Exame Ancord - Módulo 8 - Mercado de Capitais

Description

Flash Cards voltados para o estudo do exame ANCORD
Raphael Nonato
Flashcards by Raphael Nonato, updated more than 1 year ago
Raphael Nonato
Created by Raphael Nonato almost 5 years ago
206
0

Resource summary

Question Answer
O que é o Mercado Primário? Mercado em que os emissores lançam seus títulos e ações para aquisição por parte dos primeiros investidores nesses instrumentos. Exemplo: Uma companhia realizando seu IPO ou emitindo debêntures para angariar recursos.
Quem participa do mercado primário? Bancos de investimento que fazem a distribuição dos papéis, escritórios de advocacia responsáveis pelos aspectos legais das operações, agentes fiduciários, investidores institucionais e fundos de investimento, entre outros.
O que são Agentes Fiduciários? Pessoa física ou jurídica responsável por proteger os direitos e interesses de terceiros, empregando no exercício da função, o mesmo cuidado e diligência que costuma empregar na administração de seus próprios bens.
Qual a importância do Mercado Primário para empresa emissora? Exemplo: Abertura de capital ou oferta pública (IPO) É no mercado primário que ocorre captação de recursos. No mercado secundário os ativos apenas trocam de mão entre os investidores.
O que é IPO? IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial em português. Uma oferta pública inicial de ações é o momento em que a empresa abre seu capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores.
No mercado primário, a instituição financeira intermediária pode oferecer diferentes tipos de subscrição (underwriting). Quais são os 3 tipos? Garantia Firme, Melhores Esforços e Stand-By/Residual.
O que é Underwriting? Subscrição por parte de uma (ou mais) instituição financeira intermediária, da emissão de ações ou obrigações no mercado primário.
O que caracteriza a subscrição de Garantia Firme? A instituição financeira intermediária garante a compra de todas as ações ou obrigações sendo ofertadas, havendo ou não demanda do público
O que caracteriza a subscrição de Melhores Esforços? A instituição financeira intermediária realiza os melhores esforços para vender as ações ou obrigações nas melhores condições possíveis para o emissor, mas não se compromete a adquirir esses papéis caso não haja demanda suficiente do público.
O que caracteriza a subscrição de Stand-By/Residual? A instituição financeira intermediária se compromete, em regime de garantia firme, a comprar todas as ações que não foram adquiridas pelos acionistas atuais em uma oferta inicial/preferencial.
O que é o Mercado Secundário? Mercado em que os ativos são negociados após a sua emissão, isto é, em que ativos já existentes trocam de mãos sem que os emissores estejam envolvidos na negociação.
Quem participa do mercado do mercado secundário? Corretoras de valores, investidores institucionais, investidores individuais, gestores de fundos de investimento, especuladores, entre outros.
Em se tratando do mercado secundário, o que caracteriza um ativo ter alta ou baixa liquidez? Liquidez está relacionado a facilidade em se liquidar um ativo, ou seja, comprar ou vendê-lo. Um mercado ou um ativo são líquidos quando possuem muitos compradores e vendedores.
O que são Ações de uma companhia? Tipo de valor mobiliário que confere a seu detentor uma fração de propriedade em uma companhia e representa um direito sobre os ativos e os resultados financeiros da mesma.
Quais são os 2 principais tipos de ações? Ordinária (ON) e Preferenciais (PN)
O que caracteriza uma ação do tipo Ordinária (ON)? Ações que conferem a seus titulares os direitos essenciais do acionista, especialmente o direito a voto nas assembleias. Entretanto, o acionista não tem prioridade na distribuição de dividendos e reembolso de capital.
O que caracteriza uma ação do tipo Preferencial (PN)? Ações que dão prioridade a seus detentores na distribuição de dividendos e no reembolso de capital. Entretanto ela não garante direitos como o de voto em assembleias (isso depende de qual nível de Governança Corporativa a companhia está listada na bolsa)
O que são Debêntures? Valores mobiliários de renda fixa que podem ser emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. Na prática: o investidor está emprestando seu dinheiro a companhia e recebendo uma rentabilidade (juros) em troca.
