Quais as características das Estacas tipo Strauss? Moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada.
Quando se deve usar ou não as estacas tipo Strauss? É indicada para locais confinados devido ao equipamento ser pequeno e leve, e provoca pouca vibração. Este tipo de estaca não deve ser utilizado em areias submersas ou em argilas muito moles saturadas.
O que são estacas tipo Franki? Moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.
Quais os tipos de estaca hélice? As estacas hélice podem ser do tipo contínua monitorada ou do tipo de deslocamento monitorada.
Quais as características da Estaca hélice contínua monitorada? Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada. A armadura é sempre colocada após a concretagem da estaca.
Qual a indicação da Estaca Hélice Contínua Monitorada? Essas estacas são indicadas para áreas urbanas, por não ocasionar vibrações e ruídos exagerados.
Quais as características da Estaca Hélice de Deslocamento Monitorada? É uma estaca de deslocamento, de concreto moldado in loco, mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado com características tais que ocasionam um deslocamento do solo junto ao fuste e à ponta, não havendo retirada de solo. A injeção de concreto é feita pelo interior do tubo central.
Show full summary Hide full summary

Similar

6 ESTRATEGIAS AUDACIOSAS PARA SER UM PROFISSIONAL REQUISITADO NO MERCADO DA CONSTRUCAO CIVIL DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E DESIGNER DE INTERIORES
Nataniel Neto
ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Novas Tecnologias aplicadas a Engenharia Civil
brunna-cm
Perícia na Engenharia Civil
joaoneto alves
Fundações
Bruna Sakazaki
FUNDAÇÕES
leh_sato
Fundação Superficial
Bruna Sakazaki
Fundações Profundas: Estacas
Anna Brito
Madeira
Samuel Júnior