Gestão de Operações e Logística

Resource summary

Question Answer
Unidade 1: Introdução à Logística 1- Definição * P. 14 Logística é definida como a colocação do produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no prazo certo, com a qualidade certa, com a documentação certa, ao custo certo, sendo produzido ao menor custo, da melhor forma, e deslocado mais rapidamente, agregando valor ao produto e dando resultados positivos aos acionistas e aos clientes. Tudo isso respeitando a integridade humana de empregados, de fornecedores e de clientes e a preservação do meio ambiente.
Gerenciamento da Logística P. 15 É a coordenação das diferentes atividades componentes da logística, tornando-as um conjunto harmonioso de atividades que visam obter os menores custos logísticos que atendam ao Nível de Serviço contratado pelo cliente.
A logística pode ser dividida conforme suas aplicações,como: Logística Reversa e Logística de Serviços. P. 15 *Logística Reversa trata de fluxos inversos de itens para reparos e devoluções de material de embalagens (pallets, pilhas, recipientes de refrigerante, de agrotóxicos etc.); *Logística de Serviços aplica todos os conceitos tradicionais de logística na área de serviço.
Nível de serviço * P. 18 O Nível de Serviço pode ser definido como a qualidade (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.) na ótica do cliente.
Etapas do nível de serviço P. 20 1- Pré-transação: nessa etapa ocorre a negociação, o estabelecimento do Nível de Serviço contratado, tudo posto de maneira formal e por escrito. 2- Transação: nessa etapa o processo logístico é realmente realizado. Para tanto, é preciso administrar os níveis de estoque, os prazos, o transporte – caso tenha sido contratado, deve ocorrer o rastreamento do produto. 3- Pós-transação: nessa etapa são observadas as garantias, os reparos, as peças de reposição que foram contratadas. Muitos serviços logísticos são contratados com a montagem do equipamento na organização do cliente, essa montagem é realizada nessa etapa.
Qual a maneira mais eficaz de realizar a logística por processos? P. 22 Através do controle efetivo e quantitativo das operações/processos.
Como o controle é efetivado? P. 22 Através dos itens de controle, da ótica da qualidade ou dos indicadores de qualidade.
Quais os indicadores de qualidade? P. 22 - Custos; -Valor; -Desempenho
O que é o OTIF? * P. 23 É um indicador de qualidade que mede quantos pedidos foram realizados, conforme o que foi solicitado/ contratado em termos de prazo e de qualidade.
Atividades da Logística * Estabelecidas conforme o nível de serviço. São divididas em: P. 27 *Gestão de Processamento do pedido; *Gestão do Transporte; *Gestão do Estoque.
*Gestão de Processamento do pedido- (Manutenção da Informação): P. 28 Estabelecida a infraestrutura necessária para recebimento e tratamento dos pedidos recebidos, os padrões para colocação de pedidos, as normas de tratamento e o fluxo das informações dentro da organização.
*Gestão do Transporte- (Transporte): P. 28 Diz respeito à parte mais operacional da atividade. Nessa atividade são tomadas as seguintes decisões: a seleção do modal de transporte, o dimensionamento da frota, a escolha dos veículos da frota, os roteiros a serem percorridos, a decisão por se utilizar ou não de intermodalidade e multimodalidade e a programação de saída para a circulação da frota, entre outras.
*Gestão de Estoques (Compras, Armazenagem, Embalagem de Proteção e Manuseio de Materiais): P. 28 Estabelecemos as políticas de estocagem de insumos e de produtos acabados, a previsão de vendas, a definição da quantidade e do tamanho dos armazéns para atender a logística, entre outras.
Tempo do Ciclo do Pedido * P. 31 O Ciclo do Pedido é o conjunto de atividades, incluindo todas as atividades da logística, que devem ser realizadas para que o produto solicitado possa ser entregue ao cliente no Nível de Serviço contratado.
Processo logístico * P. 32 O processo logístico é visto como o conjunto de todas as etapas e de todos os integrantes que compõem a logística de algum produto de uma organização. Assim, ele é composto, entre outros, dos seguintes atores: da indústria, da organização pública, da organização privada, dos fornecedores e dos clientes.
Administração de materiais P. 34 É um conjunto de atividades que tem por finalidade o abastecimento de materiais para a organização no tempo certo, na quantidade certa, na qualidade solicitada, sendo tudo isso conseguido ao menor custo possível.
Principais atividades inerentes à Administração de Materiais P. 34 Manutenção de Estoques, Processamento do Pedido, Compras, Programação do Produto, Embalagem de Proteção, Armazenagem, Manuseio de Materiais, Manutenção da Informação e Transporte.
Distribuição Física P. 37 Trata do processamento de pedidos, do transporte, da estocagem de produtos acabados e da armazenagem dos produtos finais da organização
Principais atividades que compõem a Distribuição Física: P. 37 O transporte e o gerenciamento de estoque.
Canal de distribuição P. 38 1- Fábrica à cliente final; 2- Fábrica à loja de varejo à cliente final; 3- Fábrica à atacadista à loja de varejo à cliente final.
O sistema de transporte na Distribuição Física pode ser classificado em dois tipos: Distribuição um para um e Distribuição um para muitos. P. 39 - Distribuição um para um: carga é transportada para um único ponto de destino; Distribuição um para muitos: carga é transportada para diversos pontos de destino do Canal de Distribuição.
Planejamento da logística P. 43 Leva a organização a definir, baseada no Nível de Serviço, os modais de transporte a serem utilizados, a rede de distribuição e de suprimento, os níveis de estoque, os modelos, os tamanhos e a quantidade de armazéns e a localização física das instalações (fábrica, armazéns e garagens).
Tipos de planejamento logístico: P. 46 *Planejamento estratégico: Ocorre no longo prazo. Planejamento tático: ocorre em um horizonte máximo de um ano. *Planejamento operacional: é aquele que ocorre no dia a dia das organizações. P. 53
Unidade 2 - Gestão do processamento do pedido P. 55 -A primeira etapa do processo logístico;
O Processamento do Pedido pode ser dividido, para cada venda realizada, nas seguintes atividades: P. 56 Emissão, Transmissão, Verificação, Processamento.
Emissão: P. 56 Início de processamento do pedido, feita a negociação, inicia o processo de formalização.
Transmissão/Entrada: P. 57 Os pedidos devem ser enviadas para a organização para sua posterior digitação em sistema de computadores. A transmissão pode ser dividida em 2 etapas: transmissão e digitação
Verificação: P. 57 Inicia após a transmissão e digitação. Tem o intuito de verificar dados do cliente e da compra.
Processamento: P. 58 Ocorre a parte física do Processamento do Pedido, ou seja, o processo de deslocamento e de acompanhamento da carga. Algumas etapas são realizadas nessa atividade: a Manutenção do Estoque, a Emissão de Documentos, a Autorização para Embarque, o Rastreamento do Produto e o Relacionamento com os clientes
Manutenção da Informação P. 62 É uma função vital dentro da logística, por isso todas as informações que envolvem completamente o processo logístico devem ser trocadas de forma segura e rápida.
Ganhos que a organização pode ter com a informatização e a automação da informação: P. 63 Ganho de tempo na “manipulação” de dados, maior confiabilidade no trabalho de “manipulação” de dados, agilidade na aquisição dos dados, disponibilidade de informação em qualquer lugar e hora e eficiência operacional.
As maiores dificuldades para a implantação de informatização na organização são: P. 63 O desconhecimento dos processos da organização, a não padronização dos procedimentos, a falta de investimento em TI ou a crença de que a TI por si só pode melhorar a organização e, ainda, os altos custos de informatização para as pequenas e as médias organizações.
Modelos de gerenciamento da logística: P. 63 *Sistema Logístico de Informação e Telecomunicações (captura, transfere, processa, armazena dados, etc); *ERP (planeja as atvs de produção em razão da demanda); *Sistema de Relacionamento com o Cliente (Trata cada cliente como ele é).
Unidade 3: Gestão do transporte P. 69 Um sistema de transporte eficiente proporciona as seguintes vantagens para as regiões atendidas: a redução dos preços, o acesso a matérias-primas com custo mais baixo, o desenvolvimento local e o aumento da área de atuação no mercado.
Tipos de transporte: * P. 71 Marítimo, fluvial, lacustre, ferroviário, rodoviário, dutoviário e aéreo.
Devemos utilizar as seguintes características dos modais de transporte para analisá-los comparativamente: P. 74 Custo, cobertura de mercado, comprimento médio do percurso em quilômetro, capacidade do equipamento de transporte (tonelada), velocidade (tempo em trânsito), disponibilidade, grau de competição (número de oferta de prestadores de serviço), tráfego predominante (valor), tráfego predominante (peso por unidade transportada), confiabilidade, nível de risco e experiências passadas com a modalidade.
Custo de transporte P. 78 É constituídos pela soma de insumos, como mão de obra, energia, materiais diversos, equipamentos, instalações fixas etc.
O custo pode ser dividido em duas grandes classes: Custo Direto e Custo Indireto. P. 78 Os Custos Diretos são todos os itens de custos diretamente relacionados com a operação de transporte, por exemplo: motoristas, combustível, custo de capital de veículos etc. Os Custos Indiretos são despesas relacionadas à organização e que não estão diretamente relacionadas com a operação de transporte, por exemplo: setores de contabilidade, de vendas e de recursos humanos, secretária da organização, condomínio do prédio administrativo,
Além da divisão anterior, os custos podem ainda ter uma outra divisão: Custos Fixos e Custos Variáveis. P. 79 Os Custos Fixos dizem respeito a todos os itens que não se alteram por causa do aumento da produção, como o custo do capital, do seguro, o custo com a folha de pagamento (salários) etc. Os Custos Variáveis correspondem aos itens que variam por causa do aumento de produção, como o combustível, os pneus, as horas extras etc.
Fatores que Impactam os Custos do Modal de Transporte P. 81 Alguns fatores inerentes ao produto influenciam diretamente os custos. Dentre eles, citamos: densidade, facilidade de acomodação no veículo e facilidade de manuseio (handling).
A densidade P. 81 Afeta diretamente o transporte por causa, inicialmente, da configuração do veículo de transporte, ou seja, se é um vagão, um caminhão ou um navio.
Facilidade de acomodação no veículo: P. 81 Devemos destacar as questões de adequação do veículo ao tipo de carga. Existe no mercado uma grande variedade de caminhões, de vagões e de navios que concorrem, não por acaso, em atender às diferentes necessidades dos diferentes produtos.
Facilidade de manuseio (handling): P 81 Buscamos facilitar o acondicionamento de produtos dentro dos veículos de carga. Nessa ótica, as embalagens de proteção exercem papel fundamental, pois elas facilitam muito essa operação.
Fatores relacionados ao mercado: Distâncias dos mercados, o balanceamento do tráfego (entrada e saída dos mercados), a sazonalidade dos movimentos, a competição entre transportadores ou modalidades, a natureza e a extensão da regulação dos transportadores e o transporte doméstico ou o internacional.
*Distância dos mercados: FRETE; *Balanceamento do tráfego: FRETE de retorno; *Sazonalidade dos movimentos: impactos no frete; *Competição entre transportadores: Equilíbrio de mercado; *(MAIS FATORES NO VERSO). Transporte doméstico X internacional: exigências são menores para o modal doméstico se comparadas com o modal internacional.
Índices utilizados para se medir a sua eficiência dos transportes: P. 83 Momento de transporte e o tempo em trânsito
Momento de transporte: Pode ser visto como a unidade-padrão para quantificar o transporte realizado por um veículo de transporte ou de uma frota inteira.
Tempo em trânsito: Diz respeito ao tempo gasto a partir do momento em que o veículo de transporte é carregado e liberado para viajar até o momento em que ele chega ao destino e se apresenta para descarregar.
Unidade 4: Gestão de estoque * P. 89 O estoque é definido como certa quantidade de matéria-prima ou produto acabado que ainda não foi consumido ou comprado/entregue ao cliente da organização.
Desequilíbrio entre oferta e demanda: P. 89 Estoque intencional / Estoque ocasionado por ausência de planejamento e estoque ocasionado por falha de planejamento.
Classificação dos Estoques * P. 93 * O estoque de matéria-prima; *Estoques em processo de produção; *Estoque de produtos acabados; *Estoque de peças de reposição; *Estoque de trabalho; *Estoque de ciclo de produção; *Estoque no canal de distribuição; *Estoques de Segurança; *Estoque de especulação; *Estoque para sazonalidade Total: 10
Estoque de matéria-prima P. 94 Diz respeito aos produtos que serão insumos para a produção dos produtos finais.
Estoques em processo de produção ( work in progress). P. 94 Ocorrem em indústrias que possuem sua linha de produção em série, na qual uma célula produz um produto semiacabado que entra na produção da segunda célula e assim por diante.
Estoque de produtos acabados P. 94 Refere-se ao produto final da produção de uma organização. Nem sempre o volume produzido está totalmente vendido, gerando, assim, um estoque de produtos acabados.
Estoque de peças de reposição P. 94 Pode ser visto como a necessidade de as organizações manterem estoque mínimo de peças de reposição para as suas máquinas a fim de se evitar paradas de produção.
Estoque de trabalho P. 94 Refere-se ao que está disponível nos depósitos de distribuição para atender à demanda real que a organização possui e tem de entregar para os seus consumidores.
Estoque de ciclo de produção P. 94 Refere-se ao estoque necessário de suprimentos para atender à demanda de produção em razão do lote de produção e do volume de produção que a organização está trabalhando.
Estoque no canal de distribuição P. 94 Refere-se aos produtos acabados que estão em trânsito para serem entregues aos clientes, estacionados em um armazém ou circulando dentro de um veículo de transporte.
Estoque de segurança P. 95 Podem ocorrer para suprimentos ou para produtos acabados.
Estoque de especulação P. 95 É gerado com vistas ao aumento do preço de mercado do produto em um horizonte estabelecido para especulação.
Estoque para sazonalidade P. 95 Pode ser definido como o estoque gerado durante o período de baixa demanda para ser consumido no período de alta demanda
Custos Relacionados ao Estoque * P. 96 Custo de capital, custo de gerenciamento, custo de armazenagem, custo referente ao risco, custo de colocação do pedido, custo de setup e custo da Perda de Venda.
Custo de capital : P. 96 Refere-se ao custo físico dos produtos estocados.
Custo de gerenciamento do estoque: P. 97 Diz respeito ao custo de pessoal necessário para controlar o estoque e o custo de seguro necessário para os produtos em estoque.
Custo de armazenagem: P. 97 É formado pelo custo do espaço ocupado, do manuseio do produto e de outros custos de armazenagem que porventura existam.
Custo referente ao risco: P. 97 Ocorre quando existem roubos e avarias no estoque armazenado, além de o custo do estoque se tornar obsoleto em razão da introdução de novos produtos.
Custo de colocação de um pedido: P. 97 Apesar de não ser um custo específico do estoque, é fixo, independente do tamanho do pedido, e, portanto, deve ser analisado.
Custo de setup: P. 97 Refere-se aos pedidos específicos de um cliente.
Custo da Perda de Venda: P. 97 É de difícil mensuração, no entanto, deve ser sempre analisado o custo de cada produto e, sobretudo, o impacto da perda de u m cliente e, consequentemente, o custo do esforço eventual para se recuperar esse cliente.
Métodos de previsão de demanda : * Quantitativos e qualitativos
Métodos Qualitativos: P. 99 São elaborados a partir de expectativas não numéricas baseadas na experiência de profissionais da organização que já atuam no mercado, como os vendedores, os gerentes, os executivos ou a pesquisa de mercado com consumidores.
Para isso são adotados três métodos básicos: Pesquisa de Mercado, Painel de Consenso e Analogia Histórica.
Pesquisa de mercado: Busca levantar as necessidades e a satisfação dos clientes por meio de informações, como o nível atual de satisfação do cliente e o impacto da introdução de novos produtos/serviços.
Painel de Consenso: P. 99 Visa aglutinar as diversas experiências dos diversos profissionais do mercado.
Analogia Histórica: P. 99 Tem a função de analisar a história do mercado e o comportamento da sociedade para prever como será a introdução de novos produtos no mercado.
Métodos Quantitativos: P. 100 Também conhecidos como Métodos Estatísticos, utilizam modelos matemáticos baseados na teoria da estatística para fazer análises mais precisas e que deem resultados próximos da realidade.
Métodos Quantitativos são agrupados nos seguintes tipos: P. 100 Previsão ou Séries Temporais (Média Móvel, Média Móvel Ponderada, entre outros), Regressão Estatística e Simulação de Cenários.
Planejamento de estoque * P. 104 Visa controlar a quantidade em estoque de maneira a atender o Nível de Serviço vendido a um custo de estoque mínimo que minimize seu impacto no transporte e no processamento do pedido.
Controle de estoque Objetivos: P. 114 Ter controle por meio do conhecimento dos valores monetários investidos em estoques e assegurar que os recursos investidos estejam dentro de parâmetros planejados pela organização.
A Gestão de Estoque pode ser realizada por meio de três estratégias básicas: P. 114 *Custo Médio Ponderado; *Método o Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair (PEPS); *Método o Último a Entrar é o Primeiro a Sair (UEPS)
Gestão de compras P. 116 * Compra x comprar; *Setor de compras; *Objetivo do setor de compras; *Profissional do setor de compras
Fornecedor P. 120 É a organização que fabrica ou negocia algum produto e/ou serviço necessário ao setor produtivo ou ao setor administrativo de outra organização por meio de um processo de compra em que são estabelecidos contratos de fornecimento e/ ou parcerias para que esse fornecedor passe a entregar determinado produto em prazos acordados nos contratos.
Alguns critérios na escolha dos fornecedores: P. 120 *Qualidade adicional do produto/ *Serviço de pós-vendas/ *Confiabilidade nos prazos de entrega/ *Custo logístico, entre outros.
Armazenagem: P. 123 Refere-se à administração do espaço necessário para manter os estoques de produtos da organização.
Duas importantes funções dos armazéns: P. 124 Transferência, ou Transit point, e Cross docking
Inventário P. 134 É a relação de todos os produtos que a organização guarda em seu estoque, como a matéria-prima ou as peças e as partes para a produção ou os produtos acabados para venda
Tipos de armazéns: P. 130 Os armazéns podem ser verticalizados, ou seja, eles podem ter altura, pé-direito, suficiente para empilhar cargas, como os estoques de regulação de café que ficam até dez anos armazenados, ou usar prateleiras e estantes para armazenar as mercadorias, que serão vistas na seção, a seguir, sobre equipamentos de manuseio, os quais podem usar pallets ou simplesmente caixas.
Gestão de Almoxarifado Almoxarifado pode ser definido como um espaço reservado à guarda e à manutenção em estado perfeito de materiais, podendo ser coberto ou não, porém adequado à natureza dos produtos ali depositados
Destacamos três funções principais de um almoxarifado: Receber os materiais adquiridos pela organização, entregar os materiais.
Show full summary Hide full summary

Similar

10 Basic English Questions - Quiz 1
Leo JC
GCSE PE - 1
lydia_ward
UNIT 1 DIGITAL MEDIA SECTORS AND AUDIENCES
carolyn ebanks
Main People in Medicine Through Time
Holly Bamford
The Anatomy of the Heart
Shannan Muskopf
OCR AS CHEMISTRY A DEFINITIONS
awesome.lois
AQA A2 Biology Unit 4: Populations
Charlotte Lloyd
GCSE REVISION TIMETABLE
holbbox
1PR101 2.test - Část 11.
Nikola Truong
Welcome to GoConqr!
Sarah Egan
Mapa Mental Planificación estratégica
Verny Fernandez