Agonistas colinérgicos

Description

Farmacologia Flashcards on Agonistas colinérgicos, created by Alina Pinheiro on 16/03/2019.
Alina Pinheiro
Flashcards by Alina Pinheiro, updated more than 1 year ago
Alina Pinheiro
Created by Alina Pinheiro about 5 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Na divisão simpática, encontramos a Ach na transmissão... Do impulso nervoso do neurônio pré ganglionar para o neurônio pós ganglionar nos gânglios do SNA.
Na divisão parassimpática, encontramos a Ach... Tanto na transmissão do impulso nervoso do neurônio pré ganglionar para o neurônio pós ganglionar (no gânglio do SNA) quanto na transmissão do impulso do neurônio pós ganglionar para a célula efetora.
Na divisão simpática, os receptores nos quais a acetil colina age são majoritariamente: Nicotínicos.
Na divisão parassimpática, os os receptores para a acetil colina são: Nicotínicos nos gânglios do SNA e muscarínicos na célula efetora.
Quanto ao neurônio pós-ganglionar, no sistema parassimpático eles são majoritariamente (1) e agem sob a ação de receptores (2). No simpático os pós ganglionares são majoritariamente (3) e cujo neurotransmissor é majoritariamente (4) 1. Colinérgicos; 2. Muscarínicos; 3. Adrenérgicos; 4. Norepinefrina.
A natureza dos receptores muscarínicos é (1), já dos receptores nicotínicos é (2) 1. Proteína G (metabotrópicos - sete domínios transmembrana); 2. Canais iônicos (ionotrópicos - canal pentamérico ativado por ligante).
O receptores muscarínicos vão de M1 a M5, sendo que os pares são (excitatórios/inibitórios) e os ímpares são (excitatórios/inibitórios). 1. Inibitórios; 2. Excitatórios.
A diferença de um colinomimético de ação direta para um colinomimético de ação indireta é, principalmente: O fato de que um de ação direta agem diretamente nos receptores (nicotínicos e/ou muscarínicos) ligando-se a eles e ativando-os. Os indiretos agem por meio da hidrólise da acetilcolinesterase.
No que a Nostigmina se difere dos demais inibidores da colinesterase? Ela tem uma ação direta discreta, ou seja, tanto bloqueia a colinesterase quanto ativa os receptores nicotínicos neuromusculares.
Os principais ésteres de colina sã e de ácido carbâmico são: Acetilcolina; Metacolina (ação nicotínica reduzida); Carbacol; Betancol (ação nicotínica reduzida).
Os alcaloides colinomiméticos principais são: Efeito muscarínico: 1. Muscarina; 2. Pilocarpina. Efeito nicotínico: 3. Nicotina; 4. Lobelina.
Quanto à seletividade dos fármacos colinomiméticos, temos que: Alguns têm ação em ambos os receptores nicotínicos e muscarínicos. Outros são muito específicos quanto ao tipo de receptor, mas nenhum é específico quanto ao subtipo.
Podemos encontrar os receptores nicotínicos em: 1. Junção neuromuscular esquelética; 2. Gânglios simpáticos e parassimpáticos; 3. Em todo o cérebro.
O receptor do tipo M1 é um receptor localizado majoritariamente no (1), tem função (excitatória/inibitória) e atua sobre (3). 1. Nervos; 2. Excitatório; 3. Aumentando IPT3 e cascata de DAG
O receptor do tipo M2 é um receptor localizado majoritariamente no (1), tem função (excitatória/inibitória) e atua sobre (3). 1. Coração, também estando em nervos e músculos lisos (endotélio vascular); 2. Inibitória; 3. Inibição da produção de amp cíclico e ativação dos canais de K+.
O receptor do tipo M3 é um receptor localizado majoritariamente no (1), tem função (excitatória/inibitória) e atua sobre (3). 1. Glândulas, músculo liso e endotélio; 2. Excitatória; 3. IP3 e cascata de DAG.
O receptor do tipo M4 é um receptor localizado majoritariamente no (1), tem função (excitatória/inibitória) e atua sobre (3). 1. SNC; 2. Inibitória; 3. Inibição da produção de AMPc.
O receptor do tipo M5 é um receptor localizado majoritariamente no (1), tem função (excitatória/inibitória) e atua sobre (3). 1. SNC; 2. Excitatória; 3. IP3 e cascata de DAG.
