6. História da edf

Description

compreender
Humberto França
Flashcards by Humberto França, updated more than 1 year ago
Humberto França
Created by Humberto França about 5 years ago
21
0

Resource summary

Question Answer
A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil em qual século? No século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guths Muths, J.J. Rosseau, Pestalozzi e outros.
Três anos após a aprovação da reforma do primário e do secundário (reforma Couto Ferraz), em 1854, como ficou organizado o ensino da "Educação Física"? A ginástica passou a ser uma disciplina obrigatória no primário e a dança no secundário.
Rui Barbosa, em 1882, realiza uma reforma na qual ele recomendou novas atribuições para a ginástica. Quais? Que a ginástica fosse obrigatória para ambos os sexos e que fosse oferecida oferecida para as Escolas Normais. Todavia, a implantação de fato destas leis ocorreu apenas em parte, no Rio de Janeiro (capital da República) e nas escolas militares.
A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física era calcada em qual perspectiva? Higienista. Nela, a preocupação central é com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício.
No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos. Quais os principais métodos? Os principais foram propostos pelo sueco RH. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess. Estes autores apresentaram propostas que procuravam valorizar a imagem da ginástica na escola e, assim, acabaram por fornecer elementos para o aprimoramento físico dos indivíduos.
Os métodos ginásticos procuravam capacitar os indivíduos no sentido de contribuir com a ...? indústria nascente e com a prosperidade da nação.
No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de uma geração capaz de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, por isso era importante selecionar os indivíduos "perfeitos" fisicamente, excluir os incapacitados, contribuindo para uma maximização da força e do poderio da população (Coletivo de Autores, 1992)
Ambas as concepções higienista e militarista da Educação Física consideravam a Educação Física como disciplina essencialmente prática, não necessitando, portanto, de uma fundamentação teórica que lhe desse suporte.
Havia distinção evidente entre a Educação Física e a instrução física militar? não
Na constituição de 1946 a inspiração é liberal-democrática face à influência dos educadores da...? da escola nova
O movimento da Escola Nova que surgiu anteriormente (década de 20), mas que se fez presente nesta fase, tinha por base o respeito à personalidade da criança, visando desenvolvê-la integralmente, caracterizando-se por uma escola democrática e utilitária, cuja ênfase punha-se no aprender fazendo.
Com influências do movimento da Escola Nova, o discurso predominante na Educação Física passa a ser: "A Educação Física é um meio da Educação". O discurso desta fase vai advogar em prol da educação do movimento como única forma capaz de promover a chamada educação integral. E neste contexto que, num concurso promovido pelo Departamento de Educação Física (DEF), vence a proposta que propõe o conceito biossócio-filosófico da Educação Física em substituição ao conceito anátomo-fisio-lógico que vigorava até então. Observa
influências do movimento da Escola Nova na EDF conhece o auge no inicio da década de 60 e passa a ser reprimido a partir da instalação da ditadura militar no nosso país. Beta' (1991) ressalta que, entre 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio ...? Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo, muito embora o esporte de alto nível estivesse presente no interior da sociedade desde os anos 20 e 30.
Com argumentos que vêm de "fora para dentro", Castellani Filho (1993) afirma que as mudanças ocorridas na Educação Física foram resultado de dois motivos distintos, porém não excludentes. O primeiro deles diz respeito...? ao modelo educacional que, no que tange à formação de homens com consciência do tempo que vivem, deixava muito a desejar, precisando, portanto, ser modificado para sincronizar se aos novos tempos.
Com argumentos que vêm de "fora para dentro", Castellani Filho (1993) afirma que as mudanças ocorridas na Educação Física foram resultado de dois motivos distintos, porém não excludentes. O segundo motivo está relacionado com a questão da produtividade. Assistíamos, naqueles anos, ao avançar de um processo de automação da mão de obra, até então apoiada na força de trabalho humana, que fez por secundarizar a importância da construção do modelo de corpo produtivo.
Em 1823, Joaquim Antônio Serpa, elaborou o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias. Quais categorias? 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória (Gutierrez, 1972).
Show full summary Hide full summary

Similar

Idade Contemporanêa
Luiz Gustavo Cos
Plano Nacional de Educação
Humberto França
12. Lei Nº 4.024 e Lei Decreto nº 69.450
Humberto França
Exercícios abdominais - Flexão da coluna no aparelho
Humberto França
Concepções teóricas do processo de aprendizagem
Humberto França
Sistemas defensivos
Humberto França
Sistema ofensivo - handebal
Humberto França
BNCC - EDF anos inicias e finais
Humberto França
5. Ginástica
Humberto França
Ginástica
Humberto França