Camadas da atmosfera

Description

Enem Geografia (5. Elementos do clima e fatores climáticos) Flashcards on Camadas da atmosfera, created by Graziele Fernandes on 08/04/2019.
Graziele Fernandes
Flashcards by Graziele Fernandes, updated more than 1 year ago More Less
Izadora Amaral
Created by Izadora Amaral about 7 years ago
Graziele Fernandes
Copied by Graziele Fernandes about 5 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
O que é a atmosfera e quais suas cinco camadas? Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. Ela é formada por cinco camadas sendo elas: •Troposfera •Estratosfera •Mesosfera •Termosfera •ionosfera
A Troposfera É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo. Nessa camada que está a quase totalidade de vapores de água que envolvem o planeta
A Estratosfera Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.
A Mesosfera Na mesosfera, a temperatura novamente diminui. Esta camada vai até cerca de 80 km. A esta altura, a temperatura chega a -90ºC!
A Termosfera E a termosfera, que não possui um limite inferior muito bem definido. Aqui as moléculas se agitam com uma velocidade enorme, o que significaria uma temperatura altíssima.
A Ionosfera A ionosfera,é composta por uma infinidade de íons criados a partir da radiação solar que incide nas moléculas de oxigênio e nitrogênio, liberando elétrons.A ionosfera é composta por três camadas (da mais próxima a mais distante) D, E e F que possuem concentrações diferentes de íons.
A Exosfera A exosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre. Ela está localizada entre a termosfera (penúltima camada) e o espaço sideral. Portanto, ela é a última camada, localizada, aproximadamente, entre 800 km e 10.000 km da superfície terrestre (altitude).
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo