Procedimentos Especiais de Execução Penal

Description

Questionário de procedimentos especiais de execução penal.
Silvio R. Urbano da Silva
Flashcards by Silvio R. Urbano da Silva, updated more than 1 year ago
Silvio R. Urbano da Silva
Created by Silvio R. Urbano da Silva almost 5 years ago
67
0

Resource summary

Question Answer
É possível a remissão de pena por tempo de trabalho antes do início da execução da pena pelo condenado a regime fechado? Depende. Se era uma prisão cautelar os dias trabalhados durante o tempo dessa prisão irão ser contados para remir a pena. Porém, se o apenado estava respondendo ao processo em liberdade e ainda assim trabalhando esses dias não serão contados como trabalho para remir a pena.
Qual o fenômeno jurídico que distingue o preso provisório do condenado? Existe exceção? O fenômeno jurídico que distingue o preso provisório do condenado é o trânsito em julgado. A exceção é o precedente do STF da condenação em segunda instância. Isto é, com essa decisão do STF passou-se a considerar o início do cumprimento da pena após acórdão proferido em segunda instância.
Quais as finalidades da pena? A pena tem finalidade retributiva, preventiva (geral e especial) e reeducativa ou ressocializadora.
Quais são os três momentos da individualização da pena? 1º momento: tem relação com o poder legislativo, é a tipificação do crime; 2º momento: tem relação com o poder judiciário: é a dosimetria da pena; 3º momento: tem relação com o poder executivo, é a execução da pena.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Como o estado lida com o preso transgênero, na fase da execução penal? O estado respeita a condição e encaminha para uma estrutura mais adequada considerando as particularidades do condenado transgênero.
Quais as formas e os critérios para se alcançar a remição da pena? O apenado tem direito ao equilíbrio entre as atividades laborais, de lazer e educacionais. São 3 as formas de remição da pena: 1. Pelo trabalho: remir um dia de pena para cada três dias de trabalho; 2. Pelo estudo: remir um dia de pena para cada 12 horas de frequência escolar + bônus de 1/3 por desempenho nos estudos; 3. Pela leitura: cada resenha de obra lida possibilita a remição de 4 dias de pena, permitido ao apenado a leitura de 1 livro por mês e no máximo 12 livros por ano. Se cumprir o plano de leitura e ter suas resenhas aprovadas o preso poderá remir 48 dias por ano nessa modalidade.
Qual o fundamento jurídico da manutenção do cerceamento da liberdade nos casos do Chico Picadinho, Champinha e Pedrinho Matador ? A internação penal deve cessar após os 30 anos de cumprimento da pena, esse é o limite para o estado atuar com o seu sistema punitivo. Contudo, em casos excepcionais, quando a pessoa não tem condições psiquiátricas de voltar ao convívio social o Direito Civil traz a possibilidade de internação compulsória.
Explique a natureza jurídica do RDD. A pergunta pode ser mais profunda, por exemplo: Relacione o RDD com o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito do inimigo. O RDD tem natureza jurídica de sanção administrativa/disciplinar, que é estabelecida quando o condenado comete fato entendido como crime doloso que ocasione a desordem e a indisciplina no presídio.
Diante da omissão do artigo 197 da LEP, apresente as formas para integração da norma. Explique, justifique e fundamente. Diante da omissão do artigo 197 da LEP devemos aplicar as regras do CPP referentes ao Recurso em Sentido Estrito (RESE). A Súmula 700 do STF nos dá uma direção nesse sentido, in verbis: "É de cinco dias o prazo para interposição de agravo contra decisão do juiz da execução penal".
Alguém pode ficar preso mais de 30 anos? Depende. Em regra não, conforme o artigo 75 do Código Penal: "O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos." Porém, se durante o curso da pena o apenado cometer novos crimes e for condenado a pena do novo crime é somada a dos crimes anteriores e a contagem do tempo para os 30 anos é zerada.
O condenado a uma pena de 300 anos progredirá em quanto tempo? O cálculo para a progressão de regime é feito sobre o total de anos da pena. E para a progressão de regime deve-se levar em conta os seguintes fatores: 1/6 (um sexto) da pena para crimes não hediondos (comuns); 2/5 (dois quintos) da pena para crimes hediondos; 3/5 (três quintos) da pena para reincidentes; 1/8 (um oitavo) da pena para mulheres gestantes ou que forem mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência;
É possível a progressão por salto no ordenamento jurídico brasileiro? A nova interpretação jurisprudencial, por meio da Súmula Vinculante 56, é de que não havendo estabelecimento adequado deverão ser tomadas providências para não deixar o apenado em regime mais gravoso, portanto, sim. Excepcionalmente pode acontecer, na medida em que a orientação jurisprudencial traz outras opções como por exemplo: regime domiciliar, medidas alternativas, monitoramento eletrônico etc.
A prática de falta grave pode ensejar a inclusão no RDD? Explique e fundamente. Depende. Precisa ser uma falta grave que gere a subversão da ordem no estabelecimento prisional.
Quais os critérios para conceder o indulto? Explique e fundamente. Não há critérios objetivos e nem subjetivos definidos em lei ou na Constituição Federal, este é um ato de livre vontade do Presidente da República, que pode consultar ou receber um parecer do Conselho de Política Carcerária, e será expresso por Decreto Presidencial.
IMPORTANTE SABER, MAS NÃO VAI CAIR ASSIM Explique a finalidade retributiva da pena. A finalidade retributiva da pena tem a função de retribuir com o mal da sanção o mal causado pela infração penal, ou seja, seu único objetivo é a retribuição do mal pelo mal.
IMPORTANTE SABER, MAS NÃO VAI CAIR ASSIM Explique a finalidade preventiva geral da pena. O objetivo da sanção, na prevenção geral, é intimidar, com a aplicação penal, os demais cidadãos, e, dessa forma, evitar o cometimento do crime. Esse função pode ser considerada “como uma coação psicológica sobre todos os cidadãos”. Diante disso, para assegurar o poder estatal e fazer com que os cidadãos respeitem as disposições legais, o Estado aplica a pena como sendo um desestímulo à prática criminosa.
IMPORTANTE SABER, MAS NÃO VAI CAIR ASSIM Explique a finalidade preventiva especial da pena. Na prevenção especial, contrariamente ao que se vê na prevenção geral, o foco é o indivíduo desviante e não a coletividade, de modo que o objetivo é evitar que ele (penalizado) cometa novos crimes e, consequentemente, esteja apto a regressar ao convívio social. Outrossim, in casu, “a pena visa à intimidação do delinquente ocasional, à reeducação do criminoso habitual corrigível, ou a tornar inofensivo o que se demonstra incorrigível”.
IMPORTANTE SABER, MAS NÃO VAI CAIR ASSIM Explique a finalidade reeducativa ou ressocializadora da pena. A finalidade reeducativa ou ressocializadora indica que no curso do cumprimento da pena deve haver a ressocialização do delinquente, contemplando um tratamento para corrigir os atos praticados pelo agente com o propósito de evitar sua reincidência, essa teoria afirma que a finalidade das sanções penais esta pautada na ressocialização, na reinserção do delinquente, impedindo que uma vez cumprida sua pena o indivíduo volte a delinquir. LEP, art. 1º "A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado".
Show full summary Hide full summary

Similar

Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Previdenciário
Taty Tesch
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José