1/45 - Lei Penal

Description

Item 2/25 do Edital
PRISCILA WOLLENA
Flashcards by PRISCILA WOLLENA, updated more than 1 year ago More Less
PRISCILA WOLLENA
Created by PRISCILA WOLLENA about 5 years ago
PRISCILA WOLLENA
Copied by PRISCILA WOLLENA almost 5 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Qual a regra para Lugar e tempo do crime? Lugar: ubiqüidade Tempo: atividade Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Quais exceções a Teoria da Ubiguidade? a) Crimes conexos b) Crimes Plurilocais c) Infrações penais de menor potencial ofensivo d) Crimes falimentares e) Atos infracionais
Qual regra aplicar (territorialidade) para embarcações e aeronaves? Regras sobre embarcação e aeronave: Pública ---- Vale a Bandeira Privada: se em alto-mar ------ vale a bandeira se em mar-territorial ----- vale o território
Quanto ao Foro Competente: quais as regras adotadas no artigo 70, CPP (Código de Processo Penal)? a) Regra: lugar da consumação da infração Tentativa: lugar em que for praticado ultimo ato de execução b) Iniciada no Brasil e consumada fora: lugar do ultimo ato de execução no Brasil c) Ultimo ato de execução fora do Brasil: juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir o resultado. d) Incerto limite territorial entre 02 ou mais jurisdições ou incerta jurisdição - competência por prevenção Infração continuada ou permanente - prevenção.
Quais exceções à territorialidade ? Imunidades Diplomática (total) e Consular (atos pertinentes ao exercício do cargo)
O que é "Lex Gravium"? Retroage? Classifica-se em: * Novatio legis incriminadora: criminaliza uma conduta * Novatio legis in pejus: confere tratamento mais grave
O que é "Lex Mitior" ? Retroage? Atinge até mesmo a cois julgada (juízo da execução) Classifica-se em: * abolitio criminis : descriminaliza a conduta * novatio legis in mellius: confere tratamento mais brando. Retroagem.
O que é extra-atividade da Lei penal ? Este é o nome dado à capacidade dos dispositivos penais de atuar se "movimentando" no tempo. A extra-atividade demonstra efeitos da norma penal que vão além do normal em sua validade, quando considerados benéficos. Divide-se em * Retroatividade: norma aplicada a fato ocorrido antes do inicio da vigência da nova lei(apenas p/ beneficiar) * Ultratividade: aplica-se a normal penal após sua revogação (se o crime tiver ocorrido durante sua vigência e for mais benéfico)
Diferencia Lei Penal Excepcional e Temporária Excepcional: terá duração enquanto perdurar a situação (tempo indeterminado) - Temporária em sentido amplo. Ex: intervenção econômica Temporária: destinada a vigorar por determinado período, prazo consignado na própria lei - Temporária em sentido estrito. Ex: crime de pesca sazonal
Quais são os casos de extraterritorialidade incondicionada? a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República; b) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público; c) contra a administração pública, por quem está a seu serviço; d) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.
O que significa águas jurisdicionais brasileiras e qual sua extensão ? é sinônima de mar territorial brasileiro cuja extensão é de 12 mm (milhas marítimas)
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA.
fcmc2
Direito Penal - Concurso de Pessoas
Rainã Ruela
Direito Penal Geral
PRISCILA WOLLENA
Lei Penal
Renan Martins
Principais temas para estudar Português
Marina Faria
Principais temas para estudar Português
Francine Matos