Flash Card de introdução à computação 1MATV

Description

Marcus Aurelius Andre Dos Santos Junior
Marcus Bass
Flashcards by Marcus Bass, updated more than 1 year ago
Marcus Bass
Created by Marcus Bass about 5 years ago
217
0

Resource summary

Question Answer
O Que é ? O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar: : grande velocidade no processamento e disponibilização de informações; : precisão no fornecimento das informações; : próprio para execução de tarefas repetitivas; : propicia a redução de custos em várias atividades
A inteligência computacional, denominada originalmente de inteligência artificial, é uma das ciências mais recentes, tendo surgido logo após a segunda guerra mundial e tendo seu nome original cunhado em 1956. Para Bittencourt (2001), a inteligência artificial foi construída a partir de ideias filosóficas, cientificas e tecnológicas herdadas de outras ciências, algumas tão antigas quanto à lógica, desenvolvida há séculos. Na visão de Rabuske (1995), discutir sobre inteligência artificial pode ser considerada uma tarefa de extrema dificuldade a partir do instante em que se verifica que a própria inteligência humana, não artificial, encontra um vasto campo de conceitos e nem todos convergentes. Para Luger (2014), algumas das áreas de aplicação e contribuições da inteligência artificial são jogos, compreensão da
Sabemos que uma das consequências da Era da Informação digital, é o dilúvio de dados processados atualmente a todo momento no mundo. Um recente estudo realizado pela International Data Corporation (IDC) descobriu que um total de 3.892.179.480.350.000.000 (aproximadamente 3,9 trilhões) bits de informação foram criados em 2008. No futuro, o universo digital provavelmente irá dobrar de tamanho a cada 18 meses. A questão é: como garantir que tal volume de informações digitais, algumas muito valiosas, que são geradas continuamente, estejam acessíveis não apenas hoje, mas também para as gerações futuras? Para lidar com esse desafio, são necessárias soluções não apenas técnicas, mas principalmente econômicas e sociais. Estas são algumas das conclusões de um relatório intitulado Economia Sustentável para um Planeta Digital, elaborado pelo consórcio Blue Ribbon Task Force, um fórum de especialistas patrocinado pela Fundação Nacional de Ciências e por diversas outras instituições de pesquisas dos Estados Unidos e da Inglaterra.
A robótica é a atividade que consiste no estudo, planejamento e elaboração de projetos relacionados a robôs de todos os tipos. Embora essa pareça ser uma atividade muito elaborada e restrita para especialistas, a verdade é que ela também pode ser aplicada na educação, entretenimento, esportes etc...
O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
Uma câmera e um programa adequado. Só isso basta para identificar uma pessoa, automaticamente, por meio do reconhecimento facial. Uma tecnologia que, a partir de pontos e medidas do rosto - como o comprimento da linha da mandíbula, tamanho do crânio, distância entre os olhos, largura do nariz, entre outros - consegue identificar os indivíduos. E a tecnologia é mais eficiente do que as pessoas imaginam. No caso de gêmeos idênticos, por exemplo, o sistema consegue captar diferenças que não são vistas a olho nu. "Alguma distância entre os olhos, o tamanho do nariz ou do lábio servem como diferença para que o software identifique se um indivíduo é ele, ou não", conta Mauricio Nozaki, diretor de tecnologia.
O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Para isso várias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras. Na computação, a técnica usada são a de chaves, as chamadas “CHAVES CRIPTOGRAFICAS”, Trata-se de um conjunto de bit’s baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente e incompatível com a do emissor ela não conseguirá ter a informação.
"Computação quântica" é um termo que remete à vanguarda da tecnologia, e não é à toa: o assunto ainda é relativamente novo e pouco entendido, mas promete avanços tecnológicos incríveis. Uma das características mais notáveis do modelo quântico da física é o conceito de superposição: em algumas situações, alguns objetos ou partículas podem assumir dois estados diferentes ao mesmo tempo. O cientista austríaco Erwin Schrödinger, um dos pioneiros da física quântica, ilustrou essa característica com o experimento mental do "gato de Schrödinger".