As debêntures podem ser emitidas tanto por sociedades de capital aberto quanto capital fechado? Sim. Entretanto, somente companhias de capital aberto e registradas na CVM, é que podem fazer distribuição pública.
Em se tratando de Debêntures, esses ativos podem ser distinguidos por 2 tipos de garantias e 2 espécies diferentes. Quais são? Uma Debênture pode ter garantia Real ou Flutuante, ou pode não haver garantia e então ela será de espécie Quirografária ou Subordinada.
O que caracteriza uma Debênture de garantia Real? O ativo dado como garantia é especificado e cedido via hipoteca, penhor ou anticrese.
O que caracteriza uma Debênture de garantia Flutuante? O investidor tem privilégio sobre os ativos em geral da empresa. O ativo em garantia não é especificado.
O que caracteriza uma Debênture de espécie Quirografária? O detentor não possui nenhum ativo da companhia em garantia, mas em caso de problemas (liquidação, falência) ele concorre em igualdade de condições com demais credores (ex.: fornecedores e bancos).
O que caracteriza uma Debênture de espécie Subordinada? O detentor não possui nenhum ativo da companhia em garantia, e em caso de problemas (liquidação, falência) ele tem preferência somente afrente os acionistas da companhia (últimos) para receber seus direitos.
Considerando os 4 tipos de Debêntures, qual a ordem do tipo mais seguro para o de maior risco? 1. Garantia Real 2. Garantia Flutuante 3. Espécie Quirografária 4. Espécie Subordinada
Como são definidas as remunerações das Debêntures? Geralmente, debêntures que são mais seguras, como as de Garantia Real, oferecerão menor rentabilidade do que as mais arriscadas, como as de espécie Subordinada. A rentabilidade é geralmente atrelada a um benchmark como %DI, DI+SPREAD, IPCA, IGP-M, etc. Curiosidade: no Brasil, mais de 90% das debêntures estão atreladas ao DI.
O que são Debêntures Incentivadas? O investimento em debêntures incentivadas é totalmente isento de Imposto de Renda. Isso ocorre porque o dinheiro arrecadado por meio desses títulos é utilizado pelas empresas para executar obras ou serviços importantes para a infraestrutura do nosso país, como estradas e aeroportos.
O que são Commercial Papers? São papéis de dívida de curto prazo emitidos por companhias e sociedades limitadas. No Brasil, chamamos também de Notas Promissórias Comerciais.
Em se tratando de Commercial Papers, o que a instrução CVM 566/15 permite? Commercial Papers são papéis de dívida de curto prazo. Entretanto, essa instrução permite emissão com prazo maior de 360 dias mediante 2 condições: presença de agente fiduciário, e oferta do tipo ICVM 476.
O que são Bônus de Subscrição? Títulos negociáveis emitidos por sociedades por ações, que conferem aos seus titulares o direito de subscrever (adquirir) ações do capital social da companhia. Mecânica bem parecida à de uma Opção de Compra (CALL) do mercado derivativo. Podem ser atribuídos, como vantagem adicional, aos subscritores de emissões de ações e debêntures.
O que é Bookbuilding em uma oferta pública de Debêntures? No processo de Bookbuilding, potenciais investidores enviam suas ofertas de compra. Com base nessas ofertas, a instituição coordenadora e o emissor determinam o preço/taxa de emissão.
O que caracteriza uma Subscrição Particular de ações? Na subscrição particular, os atuais acionistas têm preferência na aquisição das novas ações, na proporção de suas respectivas participações na companhia.
O que é Governança Corporativa? Sistema de regras, práticas e processos por meio do qual uma companhia é gerida e controlada, levando-se em consideração os interesses dos vários stakeholders.
O que são stakeholders? São pessoas que têm interesse na gestão de empresas ou projetos, tendo ou não feito investimentos neles. Exemplo: acionistas, gestores, clientes, fornecedores, credores, governo e a comunidade em geral.