O receptor do tipo Nmé um receptor localizado majoritariamente no (1) e atua sobre (2). 1. Junção neuromuscular do músculo esquelético; 2. Cascata de despolarização dos íons Na e K.
O receptor do tipo Nn é um receptor localizado majoritariamente no (1) e atua sobre (2). 1. SNC, corpo da célula pós-ganglionar e dendritos; 2. Cascata de despolarização dos íons Na e K.
Os ésteres de colina são (1), os ésteres de ácido carbâmico são (2). 1. Acetilcolina e Metacolina; 2. Carbacol e Betanecol.
Os alcalóides com função colinomimética são: Muscarina; Pilocarpina; Nicotina; Lobelina.
Dentre os ésteres de colina, os mais suscetíveis à ação de acetilcolinesterase são: 1. Acetilcolina (muito suscetível); 2. Metacolina (pouco suscetível).
Dentre os ésteres de colina, os que possuem ação nicotínica são: 1. Acetilcolina e Carbacol (intensidade similar). Betanecol e Metacolina NÃO POSSUEM atividade nicotínica.
Dentre os ésteres de colina, os que possuem maior ação muscarínica são: 1. Metacolina (++++); 2. Acetilcolina (+++); 3. Betanecol e Carbacol (++)
Quanto à duração, o Betanecol tem duração (longa/curta). Longa, pois não é pouquíssimo suscetível à colinesterase.
Quanto à administração, o Betanecol é administrado por: Via oral.
Quanto à classificação, o Betanecol é um: Agonista muscarínico.
Quanto ao uso, o Betanecol pode ser usado para: 1. Retenção urinária não obstrutiva (desenervação do esfincter urinário, diabetes ou lesão medular); 2. Refluxo gastroesofágico.
Quanto à classificação, o Carbacol é um: Agonista nicotínico e muscarínico.
O carbacol é metabolizado pela colinesterase? Não, duração mais longa.
Quanto ao uso, o Carbacol é utilizado para: Reduzir a pressão intraocular em emergências.
Quanto à administração do Carbacol, ele pode ser administrado por via: Tópica ou injeção intra-ocular.
Quanto à classificação, a Pilocarpina é um: Agonista muscarínico, sem ação nicotínica.
A pilocarpina sofre a ação da colinesterase? Não.
Quanto ao uso, a Pilocarpina pode ser usada para: Redução da pressão intraocular (tratamento do glaucoma);
Quanto à administração da Pilocarpina, ela é administrada por via: Ocular. ATRAVESSA A BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA.
Quanto à absorção dos ésteres de colina temos que a absorção deles é: Precária (menos ativo por via oral) e são pouco distribuídos pelo SNC.
Os derivados do ácido carbâmico são (muito suscetíveis/pouco suscetíveiss) à colinesterase, o que faz com que eles tenham uma meia vida (maior/menor). 1. Pouco suscetíveis; 2. Maior.
Quanto aos alcalóides colinomiméticos, eles são (bem absorvídos/mal absorvidos). Bem absorvidos. São lipossolúveis e alguns passam a BHE.
As ações oculares dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Contração do músculo liso do esfíncter da íris (miose) e contração do músculo ciliar (acomodação); 2. M3
As ações cardíacas dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Redução da frequência cardíaca (cronotropismo negativo); diminuição da velocidade de condução do NSA e NAV (dromotropismo negativo); redução da força de contração cardíaca (inotropismo negativo) 2. M2.
As ações vasculares dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Artérias e veias: dilatação (via EDRF ou óxido nítrico);queda da PA sistólica e diastólica; taquicardia reflexa (em baixas concentrações, obscurece a bradicardia). 2. M2
As ações respiratórias dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Contração do músculo liso da árvore brônquica (diminuem a broncodilatação); estímulo das glândulas brônquicas (aumento das secreções traqueobrônquicas); 2. M3
As ações no TGI dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Aumenta a atividade secretora e motora do intestino; glândulas salivares e gástricas estimuladas; aumento da atividade peristáltica; relaxamento dos esfíncteres; 2. M3
As ações no TGU (genitourinário) dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Estímulo ao músculo detrusor e relaxamento dos músculos trígono e esfíncter da bexiga (micção); OBS: musculatura uterina não é sensível a ação de agonistas muscarínicos; 2. M3.
As ações nas glândulas secretoras dos colinomiméticos são as seguintes: (1) Essas ações são mediadas principalmente pelo receptor (2). 1. Estimulam a secreção por meio das glândulas sudoríparas termorreguladoras, lacrimais e nasofaríngeas; 2. M3.
As ações no SNC dos colinomiméticos são as seguintes: (1) 1. A acetilcolina no SNC está relacionado com a cognição e sua diminuição pode estar associada as Demências. 2. A ação da nicotina no SNC é de provocar alerta, mas em altas concentrações pode provocar tremor, emese, estimulação do centro respiratório, convulsão e morte.
No SNC, os colinomiméticos funcionam como (1). No cérebro encontramos mais receptores do tipo (2), na medula prepondera os receptores do tipo (3). 1. Neurotransmissores; 2. Muscarínicos; 3. Nicotínicos.
A ação nicotínica no gânglio autonômico gera uma resposta: Simpática ou parassimpática, dependendo do sítio de ação.
No sistema cardiovascular, a resposta preponderante à ação nicotínica é: Simpática, com aumento da pressão arterial.
No TGI e TGU, a resposta preponderante à ação nicotínica é: Preponderantemente parassimpática, causando náuseas, vômitos, diarréia, eliminação da urina.
Na junção neuromuscular, os agonistas colinérgicos causam: Fasciculações e contração muscular.
Uso clínico dos colinomiméticos nos olhos: 1. Glaucoma de ângulo aberto (de ângulo fechado é emergencial); 2. Esotropia acomodativa em crianças pequenas (escolha); Obs: Pilocarpina, Metacolina, Carbacol hoje estão superados pelos betabloqueadores
Uso clínico dos colinomiméticos no TGI: 1. Íleo paralítico (atonia ou paralisia do intestino ou estômago após manipulação cirúrgica). 2. Esofagite de refluxo (aumento do tônus do esfíncter esofágico); Utilizado: Betanecol 10 a 25mg a cada 6 ou 8 horas.
Uso clínico dos colinomiméticos na xerostomia (boca seca): 1. Uso de pilocarpina, CEVIMELINA e bromexina 2. Radioterapia, Sindrome de Sjogrem. 3. Contra-indicação: asma 4. Efeitos colaterais: sudorese, náusea, diarreia
Uso clínico dos colinomiméticos no TGU: 1. Retenção urinária secundária a uma cirurgia, parto ou doença medular; 2. Usa-se: Betanecol 5mg subcutânea, repetida após 30 min, se necessário.
Quais são possíveis efeitos colaterais causados por agonistas muscarínicos (por exemplo a pilocarpina)? Náuseas, vômitos, diarréia, incontinência urinária, salivação, sudorese, vasodilatação cutânea e broncoconstrição. Obs: pode ser bloqueado pela atropina.
Quais são possíveis efeitos colaterais causados por agonistas nicotínicos (por exemplo a pilocarpina)? 1. Estimulação central (convulsão, coma e parada respiratória); 2. Despolarização da placa mioneural (bloqueio da despolarização e paralisia respiratória); 3. Hipertensão e arritmias cardíacas. OBS: dose letal 40mg ou 1 gota de líquido puro.
Tratamento da intoxicação por Agentes Nicotínicos: 1. Trata-se o excesso muscarínico resultado da estimulação parassimpática ganglionar com Atropina; 2. Trata-se a estimulação central com Diazepam (anticonvulsivante); 3. O bloqueio neuromuscular não responsivo a tratamento, trata-se com respiração mecânica.
Quais as implicações da intoxicação com nicotina para o ser humano? Nicotina tem meia vida curta, em 4 horas se o paciente não tiver lesão cerebral pode-se recuperar completamente. Se não for tratado, é passível de lesão cerebral.
Show full summary Hide full summary

Similar

Examen de farmacologia cardiovascular
Claudia Hernandez
FARMACOLOGÍA
Lily Alavez
Farmacologia
Josh Pedrazac
ANTIBIÓTICOS
Sarahí Dueñas
Fármacos Diuréticos
mairet Restrepo
Insulina
Aby Rush
BIOTRANSFORMACIÓN
Carlos Campaña
Farmacología Básica- Antianémicos y vitaminas
Elaine Rosales
Fármacos do sistema respiratório, do coração e pâncreas
Nathália Souza