2. Classificação dos esportes

Description

revisão
Humberto França
Flashcards by Humberto França, updated more than 1 year ago
Humberto França
Created by Humberto França about 5 years ago
153
0

Resource summary

Question Answer
Quando se observa o ambiente físico no qual se realiza a prática esportiva, pode-se perceber que a atuação dos praticantes é afetada de forma diferente por ele. Estas formas diferenciadas de o ambiente físico afetar as práticas motoras permitem classificar os esportes no mínimo em duas categorias. Quais são essas categorias? Esportes sem estabilidade ambiental ou praticados em espaços não-padronizados; Esportes com estabilidade ambiental ou praticados em espaços padronizados.
caraterize os "Esportes sem estabilidade ambiental ou praticados em espaços não-padronizados": São aqueles que se realizam em espaços mutáveis e que, conseqüentemente, apresentam incertezas para o praticante, exigindo dele a permanente adaptação de sua ação motora às variações do ambiente.
caraterize os "esportes com estabilidade ambiental ou praticados em espaços padronizados": são os que se realizam em espaços estandardizados e que não oferecem incertezas para o praticante.
Este processo de análise das características esportivas permite identificar dentro das categorias de esportes com e sem interação direta com o adversário subcategorias que se vinculam a diferentes critérios. Para os esportes sem interação o critério utilizado é o tipo de desempenho motor comparado para designar o vencedor nas diferentes modalidades.
Este processo de análise das características esportivas permite identificar dentro das categorias de esportes com e sem interação direta com o adversário subcategorias que se vinculam a diferentes critérios. Já para os esportes em que há interação o critério de classificação liga-se ao objetivo tático da ação, ou seja, a exigência que é colocada aos participantes pelas modalidades para conseguir o propósito do confronto deportivo.
Esportes de "marca" define-se? são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso.
Esportes "estéticos" define-se? são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.
Esportes de precisão define-se? são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.
os esportes sem interação com o adversário tem-se diferentes tipos de resultados como elemento de comparação de desempenho, permitindo classificar as modalidades em? Esportes de "marca"; Esportes "estéticos"; Esportes de precisão.
Os esportes com interação com o adversário podem ser divididos em quatro categorias. Quais? Esportes de combate ou luta; Campo e taco; Esportes de rede/quadra dividida ou muro; Esportes de invasão ou territoriais.
Esportes de combate ou luta define-se são aqueles caracterizados como disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
Campo e taco define-se compreendem aqueles que têm como objetivo colocar a bola longe dos jogadores do campo a fim de recorrer espaços determinados para conseguir mais corridas que os adversários.
Esportes de rede/quadra dividida ou muro define-se? são os que têm como objetivo colocar arremessar/lançar um móvel em setores onde o(s) adversário(s) seja(m) incapaz(es) de alcançá-lo ou forçá-lo(s) para que cometa/m um erro, servindo somente o tempo que o objeto está em movimento.
Esportes de invasão ou territoriais define-se? constituem aqueles que têm como objetivo invadir a setor defendido pelo adversário procurando atingindo a meta contraria para pontuar, protegendo simultaneamente a sua própria meta.
O sistema de classificação dos esportes não é completo, existem esportes que nele não estão contemplados. Como por exemplo? o kabaddi, esporte nacional da Índia, aqui classificado como esporte de luta e coletivo, poderia entender-se que não é compatível com esta classificação). Esta estrutura, contudo, possibilita a classificação da maioria das modalidades esportivas conhecidas, habilitando uma análise criteriosa dos elementos particulares do universo esportivo e permitindo mapear os elementos comuns entre diversas modalidades.
Santin (1987) destaca que os elementos fundantes da Educação Física são: o ser humano (uma totalidade indivisível) e o movimento, o qual possui componentes/elementos intencionais internos e externos.
esporte telespetáculo, o qual pode ser definido, conforme Betti (1998) ...? uma realidade textual relativamente autônoma (face à prática “real” do esporte) que é construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuadas pelo enquadramento das câmaras televisivas, edição das imagens e comentários, sons e efeitos gráfico-computacionais que se acrescentam a elas. É regido pela lógica da espetacularização, por sua vez ligada aos interesses econômicos das grandes empresas midiáticas e às possibilidades tecnológicas de produção e emissão de imagens.
Tal lógica da espetacularização -ao transformar o esporte em texto predominantemente imagético e relativamente autônomo face à prática “real” do esporte- traz uma importante conseqüência: a fragmentação/descontextualização do fenômeno esportivo. As mídias fragmentam e descontextualizam a experiência global de praticar esporte.
Já havíamos apontado (Betti, 2001, 2004) a decisiva influência das mídias (em especial a televisão), no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, com importantes repercussões para a Educação Física, entendida esta tanto como área de conhecimento como de intervenção profissional. São essas tendências: Novas esportivizações; Progressivo distanciamento do esporte telespetáculo das demais formas da cultura esportiva; “Confundimento” ou “entrelaçamento” entre os modelos de estética corporal e o modelo do fitness (saúde/aptidão física).
constitui-se as três frentes do campo que tem sido chamado "mídia-educação" (FANTIN, 2012): estudos e intervenções pedagógicas sobre as mídias (análise dos conteúdos), com as mídias (apoio aos processos de ensino e aprendizagem) e através das mídias (produção de conteúdos).
Show full summary Hide full summary

Similar

Jogo da memória - Voleibol
fekhouri
Avaliação de Handebol
fekhouri
Avaliação de Voleibol
fekhouri
Conceituando o Esporte
Luciano Gurski
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Sharla Maria Freitas de Souza
ESCOLA ESPORTE
PROFESSORA SHARLA
10 Profissões para quem quer trabalhar com esporte
Marina Faria
FISIOTERAPIA ESPORTIVA
Heloisa Oliveira
Quiz de basquete
João Marconato
Estatuto do idoso
Aline Gross
Slides Atividade
Pedro Henrique