Aula 05 - Divisão celular

Description

Coisas que preciso saber para a primeira prova de divisão celular.
Milene Carrara
Flashcards by Milene Carrara, updated more than 1 year ago
Milene Carrara
Created by Milene Carrara almost 5 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
Existem células que se dividem muito, por isso possuem o tempo de intervalo muito curto, como as células tronco, neuronais, tumorais e espermatogônias. Por outro lado, muitas células não se dividem. Explique e cite-as. As células que desempenham funções MUITO importantes para o corpo podem não ter tempo para dividir-se. Ocorre com algumas células que sofrem diferenciação e algumas podem voltar a dividir-se com estímulos fortes. Hepatócitos, fibroblastos, endoteliais, musculares lisas.
Existem 3 fases da intérfase: G1, S e G2. A fase S é muito importante pois produz DNA e as proteínas histônicas. Diferencie as duas fases GAP. A fase de G1 é o período no qual a célula está realizando suas atividades, como síntese proteica. O estímulo à divisão cria reações em cascata. Após passar por S, G2 é o período de verificação do DNA e aumento do volume celular, que pode exigir correção de erros na sequência ou apoptose.
Explique a prófase. Condensina ativada; Centrossomos duplicados p/ os polos; Formação das fibras do fuso; Desorganização do núcleo; Organelas membranosas em vesículas.
Cromossomos compactados ao máx.; Enfileiramento no equador; Ligação das fibras ao cinetocoro; Coesina.
A - despolimerização das fibras do fuso para separar as cromátides irmãs; B - crescimento das fibras astrais para alongamento celular. OBS.: proteínas motoras
Chegada dos cromossomos filhos; Reorganização do núcleo; CITOCINESE; Cromatina descompactada.
Diferencie as fibras do fuso. Fibras astrais: alongamento celular; Fibras polares: empurrar o citoplasma e distribuição de organelas; Fibras do cinetocoro: ligar-se ao cinetocoro para separação das cromátides.
LEMBRAR: onde estão os telômeros? ZIGÓTENO: explicar a importância do complexo sinaptonêmico.
Qual é a diferença entre o cinetocoro da mitose e meiose? OBS.: citar complexos de monopolinas e Rec8
Explique os mecanismos de variabilidade genética presentes na meiose e sua importância. Intercinese é igual a intérfase?
O que é ciclo haplobionte diplonte? V ou F - ocorre em plantas e fungos. Qual é a relação entre células haplóides e diploides durante a mitose e meiose?
Explique a importância da meiose para gametogênese. Quando as células germinativas se formam? E as gônias? E o ovócito I? Qual é a diferença entre número de cromossomos e conteúdo de DNA? O número de cromossomos se altera durante a divisão mitótica? OBS.: pense em "cromossomo simples" e "cromossomo duplo"
Show full summary Hide full summary

Similar

Mitose
Igor -
CICLO CELULAR e MITOSE
João Ramalho
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos
Reino Monera
nathaliaires