Tendo a Governança Corporativa como parâmetro, quais são os segmentos especiais de listagem da BM&FBOVESPA (atualmente B³)? Atualmente, além da listagem básica, as empresas podem se listar voluntariamente nos seguintes segmentos especiais: 1. Bovespa Mais 2. Bovespa Mais Nível 2 3. Nível 1 4. Nível 2 5. Novo Mercado
Considerando companhias listadas na BM&FBOVESPA (atualmente B³), qual a importância das segmentações especiais de Governança Corporativa? Esses segmentos seguem rígidas regras de governança corporativa, que vão além das obrigações impostas pela Lei das S.A.. Isso atrai investidores e assegura direitos e garantias aos acionistas, bem como a divulgação mais completa de informações.
Comparando os segmentos de listagem da B³, quais os segmentos em que há somente ações Ordinárias (ON) em circulação? BovespaMais e NovoMercado
Quando foi a última atualização, das regras de Governança Corporativa para companhias listadas no segmento Novo Mercado da B³? 02/01/2018 ATENÇÃO NA PROVA PARA QUESTÕES QUE POSSAM ESTAR COM A FORMULAÇÃO OU COM O GABARITO DESATUALIZADO. ENTRAR COM RECURSO SE NECESSÁRIO.
Comparando os segmentos de listagem da B³, quais deles permitem a circulação de ambos os tipos de ações Ordinárias (ON) e Preferenciais (PN)? Básico, BovespaMaisN1, Nível1 e Níve2
Considerando os tipos de ações que compõe o Capital Social de companhias listadas no segmento Nível2 da B³, elas possuem alguma peculiaridade? Sim. Assim como nos segmentos Básico, BovespaMaisN2 e Nível1, as companhias do Nível2 possuem ações ON e PN em circulação. Entretanto, neste segmento, as PN possuem direitos adicionais como direito a voto em assembleia.
Para os segmentos BovespaMais e BovespaMaisN2, qual o percentual mínimo de ações que devem se manter em circulação (free float)? Para estes segmentos, não há regra de Free Float até o sétimo ano. A partir daí, é exigido um mínimo de 25%.
Para o segmento NovoMercado, qual o percentual mínimo de ações que devem se manter em circulação (free float)? 25% ou 15%, caso o ADTV (average daily trading volume) seja superior a R$ 25 milhões
Para os segmentos Nível1 e Nível2, qual o percentual mínimo de ações que devem se manter em circulação (free float)? 25%
Para o segmento Básico de Governança Corporativo na B³, qual o percentual mínimo de ações que devem se manter em circulação (free float)? Não há regra específica para este segmento.
Dentre os segmentos de listagem por Governança Corporativa na B³, quais deles exigem esforços de dispersão acionária na distribuição de Ofertas Públicas? Essa regra se aplica ao Nível1, Nível2 e NovoMercado (com exceção de ofertas ICVM 476).
Dentre os segmentos de listagem por Governança Corporativa na B³, quais deles não exigem regras para a vedação a disposições estatutárias? O segmento Básico e o Nível1 não especificam regras quanto a isso.
Dentre os segmentos de listagem por Governança Corporativa na B³, quais deles exigem somente quórum qualificado e "cláusulas pétreas", para a vedação de disposições estatutárias? Os segmentos BovespaMais e BovespaMaisN2 especificam essas regras para que ocorra a vedação de disposições estatutárias.
Dentre os segmentos de listagem por Governança Corporativa na B³, há 2 segmentos que são mais exigentes quanto às regras para vedação a disposições estatutárias. Quais são esses segmentos e as regras respectivamente? Os segmentos mais regrados neste quesito são Nível2 e NovoMercado. Ambos exigem limitação de voto inferior a 5% do capital, quórum qualificado e "cláusulas pétreas".
Como deve ser a composição do conselho de administração das companhias listadas nos segmentos Básico, Nível1 BovespaMais e BovespaMaisN2? Mínimo de 3 membros (conforme legislação), com mandato unificado de até 2 anos. Apenas no segmento Básico não é especificada nenhuma regra quanto a mandato unificado.
Como deve ser a composição do conselho de administração das companhias listadas no segmento Nível2? Mínimo de 5 membros, dos quais pelo menos 20% devem ser independentes com mandato unificado de até 2 anos.
