Sistemas Distribuídos - A1

Description

Cards com conteúdo da prova A1 de sistemas distribuídos.
Pedro  Valcarenghi
Flashcards by Pedro Valcarenghi , updated more than 1 year ago More Less
Natan Riboli
Created by Natan Riboli about 5 years ago
Pedro  Valcarenghi
Copied by Pedro Valcarenghi about 5 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
O que é um sistema distribuído? Serviço(s) que aparenta para o usuário como hospedado em apenas um host, mas que na verdade está disponível em dois ou mais hosts.
Qual o maior exemplo de sistema distribuído? Internet
Cite 3 aplicações de sistemas distribuídos de finanças e comércio: Amazon, Internet Banking e Paypal
Quais os motivos que justificam uma distribuição funcional? Os recursos naturalmente estão distribuídos e há necessidade para compartilhar recursos como impressoras e discos, arquivos, diretórios, páginas web e bancos de dados entre usuários finais.
Quais as razões econômicas que nos levam a distribuir uma aplicação? Supercomputadores são mais poderosos, porém muito mais caros. Portanto uma solução distribuída apresenta um custo menor e uma maior capacidade de escalabilidade.
O que é em quais casos dizemos que uma distribuição é inerente? A distribuição inerente é a ligação inseparável de dois recursos, onde um recurso somente funciona se estiver ligado a um outro recurso. Exemplo: Caixa eletrônico e servidor de transação bancária.
O que são clusters e quais suas vantagens? São uma Interligação de computadores para aumento da capacidade computacional, sua vantagem é aumentar o poder de escalabilidade de um sistema distribuído.
Cite tendências de sistemas distribuídos para os próximos anos: Surgimento de redes pervasivas, o avanço na computação ubíqua, uma crescente demanda por serviços multimídia e uma visão de serviços distribuídos como um serviço público.
O que são camadas lógicas? O conceito de camadas lógicas é utilizar a estratégia de dividir um sistema complexo em camadas, cada uma utilizando os serviços oferecidos pela camada lógica inferior.
O que é proxy? É um padrão arquitetônico de sistema distribuído que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores.
Quais os usos do proxy em nosso dia a dia? Ele pode ser utilizado para: transparência de localização e cache.
O que é um modelo físico de sistema distribuído primitivo? Surgiu na década entre 1970 e 1980 e consiste em uma rede local, geralmente ethernet, de 10 a 100 nós que utilizava de serviços mais básicos como impressoras e servidores de arquivos e também possuía Internet limitada e compartilhada.
Oque são os modelos de sistemas físicos? Um modelo físico é uma representação dos elementos de hardware de um sistema distribuído, de maneira a abstrair os detalhes específicos do computador e das tecnologias de rede empregadas.
Cite cinco tipos de recursos de hardware que possam ser compartilhados com sucesso. Discos, Impressoras, Scanners, Access Point, Processador e Memória.
O que são os modelos arquitetônicos? Descrevem um sistema distribuído em termos das tarefas computacionais e de comunicação realizadas por seus elementos computacionais.
O que são as camadas físicas? O conceito de camadas físicas é complementar ao conceito de camadas lógicas, organizando as funcionalidades de cada camada lógica em um servidor apropriado.
Cite cinco tipos de recursos de software que possam ser compartilhados com sucesso. Banco de dados, páginas web, sistemas ERP, vídeos e músicas.
O que é DNS? Sigla para Domain Name System, é um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios.
Como o DNS funciona? Os nomes de domínio são lidos da direta para esquerda. Existem os domínios primários, como os .com, .net, .info. e os domínios secundários, que recebem os prefixos de cada país (.com.br, .net.br - neste caso o .com é um subdomínio do .br).
Oque é o NTP? NTP é o protocolo para sincronização dos relógios dos computadores, ele define uma forma para computadores conversarem entre si e acertarem seus relógios, baseados em alguma fonte precisa de tempo, como os relógios atômicos.
Quais as utilidades do NTP? Possibilita manter os horários sincronizados, o que auxilia na sincronização de outros serviços, principalmente os que utilizam precisão de tempo para funcionamento e para segurança, garantindo os horários de acessos aos serviços distribuídos.
O que são os root servers de DNS? São servidores distribuídos representados por um . (ponto) no fim do nome do domínio que guardam os endereços desses, quando recebem um pedido de resolução, encaminham a requisição para os domínios primários ou secundários, conforme a requisição.
Quantos root servers de DNS há no mundo? Existem no mundo 13 root servers que respondem todas as resoluções de nomes.
O que são terminal services? Terminal Services é uma implementação da Microsoft de computação de Thin client, onde aplicações do Microsoft Windows, ou mesmo o Ambiente de Trabalho inteiro de um computador ficam acessíveis a um cliente remoto.
Para que serve o serial de sincronismo no serviço do bind9? Para o servidor secundário identificar alterações no servidor primário e assim sincronizar suas informações dos arquivos de dados.
Qual o significado de CNAME no sistema bind de DNS? Canonical Name
Quais os desafios em garantir a qualidade de crescimento e disseminação dos sistemas distribuídos? São 8: Heterogeneidade, Abertura, Segurança, Escalabilidade, Tratamento de Falhas, Concorrência, Transparência, Qualidade de Serviço
Usando o utilitário dig, qual comando utilizamos para buscar informações no servidor dns da máquina local? dig @localhost dominio.local
Como é realizado a identificação de um destino de mensagem na comunicação entre processos remotos? Utiliza-se o Endereço IP somando a ele a Porta local
Como funcionam as comunicações síncronas de processos em sistemas distribuídos? Nas comunicações síncronas quando existir um envio (send) o processo de origem é bloqueado enquanto aguarda o retorno (receive) correspondente
O que é um soquete de rede? É um ponto final de um fluxo de comunicação entre processos através de uma rede de computadores.
Como funcionam as comunicações assíncronas de processos em sistemas distribuídos? Nas comunicações Assíncronas o processo de origem pode seguir sua execução após realizar a operação de envio(send).
Qual comando no Linux podemos demonstrar os serviços e suas portas associadas? netstat
Na comunicação síncrona o processo de destino é bloqueante? Explique. Pode ou não ser bloqueante, dependendo da aplicação e das configurações do servidor.
Qual comando utilizamos para visualizar os servidores utilizados para regulação do horário através do NTP? ntpq -c pe
Na comunicação assíncrona o processo de origem é bloqueante? Explique. Ele não é bloqueante, pois continua normalmente com seu processamento enquanto aguarda o retorno(Receive) em paralelo.
Como ocorre a comunicação entre processos em sistemas distribuídos? A comunicação entre processos se da basicamente pela passagem de mensagens entre os pares de hosts, utiizando duas operações: envio e recebimento de mensagens.
Show full summary Hide full summary

Similar

Memória Computacional
Filipe Gabriel
Ciência da Computação
charlinston.binko
Servidores de Web e de Aplicação
Raphael Luiz Fonseca
Engenharia de Software
Gabriel Alexandre
Algoritmos
Henrique Cícero
AULA 02 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES (PERSONAGENS)
cleversonsh
Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
AV1 - Arquitetura de Computadores
Danielle Custodio
Definição de Algoritmos
Henrique Cícero
Teoria dos Grafos
Natalie Bravo