História - Mineração no Brasil

Description

História Flashcards on História - Mineração no Brasil, created by João Pedro Ouriques Morais on 07/03/2019.
João Pedro Ouriques Morais
Flashcards by João Pedro Ouriques Morais, updated more than 1 year ago
João Pedro Ouriques Morais
Created by João Pedro Ouriques Morais about 5 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Expedições bandeirantes Quando SP estava em crise de mão de obra, os bandeirantes (paulistas) saíram em expedições com o principal objetivo a captura de indígenas e negros escravos. Atuaram também, na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
Jesuítas e seus objetivos Os jesuítas eram religiosos da Igreja católica que tinham como principal objetivo, partir em expedições junto com os bandeirantes para catequizar índios.
Mudanças ocorridas pela mineração no interior do Brasil Criação de vilas e cidades ao redor de algumas minas, mudança da capital do país, organização de impostos para o minério coletado, aumento da população e criação de mercados internos (ou, tropeiros).
Os principais impostos sobre a exploração do ouro Quinto= imposto no qual era cobrado 20% do metal extraído. Derrama= cobrança do ouro não encontrado (ou, juros). Capitação= cobrança de 17 gramas de ouro por escravo acompanhante.
Casa de fundição Local onde as autoridades da coroa portuguesa recolhiam o quinto e outros impostos e os transformavam em barras de ouro.
Queda do valor do açúcar no Brasil Após serem expulsos do nordeste brasileiro, (região muito importante na produção de açúcar) o povo holandês passou a produzir seu próprio produto (de mais qualidade e mais barato). Com esta competição o preço do açúcar brasileiro caiu muito.
Início da mineração brasileira A descoberta do ouro e pedras preciosas no Brasil, foram feitas pelas expedições bandeirantes, que além de capturar escravos indígenas tinha também como objetivo, procurar metais preciosos.
Exploração de diamantes Era controlada pela Coroa Portuguesa. Era organizada assim como o ouro, a partir da cobrança de impostos. Feito principalmente no Arraial do Tijuco.
Irmandades religiosas Eram instituições religiosas compostas por leigos que tinham como objetivo, ajudar os seus membros da igreja e a comunidade. Eram extremamente conservadores e moralistas, justificados na religião católica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes