REVISÃO - INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA

Description

MATERIAL - Site 'Só Português' CRIADO EM - 15/04/2019.
Bruna_ Concursada
Flashcards by Bruna_ Concursada, updated more than 1 year ago
Bruna_ Concursada
Created by Bruna_ Concursada about 5 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
PORTUGUÊS O QUE É GRAMÁTICA? A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala.
QUAL É A BASE DA GRAMÁTICA? Tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta.
A GRAMÁTICA É UMA CIÊNCIA ESTÁTICA? Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE GRAMÁTICA? - Gramática Normativa; - Gramática Descritiva; - Gramática Histórica; - Gramática Comparativa.
O QUE É GRAMÁTICA NORMATIVA? É aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente. Costuma ser utilizada em sala de aula e em livros didáticos.
O QUE É GRAMÁTICA DESCRITIVA? Ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou errado. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações.
O QUE É GRAMÁTICA HISTÓRICA? Estuda a origem e a evolução histórica de uma língua.
O QUE É GRAMÁTICA COMPARATIVA? Dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas. O Português, por exemplo, faz parte da Gramática Comparativa das línguas românicas.
QUAIS SÃO AS DIVISÕES DA GRAMÁTICA? (DEFINIÇÃO) Sabe-se que a língua é um sistema tríplice: compreende um sistema de formas (mórfico), um sistema de frases (sintático) e um sistema de sons (fônico).
QUAIS SÃO AS DIVISÕES DA GRAMÁTICA? Morfologia - abrange o sistema mórfico; Sintaxe - enfoca o sistema sintático; Fonologia/Fonética - focaliza o sistema fônico.
E A SEMÂNTICA? Alguns gramáticos incluem nessa visão uma quarta parte, a Semântica, que se ocupa dos significados dos componentes de uma língua.
Show full summary Hide full summary

Similar

SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Português - Gramática
Nikita Northman
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso