Coagulação e Floculação

Description

P2 de Operações Unitárias A. Assunto: Coagulação e Floculação.
Flávia Brasil
Flashcards by Flávia Brasil, updated more than 1 year ago
Flávia Brasil
Created by Flávia Brasil almost 5 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Defina Coagulação e no que se consiste? O.U. responsável pela desestabilização das partículas coloidais em um sistema aquoso. Consiste na adição de um coagulante em um sistema turbulento, com objetivo de desestabilizar as cargas de partículas finamente divididas ou em estado coloidal.
No que consiste a clarificação de uma água? Consiste na neutralização das cargas negativas da matéria e a aglutinação das partículas para que se tornem maiores e possam sedimentar rapidamente.
Qual o objetivo da coagulação e floculação? Aglomerar as impurezas que se encontram em suspensões finas ou estado coloidal, em partículas maiores que possam ser removidas por decantação, filtração ou flotação.
quais são os meios para de desestabilizar os colóides? calor, agitação, agentes coagulantes químicos, processos biológicos, passagem de corrente elétrica, eletrocoagulação com coagulantes químicos.
Quais são os processos físico-químicos para clarificar efluentes? desestabilização dos colóides por coagulação seguido da floculação, e separação de fases por sedimentação, filtração ou outra operação.
Nos mecanismos de desestabilização dos colóides, explique o processo de Adsorção-Neutralização. O sulfato de alumínio é lançado na água e é hidrolisado formando os cátions Al+3 e SO4-2. Se for lançado sob agitação intensa e pequeno tempo de detenção com pH adequado, os Al+3 serão adsorvidos pelos colóides, e as cargas - serão neutralizadas. Assim, os colóides poderão se aproximar-se um dos outros e flocular.
Nos mecanismos de desestabilização dos colóides, explique o processo de Varredura. Em função da maior dosagem do coagulante e do pH, as partículas coloidais são adsorvidas e as suspensas são envolvidas pelo precipitado de Alumínio de Ferro. Se a dosagem do sulfato de alumínio for alta e o tempo de detenção for longo, o Al+3 se juntará com OH- e formará um gel hidróxido de alumínio, que ao ser agitado atrairá os colóides como se os varresse e formando flocos.
Quais são os fatores que influenciam na coagulação? Tipo do coagulante a ser utilizado Concentração do coagulante Gradiente de velocidade Tempo de mistura
O que são unidades de mistura rápida? operação destinada a dispersar produtos químicos na água a ser tratada, em particular no processo de coagulação, pois nesta etapa o coagulante deve ser aplicado em regime turbulento para a melhor dispersão do coagulante no meio líquido.
O que são dispositivos de mistura? qualquer trecho ou seção canal que produza perda de carga compatível com as condições desejadas, em termos de gradiente de velocidade e tempo de mistura. Podem ser também jatos da solução coagulante, agitadores mecanizados e entrada de bombas centrífugas.
Quais são os tipos de misturadores? Misturadores hidráulicos (medidor de Parshall ou Vertedouros) Difusores ou malhas difusoras Misturadores mecanizados
Por que podem ocorrer dificuldades de coagulação? Como isso pode ser resolvido? Dificuldades com a coagulação ocorrem devido aos precipitados de baixa decantação, ou flocos frágeis que são fragmentados sob forças hidráulicas nos decantadores e filtros de areia. Pode ser resolvido adicionando auxiliares de coagulação que beneficiam a floculação, aumentando a decantação e o enrijecimento dos flocos.
Defina floculação Aglomeração e compactação das partículas coagulantes, formando conjuntos conjuntos maiores e mais adensados (flocos) com tamanho e densidade adequadas para serem removidos por sedimentação, flotação ou filtração.
Como ocorre o processo de floculação? Adiciona-se um floculante (polímero) para facilitar a formação dos flocos, promovendo a agregação das partículas finas, tornando-os mais fáceis de sedimentarem.
A floculação é função do: Gradiente de velocidade criado, número, tamanho e concentração das partículas.
O que são agentes de floculação? São auxiliares de coagulação. Os Polieletrólitos são os mais usados. Beneficiam a floculação, aumentando a decantação e o enrijecimento dos flocos.
Que fatores influenciam na utilização do polímeros utilizados na floculação? Forma de aplicação Ambiente Químico Sistema Hidrodinâmico Tamanho das partículas
Quais são os tipos de floculantes utilizados? Polieletrólitos catiônicos Polieletrólitos aniônicos (coagulantes auxiliares, agentes floculantes) Polieletrólitos não iônicos (coagulantes auxiliares)
O que acontece quando uso os polímeros catiônicos e não iônicos conjuntamente? Quando uso os dois polímeros conjuntamente, eu formo um fluxo adequado, o polímero catiônico sendo coagulante primário e o polímero não iônico sendo o auxiliar de coagulação.
Qual a vantagem do uso dos floculantes/polieletrólitos? Os polieletrólitos irão reduzir o volume do lodo, e irá ter menor alteração do pH
O que são Flocuradores? São unidades utilizadas para promover a agregação das partículas formadas na mistura rápida(no processo de coagulação)
Dê exemplos de floculadores hidráulicos Hidráulico de fluxo horizontal, vertical, floculador alabama, floculadores em meio poroso.
Nos floculadores hidráulicos, explique a função do distanciamento das chicanas horizontais. As chicanas horizontais vão aumentando para que o gradiente de velocidade vá diminuindo.
Dê exemplos de floculadores mecânicos Agitadores de fluxo radial, axial ou agitadores de fluxo radial e axial.
Explique o que é o Jartest e como deve ser feito É um teste para obtenção de um polieletrólito no tratamento de uma determinada água. Deve-se verificar: diferentes dosagens de coagulantes, diferentes pH, diferentes gradientes médios de velocidade, diferentes tempos de mistura.
Quais são os mecanismos de transporte na floculação? Floculação Petricinética(Movimento Browniano) Floculação Ortocinética(Gradientes de velocidade) Floculaçãõ por Sedimentação Diferencial.
Quais são as etapas do tratamento convencional de águas de abastecimento? CAPTAÇÃO - COAGULAÇÃO - FLOCULAÇÃO - SEDIMENTAÇÃO - FILTRAÇÃO - DESINFECÇÃO - FLUORETAÇÃO - CORREÇÃO DE pH - ÁGUA FINAL
Do que são formados os colóides? qual seu tamanho? Formados por microorganismos, proteínas, gorduras, argilas. Tamanho: 0,001 a 1um
o que são colóides liofóbicos? Formam um sistema heterogêneo com o solvente. Fase contínua - solvente Fase dispersa - colóide
O que são colóides liofílicos? Formam um sistema homogêneo com o solvente. Única fase contínua. Solvente e sistema coloidal como soluto.
Quais são as propriedades dos colóides? Movimento Browniano Efeito Tyndall Adsorção Superficial Eletrocinética
Fale sobre a estabilidade dos sistemas coloidais em meio aquoso. Hidrofóbico - sistemas instáveis - interações com o solvente são pequenas Hidrofílico - sistemas estáveis - interações com o sistema previnem o sistema contra alterações em sua estrutura global.
Show full summary Hide full summary

Similar

TRATAMENTO DE ÁGUA
Taís Santos
TRATAMENTO DE ÁGUA
Taís Santos
Mapa conceitual de tratamento de água
EDMILSON FILHO
Tratamento de Água
Luis Camilo Duarte de Araújo
Medidores de vazão
Beatriz Oliveira
Captação de água
David Patrick Correia
Etapas do Tratamento de Água
Canal Melloso
Tratamento de Água
Janaynna Soares
Instrumentação: introdução e simbologia
Beatriz Oliveira
TRATAMENTO DE ÁGUA
Cleber Cavalari
Será que consigo dizer qual tipo de filtro você é com base nessas perguntas?
Isabella Rodrigues