Direito Eleitoral-Doutrina e Jurisprudência

Description

Flashcards on Direito Eleitoral-Doutrina e Jurisprudência, created by ana priscia rio on 02/05/2019.
ana priscia rio
Flashcards by ana priscia rio, updated more than 1 year ago
ana priscia rio
Created by ana priscia rio almost 5 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Quais são as principais características da Justiça Eleitoral? - O sistema eleitoral é judicial; - É uma justiça especializada; - Possui uma estrutura piramidal e hierárquica; - Não possui magistratura própria; - Periodicidade da investidura dos juízes; -Periodicidade da investidura dos juízes; -Divisão territorial (circunscrições, zonas e seções eleitorais); -
Qual é o entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca da possibilidade de o advogado continuar atuando enquanto desenvolve a função de juiz na Justiça Eleitoral? O STF, na ADI 1127, entendeu que “a incompatibilidade com o exercício da advocacia não alcança os juízes eleitorais e seus suplentes, em face da composição da Justiça eleitoral estabelecida na Constituição”. Assim, não há vedação na legislação para que o advogado, que seja Juiz do TRE ou Min. do TSE, exerça a advocacia.
Quanto a sua natureza, como pode ser classificado o Código Eleitoral? O Código Eleitoral pode ser considerado como lei ordinária recepcionado parcialmente como lei complementar. Isso porque ele trata da estrutura, da organização e da competência da Justiça Eleitoral e a Constituição Federal reservou esse tema para LC. Assim, nesses três temas, o CE foi recepcionado como LC.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Christmas Carol - Charles Dickens
chloeprincess10
Crime and Deviance with sociological methods key terms
emzelise1996
enzymes and the organ system
Nour
Biology AQA 3.1.3 Absorption
evie.daines
An Inspector calls Techniques
anya14
Business Studies GCSE
phil.ianson666
New GCSE Maths
Sarah Egan
OP doplnovaci otazky
Helen Phamova