O qubit é a versão quântica dos bits tradicionais. Enquanto um bit pode assumir apenas os valores 1 ou 0, o qubit pode ser 1, 0 ou os dois ao mesmo tempo. Embora isso possa parecer apenas um pequeno avanço (três valores possíveis em vez de dois), é algo muito mais importante do que isso. Pois quando vários qubits assumem dois valores ao mesmo tempo, eles podem realizar uma série de cálculos ao mesmo tempo também.
Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo.
Java é uma linguagem de programação e plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em 1995. Existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado, e mais desses são criados todos os dias.
HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Resumindo, o HTML é uma linguagem usada para a publicação de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudio etc.) na web. O HTML5 é a nova versão do HTML4 e um dos seus principais objetivos é facilitar a manipulação dos elementos, possibilitando o desenvolvedor modificar as características dos objetos de forma não intrusiva, fazendo com que isso fique transparente para o usuário final.
Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.
O nome é o mesmo dos agentes causadores de doenças infecciosas, os vírus. No caso do computador, no entanto, esse organismo não é biológico e sim eletrônico. "Vírus nada mais são do que pequenos programas desenvolvidos com o objetivo de causar algum dano ao usuário do computador
Um compilador é um programa de computador (ou um grupo de programas) que, a partir de um código fonte escrito em uma linguagem compilada, cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem, código objeto.
Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR) a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma camera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro.
As impressoras 3D conseguem imprimir qualquer tipo de coisa utilizando a tecnologia de impressão tridimensional. Os materiais usados na impressão costumam ser resina plástica e modelagens com laser, e sua estrutura é de metal. Ao fazer a leitura de arquivos para impressora 3D, é possível criar os mais diversos tipos de objetos, como peças decorativas, alimentos e até mesmo tatuagem.
A memória cache é um tipo de memória que trabalha em conjunto com o processador. De fato, todos os processadores atuais trazem uma certa quantidade de memória cache embutida no encapsulamento. O objetivo é potencializar o desempenho do chip de processamento, evitando que fique ocioso por longos períodos.
A palavra BIOS é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina.
Comunicação por campo de proximidade, ou near-field communication, é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro.
Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.
As placas de vídeo são peças de hardware que transmitem as imagens para o monitor. São chamadas de processadores gráficos, pois processam os dados e os transformam em imagem. As placas são indispensáveis para alguns programas de edição gráfica, e para um bom desempenho em assistir vídeos, sem contar os games, que precisam de placas cada vez melhores para apresentarem o máximo de desempenho.
Roteador é um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à internet, há quase sempre um roteador que conecta a rede local à rede da internet.
Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.
A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
Antes de tudo, é necessário entendermos o que significa RAM. Este termo é uma sigla, em inglês, para Random Access Memory, que significa “Memória de Acesso Aleatório”. A Memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais
Em informática, um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, chamada de cliente. Esses serviços podem ser de naturezas distintas, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico.
O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs). Mas o que isso representa na prática? Muita evolução em relação aos discos rígidos. Por exemplo, a eliminação das partes mecânicas reduz as vibrações e tornam os SSDs completamente silenciosos.
É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.
Show full summary Hide full summary

Similar

Inteligencia Artificial
Alceu Bernardino
Inteligencia Artificial
Erton Sotero
Ramos Inteligência Artificial
Wesley Lemos
Inteligencia Artificial - Parte I
Daniel Rodrigues8657
Raciocínio Baseado em Caso
Wesley Lemos
Tecnologias Digitais na Saude
Adolfo Casas
Reconhecimento Facial
Marina Franciulli
Estrutura de Agentes
Luís Cleiton
Competências em Tecnologias Educacionais
LEONARDO DE CASTRO MESQUITA
Tecnologias na Educação
regina_aquino
Engenharia de dados
Diego Dias