Perguntas e respostas sobre computação

Description

30 Flash cards, perguntas e respostas sobre computação
Thiago Dk
Flashcards by Thiago Dk, updated more than 1 year ago
Thiago Dk
Created by Thiago Dk almost 5 years ago
55
0

Resource summary

Question Answer
O que é computação? É a ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento de dados.
Quem foi o criador da máquina computacional (computador)? Alan Turing.
Onde nasceu Alan Turing? Nasceu na Inglaterra em 23 de junho de 1912.
O que é uma algoritmo? Em ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.
O que é Hardware? Hardware é um termo usado para designar as peças, circuitos e peças eletrônicas em geral. É um termo muito utilizado para definir as peças do computador. Na informatica em geral, os processadores são os mais conhecidos hardwares.
O que é um Software? É um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa com logiciário ou suporte lógico, é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas na manipulação, redirecionando ou modificação de um dado ou acontecimento.
O que é Bit? É a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida.
O que são Periféricos? São aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador. Na informatica, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado á CPU, ou, em uma sentido amplo, ao computador,
O que é CPU? CPU é a sigla inglesa de “Central Processing Unit”, ou “Unidade Central de Processamento”, em português. Ela recebe este nome porque, de fato, é onde todas as operações do computador são processadas. Por causa disso, o chip onde ficam localizados os elementos da CPU é chamado de processador, popularmente conhecido como o “cérebro do computador”.
O que é um banco de dados? Conjunto agregado e estruturado de informações armazenadas em um sistema de computação para permitir o acesso seletivo.
O que são ''Cookies"? São pequenos arquivos gravados pelos websites no disco rígido do usuário (quando esse acessa determinado sites). Um cookie não é um vírus, mas interfere na privacidade do usuário.
O que é um "Firewall" Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Um firewall pode ser um hardware, software ou ambos.
O que é um protocolo em computação? Conjunto de regras e convecções para envio de informações em uma rede.
O que é um sistema Operacional? É um sistema integrado de programas que gerencia as operações da CPU, controla os recursos e atividades de entra/saída e de armazenamento e fornece vários serviços de apoio a medida em que o computador executa os programas aplicativos dos usuários. É o mais importante pacote de software de um computador.
O que é VPN? Rede segura que utiliza a internet com sua principal rede backfone para conectar redes internas ou intranetes de uma ou várias empresas.
O que é USB? Barramento externo que dá suporte a instalação plug and play, permitindo que se conecte um dispositivo com a máquina ligada.
O que é URL? O Uniform Resource Locator, é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como "localizador uniforme de recursos". Um URL se refere ao endereço de rede no qual se encontra algum recurso informático, como por exemplo um arquivo de computador ou um dispositivo.
O que é Memória RAM? A memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
O que é placa-mãe? É a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memôria RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
O que são Drivers? Drivers são programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional de computador e o hardware conectado a ele.
O que é memória ROM? Diferentemente da memória RAM, as memórias ROM (Read only memory- Memória somente de leitura) não são voláteis, mantendo os dados gravados após o desligamento do computador.
Para que serve o Microprocessador? É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador.
O que é BIOS? o BIOS é um firmware não-volátil usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização e para fornecer servições de tempo de execução para sistemas operacionais e programas.
O que é Gabinete do computador? É a "caixa", onde ficam seus elementos (Hardware), como a placa mãe, a fonte, as unidades de disco, a CPU, as memórias, o HD etc.
Qual a função da Fonte do computador? Fonte de energia do computador é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador.
Para que serve a Placa de Som? Permite que o computador emita som estéreo pelas caixinhas de som.
O que é BUS? É o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e ás placas externas que se encaixam na placa mãe.
O que é um Modem? É um periférico que permite a conexão com outro computador através de uma Rede Dial-up ( conexão telefônica) para, permitir o acesso à internet.
O que são Aplicativos? São softwares ou programas que têm a finalidade de desempenhar tarefas específicas, ligadas ao interesse do usuário.
O que é cabo de rede? Traduzido do inglês-Os cabos de rede são hardware de rede usado para conectar um dispositivo de rede a outros dispositivos de rede ou conectar dois ou mais computadores para compartilhar impressoras, scanners etc.
Show full summary Hide full summary

Similar

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).
Geanderson Rodrigues
Componentes Computacionais
Andre Chagas
Evolução dos computadores
Andre Chagas
REDES; INTERNET / INTRANET
Jeremias Santos
Internet, Intranet, Extranet_noções básica
Priscila Franco Andrade
3.1 Internet e intranet
michelegraca
Quiz sobre Ergonomia e saúde ocular no uso de um computador
fpgt.2014
Mapa de ataque, Modulo Conhecer
gustavoaraujo600
Usar a Internet
Fábio Peixeiro
Perguntas sobre conhecimentos gerais de informática
Priscila Dayane de Souza Costa