Regime Jurídico e Princípios

Description

Concursos Públicos Direito Administrativo Flashcards on Regime Jurídico e Princípios, created by PRISCILA WOLLENA on 05/04/2019.
PRISCILA WOLLENA
Flashcards by PRISCILA WOLLENA, updated more than 1 year ago
PRISCILA WOLLENA
Created by PRISCILA WOLLENA about 5 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Qual é a fonte primária do Direito Administrativo? Maria Di Pietro entende que são fontes formais do Direito Administrativo: (i) a Constituição; (ii) a lei; (ii) o regulamento e outros atos normativos da Administração Pública. Por outro lado, são fontes materiais: (i) a doutrina; (ii) a jurisprudência; (iii) e os princípios gerais do direito.
Quais são as tarefas precípuas da administração pública? Tarefas precípuas da Adm. Pública: FOI POSE FOmento Intervenção POlícia administrativa SErviço público
Qual a natureza juridica atividade do Presidente do Tribunal, em relação aos precatórios? Súmula nº 311: “os atos do presidente do tribunal que disponham sobre o processamento e pagamento de precatório não têm caráter jurisdicional”.Logo, mero cunho administrativo.
O que é regime jurídico? É o conjunto de regras que incidem sobre o poder público envolvendo diritos e obrigações para preservação dos interesses da coletividade.
Qual autonomia do judiciário sobre a administração pública? Apenas pode fazer controle de legalidade em respeito ao princípio da separação dos poderes
Qual objetivo dos Princípios ? Preservação dos interesses da coletividade
Quem são os destinatários dos Princípios que regem a Adm. pública? Todos aqueles que se encontrem dentro da administração pública direta e indireta (nas 04 esferas de governo)
Quais são os Princípios expressos que regem a administração pública? Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência
Quem compõe a administração publica direta? Os órgãos: *ministérios (federal) * Secretarias (estadual) * prefeituras regionais (municípios)
Quem compõe a administração publica indireta? Pessoas Jurídicas *Autarquias *Fundações *Empresas Públicas * Sociedades de Economia Mista
Quais são os princípios implícitos que regem a administração pública? a) supremacia do interesse público sobre o do particular b) princípio da motivação - STF, 684 c) razoabilidade d) autotutela - STF 473 * ilegal - anula * não sendo ilegal - revoga
Definição da Administração Pública em sentido material: A Administração Pública deve ser entendida como a atividade administrativa exercida pelo Estado.
Decorrente do principio de autotutela, o que ocorre em caso de atos ilegais ou inconvenientes para a administração pública? Quando houve atos ilegais: poderá a administração anular Não sendo ilegal, mas, não atendendo mais ao interesse público será revogado.
O que compreende a administração pública em sentido material ou objetivo? Administração pública em sentido material, objetivo ou funcional representa o conjunto de atividades que costumam ser consideradas próprias da função administrativa. Refere-se à atividade, não a quem a exerce.
O que compreende a administração pública no sentido formal, subjetivo? Administração pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico é o conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes que o nosso ordenamento jurídico define como administração pública, não importando a atividade que exerçam.
Show full summary Hide full summary

Similar

Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.