Como deve ser a composição do conselho de administração das companhias listadas no segmento NovoMercado? Mínimo de 3 membros (conforme legislação), dos quais, pelo menos, 2 ou 20% (o que for maior) devem ser independentes, com mandato unificado de até 2 anos.
Quais segmentos de listagem da B³ exigem que as Demonstrações Financeiras da companhias estejam traduzidas para o inglês? ATENÇÃO: PASSÍVEL DE RECURSO Atualmente, no site da B³, diz que essa exigência é válida somente para o Nível2. Entretanto, no material da estudo da Capital Pro aponta-se o segmento de NovoMercado também.
Qual o único segmento de listagem da B³ que exige que a companhia apresente informações em inglês, simultâneas à divulgação em português? Quais são essas informações? Companhias listadas no NovoMercado seguem essa regra. As informações em inglês são: fatos relevantes, informações sobre proventos (aviso aos acionistas ou comunicado ao mercado) e press release de resultados.
Uma Reunião Pública Anual é o obrigatória ou facultativa para as empresas listadas nos segmentos especiais da B³? É facultativa para companhias listadas nos segmentos Básico, BovespaMais e BovespaMaisN2. Já para NovoMercado, Nível1 e Nível2, é obrigatória. Especificamente para Nivel1 e Nivel2, a reunião é obrigatoriamente presencial.
Quais as regras de Governança Corporativa para companhias listadas no NovoMercado, referente às exigências de Reunião Pública Anual? Todas companhias listadas no NovoMercado, são obrigadas a organizar uma reunião pública anual, que deve ser realizada em até 5 dias úteis após a divulgação de resultados trimestrais ou das demonstrações financeiras. Ela deve abordar/apresentar as divulgações e pode ser presencial, por meio de teleconferência, videoconferência ou outro meio que permita a participação a distância.
Segundo as regras de Governança Corporativa das companhias listadas na B³, é obrigatória a publicação do calendário de eventos corporativos? É obrigatório a todas as companhias listadas nos segmentos especiais da B³: Nível1, Nível2, NovoMercado, BovespaMais e BovespaMaisN2.
Segundo as regras de Governança Corporativa das companhias listadas na B³, qual a porcentagem de concessão de Tag Along aos acionistas? Com exceção do segmento Básico e do Nível1, todos os demais segmentos aplicam regra de concessão a 100% das ações. Para os 2 primeiros, é concedido 80% e somente para ações ordinárias (ON).
Segundo as regras de Governança Corporativa das companhias listadas na B³, é obrigatória a adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado? Com exceção de companhias listadas no segmento Básico e no Nível1, essa regra/obrigatoriedade se aplica a todas as demais companhias listadas na B³.
Segundo as regras de Governança Corporativa das companhias listadas na B³, é obrigatório que as companhias tenham um Comitê de Auditoria? Apenas para companhias listadas no NovoMercado é obrigatória a instalação de comitê de auditoria, estatutário ou não estatutário, que deve atender aos requisitos indicados no regulamento: composição e atribuições.
Segundo as regras de Governança Corporativa das companhias listadas na B³, é obrigatório que as companhias tenham um departamento de Auditoria Interna? Apenas para companhias listadas no NovoMercado é obrigatória a existência de área de auditoria interna que deve atender aos requisitos indicados no regulamento.
Segundo as regras de Governança Corporativa das companhias listadas na B³, é obrigatório que as companhias estabeleçam normas internas de Compliance? Apenas para companhias listadas no NovoMercado é obrigatória a implementação de funções de compliance, controles internos e riscos corporativos, sendo vedada a acumulação com atividades operacionais.
O que é IBOV? Como ele é composto? IBOV é a abreviação de Índice Bovespa. Resultado de carteira teórica de ativos composta por ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na B³, e que atendam os critérios: Liquidez (conforme Índice de Negociabilidade) Presença em 95% dos pregões Participação em volume financeiro igual ou maior a 0,1% no mercado à vista Não ser classificado como penny stock (cotação inferior a R$ 1,00)
O que é o IBrX100? Um dos principais índices da B³. Objetiva ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado.
O que é o IBrX50? Um dos principais índices da B³. Objetiva ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 50 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado.
O que é o IGC? Índice de Governança Corporativa, um dos principais índices da B³. É o resultado de uma carteira teórica de ativos, tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas listadas no Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B³.
O que é o ISE? Índice de Sustentabilidade Empresarial, um dos principais índices da B³. Ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B³ sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
Como é tributado o rendimento com ações no mercado à vista? É tributado à alíquota de 15% para operações normais e 20% para operações day trade. "Operação normal" é qualquer operação que não se inicia e se encerra no mesmo dia (Swing Trade, Position Trade).
Qual base de cálculo para tributação do IR nas operações com ações? É o resultado positivo entre o valor de alienação do ativo e o seu custo de aquisição, calculado pela média ponderada dos custos unitários auferidos nas operações realizadas em cada mês, admitindo-se a dedução dos custos e despesas incorridos, necessários às operações.
Quais as regras para compensação de perdas em operações com ações? As perdas incorridas poderão ser compensadas com os ganhos auferidos no próprio mês ou nos meses subsequentes, em outras operações realizadas nos mercados à vista, de opções, futuro e a termo, exceto no caso de perdas com day trade, que somente serão compensadas com operações da mesma espécie.
Quando uma pessoa física é isenta de recolher (pagar) o IR em cima de seus ganhos com operações com ações? São isentos quando o total das alienações (vendas) de ações no mês não exceder R$ 20.000,00, exceto: Operações day trade Negociação das cotas dos fundos de investimento em índice de ações Resgate de cotas de fundos ou clubes de investimento em ações Alienação de ações efetivada em operações de exercício de opções e no vencimento ou liquidação antecipada de contratos a termo
Quem é responsável pelo cálculo e recolhimento do IR sob ganhos com operações de ações? O próprio investidor, PF ou PJ, é o responsável.
Como são tributados os Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JSCP)? Os Dividendos são isentos de IR,. Já o JSCP sofre alíquota de 15% e seu IR é recolhido na fonte.
Como são tributadas as Debêntures e Commercial Papers? Ambos os ativos incidem IR e IOF. Para o IR, aplica-se a tabela regressiva: Até 180 dias: 22,5% De 181 a 360 dias: 20,0% De 361 a 720 dias: 17,5% Acima de 720 dias: 15,0% O IOF incide de forma regressiva, sobre resgates nos primeiros 30 dias.
Quem é responsável pelo cálculo e recolhimento do IR sob os rendimentos de Debêntures e Commercial Papers? O IR é recolhido na fonte pela instituição que pagar os rendimentos (corretoras, bancos, DTVM, etc)
O que são Deositary Receipts? Cite 3 exemplos. É um recibo emitido por um banco, que representa um valor mobiliário (ação) emitido por uma empresa estrangeira. É Instrumento Financeiro negociável. American Depositary Receipts (ADRs) Brazilian Depositary Receipts (BDRs) Global Depositary Receipts (GDRs)
O que é uma ADR? American Depositary Receipts são recibos lastreados em ações de empresas não-americanas, negociados em bolsas
O que é uma BDR? Brazilian Depositary Receipts são recibos lastreados em ações de empresas não-brasileiras, negociados em bolsa brasileira.
O que é uma GDR? Global Depositary Receipts são recibos lastreados em ações de empresas estrangeiras e negociados em múltiplos mercados globais.
Quais são os 4 níveis de American Depositary Receipts (ADRs)? Não Patrocinado, Patrocinado Level I, II e III
O que caracteriza uma ADR não patrocinada? Recibo de ação já existente Negociada no mercado de balcão Não possui relação contratual com a empresa emissora das ações
O que caracteriza uma ADR Level 1? Recibo de ação já existente Negociada no mercado de balcão Possui relação contratual com a empresa emissora das ações e o banco depositário
O que caracteriza uma ADR Level 2? Recibo de ação já existente Negociada em bolsa autorizada (NYSE ou NASDAQ) Possui relação contratual com a empresa emissora das ações e o banco depositário
O que caracteriza uma ADR Level 3? Colocação inicial de novas ações junto a investidores (capital raising) Negociada em bolsa autorizada (NYSE ou NASDAQ) Não possui relação contratual com a empresa emissora das ações e o banco depositário
Em se tratando de Clearing, o que é a Câmara de Ações (antiga CBLC)? É um órgão da BM&FBovespa que presta serviços de compensação, liquidação e gerenciamento de risco de operações. É também responsável pela prestação de serviços de custódia e central depositária dos ativos negociados na bolsa.
O que é o Serviço de Depositária da Câmara de Ações? Mantém estrutura de Contas de Custódia individualizadas sob responsabilidade dos Agentes de Custódia. Esses agentes são instituições responsáveis perante seus clientes e seus respectivos ativos (Ex.: CTVM, DTVM e bancos de investimento, bancos comerciais e bancos múltiplos)
Cite 5 exemplos de ativos elegíveis para depósito junto ao Serviço de Depositária da Câmara de Ações: 1. Ações de companhias abertas 2. Quotas de fundos 3. Bônus de subscrição 4. Debêntures 5. Lingotes de ouro
Em se tratando de detalhes operacionais na bolsa, o que é o BTC? É um Banco de Títulos, responsável pelo serviço de empréstimo de ativos da Câmara de Ações.
Em se tratando de detalhes operacionais na bolsa, o que o BTC permite? 1. Registro de ofertas e o fechamento de operações contra as ofertas registradas 2. Registro de operações previamente pactuadas entre Investidor doador e tomador de ativos por meio do instrumento denominado contrato de empréstimo diferenciado.
Quem é a contraparte central nas operações de empréstimo de ativos da bolsa, administradas pelo BTC? A Câmara de Ações atua como contraparte central nas operações de empréstimo.
Em uma operação de empréstimo de ativos, quem são as figuras de Investidor Tomador e Investidor Doador? O Investidor Doador cede ativos em empréstimo, e o Investidor Tomador recebe ativos emprestados
Para quais finalidade os "investidores tomadores" podem utilizar os ativos emprestados? Vendê-los no mercado a vista Liquidação de operações realizadas no mercado à vista (sistema voluntário e compulsório) Garantia para operações nos mercados de liquidação futura Cobertura no lançamento de opções de compra Retirá-los do Serviço de Depositária da Câmara
Considerando os procedimentos de liquidação da bolsa, qual o prazo limite para entrega de ativos de renda variável? D+3 - 10h00 ATENÇÃO! Questão passível de recurso! Recentemente a B³ adiantou este prazo para D+2!
Considerando os procedimentos de liquidação da bolsa, qual o prazo limite para disponibilização do saldo líquido de recursos financeiros de renda variável? D+3 - 11h00 ATENÇÃO! Questão passível de recurso! Recentemente a B³ adiantou este prazo para D+2!
Resuma o procedimento e prazos para liquidação das operações a termo: D+0: Câmara recebe informações especificadas pelos participantes D+1: último dia para parte vendedora especificar um compra vinculada D+2: último dia para cobertura pela parte vendedora D+3: Câmara exige a prestação de garantia, caso a parte vendedora não tenha cumprido os prazos anteriores. A Liquidação final pode ocorrer por decurso de prazo (vencimento) ou antecipada
Resuma o procedimento e prazos para liquidação das operações com opções: D+0: participantes efetuam a especificação das operações e informam se o lançamento é coberto (caso não haja indicação, o sistema assume que a posição é margeada) D+1: dia do pagamento e recebimento do prêmio das operações com opções realizadas em D+0 No exercício das opções (se exercidas) são observadas as normas para liquidação de operações no mercado à vista
Resuma o procedimento e prazos para liquidação das operações com renda fixa: Operações podem ser liquidadas em D+0 ou D+1 Para liquidar em D+0: realizar e especificar até 11:45h Para liquidar em D+1: realizar até 17h e especificar até 20h Horário-limite para disponibilização do saldo líquido de ativos: 13h Horário-limite para pagamento do saldo líquido de recursos financeiros: 15h
Cite os 5 ativos "preferidos" aceitos para alocação como garantia em operações: 1. moeda corrente nacional 2. títulos públicos 3. ouro ativo financeiro 4. ações de companhias abertas admitidas à negociação em bolsas de valores 5. títulos da dívida corporativa
O que ocorre em caso de inadimplência em uma operação na bolsa? Caso haja inadimplência por parte dos clientes, agentes de compensação devem formalizar a ocorrência e solicitar a execução das garantias
Caso a execução da garantia de um investidor inadimplente seja insuficiente para a cobertura de seus débitos, o que ocorre? A Câmara de Ações, a seu exclusivo critério, pode determinar a execução das garantias excedentes do mesmo investidor junto a outros agentes de compensação
A execução de títulos depositados nas instituições depositárias internacionais em conta de titularidade da Câmara de Ações, é processada conforme regra/leis brasileiras ou estrangeiras? Irá proceder de acordo com as leis do Brasil, prevalecendo a jurisdição brasileira
O que são as margens de garantias? Garantias necessárias para que as obrigações com derivativos e empréstimos possam ser liquidadas se houver inadimplência.
De quanto em quanto tempo margens de garantia são reavaliadas? Diariamente
Quem ou o que calcula as margens de garantia ara que as obrigações com derivativos e empréstimos possam ser liquidadas se houver inadimplência? O cálculo é feito pelo sistema CM-TIMS ao nível do investidor final
As margens de garantia requeridas são constituídas de dois componentes: Margem de Prêmio e Margem de Risco. O que é a Margem de Prêmio? Margem de Prêmio é o custo de liquidação do portfólio do investidor, dado: 1. Pelo valor de fechamento dos prêmios, no caso de posições no mercado de opções 2. Pela diferença entre a cotação de fechamento do ativo subjacente no mercado à vista 3. Pela diferença entre a cotação a termo, no caso de posições no mercado a termo 4.Pela cotação de fechamento do ativo-subjacente no mercado à vista, no caso de posições no mercado de empréstimo de ativos
As margens de garantia requeridas são constituídas de dois componentes: Margem de Prêmio e Margem de Risco. O que é a Margem de Risco? Margem de risco: valor adicional necessário para a liquidação do portfólio caso ocorra variação adversa nos preços de mercado, com base em 10 cenários.
O que são datas "Ex Proventos"? A partir da data que for indicada como “Ex Proventos", os negócios com ações no mercado à vista serão realizados sem direito aos proventos e divulgados com a indicação "EX" por 8 pregões consecutivos.
No Mercado a Termo, uma vez firmado contrato e executado a operação, os proventos dos ativos envolvidos pertencem a quem: Comitente Comprador ou Comitente Vendedor? Os proventos pertencem ao comitente comprador a termo
Você possui opções de compra da ação XYZ, e aguarda a data de exercício. Nesse meio tempo, a companhia anuncia que haverá pagamento de proventos (dividendos). Há impacto sobre o preço de exercício da opção? Isso Depende. No caso de opções protegida, ocorre ajuste no preço de exercício (redução), diferentemente das opções desprotegidas. Na bolsa, é comum que as opções sejam protegidas.
Qual o horário de negociação dos mercados de ações à vista, fracionário, de opções e de balcão? Das 10:00 às 16:55
Qual o horário de negociação do mercado a termo de ações? Das 10:00 às 17:20
Qual o horário de negociação no After-Market dos mercados de ações à vista e fracionário? Das 17:30 às 18:00
Qual o horário de negociação no After-Market do mercado de opções? Não há! O After-Market existe apenas para os mercados de ações à vista e fracionário.
O que é uma Ordem a Mercado? Ordem que especifica somente a quantidade e as características dos ativos ou direitos, devendo ser executada a partir do momento em que for recebida
O que é uma Ordem Limitada? Ordem que deve ser executada somente a preço igual ou melhor do que o especificado pelo cliente
O que é uma Ordem Administrada? Ordem que especifica somente a quantidade e as características dos ativos ou direitos, ficando a execução a critério da corretora
O que é uma Ordem Discricionária? Ordem dada por administrador de carteira ou por quem representa mais de um cliente, cabendo ao ordenante estabelecer as condições em que a ordem deve ser executada. Após sua execução, o ordenante indicará os nomes dos comitentes a serem especificados, a quantidade de ativos ou direitos a ser atribuída a cada um deles e o respectivo preço
O que é uma Ordem de Financiamento? Ordem constituída por uma ordem de compra ou de venda de um ativo em um mercado administrado pela Bolsa, e outra concomitantemente contrária e do mesmo ativo, no mesmo ou em outro mercado também administrado pela Bolsa
O que é uma Ordem Stop? Ordem que especifica o preço do ativo a partir do qual a ordem deverá ser executada
O que é uma Ordem Casada? É aquela cuja execução está vinculada à execução de outra ordem do cliente, podendo ser com ou sem limite de preço
O que é Book Entry? Processo de registro de propriedades dos ativos e de suas movimentações, de forma escritural e eletrônica
As operações que ultrapassem certos limites de quantidade são submetidas a leilão. Quais as condições para que ocorra um leilão imediato? Quando do surgimento de um lote de ações que está entre 5 e 10 vezes a média, ou representa de 0,50% a 0,99% das ações ON
As operações que ultrapassem certos limites de quantidade são submetidas a leilão. Quais as condições para que ocorra um leilão com anúncio prévio de 15 minutos? Quando do surgimento de um lote de ações que compreenda entre 1% e 2,99% das ações PN, mas é inferior a 10 vezes a média
As operações que ultrapassem certos limites de quantidade são submetidas a leilão. Quais as condições para que ocorra um leilão com anúncio prévio de 1h? Quando do surgimento de um lote superior a 10 vezes a média, ou entre 1% e 2,99% das ações ON, ou entre 3% a 4,99% das ações PN
As operações que ultrapassem certos limites de quantidade são submetidas a leilão. Quais as condições para que ocorra um leilão com anúncio prévio de 1 dia útil? Quando do surgimento de um lote que represente de 3% a 6% das ações ON, ou de 5% a 20% das ações PN
As operações que ultrapassem certos limites de quantidade são submetidas a leilão. Quais as condições para que ocorra um leilão com anúncio prévio de 2 dias úteis? Quando do surgimento de um lote superior a 6% das ações ON ou a 20% das ações PN.
As operações cujo preço apresente oscilação acima do admitido em relação ao preço base, são submetidas a leilão. O preço base é a última cotação no MegaBolsa onde foi negociada a maior quantidade nos últimos 30 pregões. Sendo assim, Quais as condições para que ocorra um leilão imediato? Operações cujo preço apresente oscilação entre 10% e 20% - exclusive - sobre o último negócio realizado com ações, recibos e direitos
As operações cujo preço apresente oscilação acima do admitido em relação ao preço base, são submetidas a leilão. O preço base é a última cotação no MegaBolsa onde foi negociada a maior quantidade nos últimos 30 pregões. Sendo assim, Quais as condições para que ocorra um leilão com anúncio prévio de 15 minutos? Operações cujo preço apresente oscilação igual ou superior a 20% sobre a última operação realizada. No caso específico de ativos altíssima liquidez, operações cujo preço apresente variação superior a 5% sobre a última operação realizada no mesmo pregão Se o ativo estiver sendo negociado pela primeira vez Se não houve operação anterior no mesmo pregão e nos 5 pregões anteriores
Em se tratando de leilões na bolsa, quais as características da Apregoação por Leilão? Ela é realizada com destaque das demais, mencionando-se obrigatoriamente o ativo, o lote e o preço. São 2 os tipos: Comum e Especial
Quais são os 2 tipos de apregoação por leilão na bolsa? Apregoação por leilão comum: toda aquela em que é facultada a interferência de vendedores ou compradores Apregoação por leilão especial: toda aquela realizada com destaque das demais e em que é somente permitida a interferência de Operadores compradores
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões de 81 a 87 da avaliação de Macroeconomia
Patrik Brill
Mercado Financeiro - Termos bancários
Aldo Costa Santos
Mercado de Capitais - Valores Mobiliários
Natanael Lima
Mercado Financeiro
Alexandre Jesus
GFO - Mercado Financeiro
Natanael Lima
Mercado Financeiro
Jaeder Briseno
Atividades Pré-Operacionais
ADILSON BARBOSA
Como classificar um investimento
isabelle papetti
Mercado Financeiro
Samuel de Paula Oliveira
Atualidades do Mercado Financeiro
Natan Camargo Louzada