VIOLÃO

Description

A HISTORIA DO VIOLÃO
Edilene Roma
Flashcards by Edilene Roma, updated more than 1 year ago
Edilene Roma
Created by Edilene Roma almost 5 years ago
67
0

Resource summary

Question Answer
A História do VIOLÃO A guitarra clássica (VIOLÃO) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. A sua configuração moderna e desenho foram confeccionados na Espanha. Presente hoje em quase todos os géneros musicais, sua abrangência só se compara à do piano. Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos.
CORPO DO VIOLÃO 1. Cabeça, mão, paleta ou Headstock 2. Pestana, capotraste ou Nut 3 .Cravelha, tarraxas ou carrilhões 4. Trastes //5. Elementos decorativos //6.Braço //7 .Tróculo 8. Corpo (caixa de ressonância) 9. Cavalete //10. Fundo 11. Tampo dianteiro 12. Lateral, faixas ou ilhargas 13. Abertura ou boca 14. Cordas //15. Rastilho //16 .Escala Em todos os tipos de violão o corpo tem as funções de caixa de ressonância e de fixação das cordas.
SOBRE O NOME... Na língua portuguesa, o nome "guitarra" se aplica ao instrumento acústico ou elétrico indistintamente. No Brasil manteve-se a designação mais comum violão para a guitarra clássica, mas não é popularmente muito usado.
ENCORDOAMENTO As guitarras clássicas utilizam exclusivamente cordas de nylon; a construção deste tipo de instrumento não suporta a tensão maior proporcionada pelas cordas de aço. As cordas mais finas, chamadas de primas ou agudas, são feitas de polímero monofilamento, de nylon ou compostos utilizando carbono e titânio. As mais grossas, chamadas de bordões ou baixos, consistem de um núcleo composto por multifilamentos de fios de nylon, enrolados em espiral por um fio metálico.
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Na música popular as guitarras clássicas são utilizadas para acompanhamento do canto e a execução frequentemente é harmônica. Tendo na música popular brasileira representantes como Baden Powell, Raphael Rabelo, Garoto, Canhoto, Dilermando Reis, Robson Miguel, Francisco Araújo, Joao Pernambuco, Paulinho Nogueira, Yamandu Costa, Penezzi e o notável Guinga, com seu cd Cheio de Dedos, todos notáveis compositores ou arranjadores.
MPB com o VIOLÃO ERUDITO A relação entre esses e o violao erudito é questão fundamental.Desse modo pode-se compreender melhor que o violão popular é inseparável do violao erudito brasileiro e até Villa Lobos escreveu uma Suite Popular Brasileira, para violao solo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Música
Philosophus Rex
Quiz aferir conhecimentos de Música
Germano Capela
Figuras rítmicas - Nome /Valor
Claudina Quintino
Aprendendo as Vogais
Silvia Dewes
Percepção
Henrique Zacarias
tipos de músicas mundiais
joanacamartins
O quanto você sabe sobre W.A.Mozart?
patportella
Notas Musicais
Lidia Bazanelli
Notas no piano www.universidadedamusica.amvguide.com.br
andremachadovila
Intervalos Músicais - Indique a 5J
Rafael R. Costa
Teoria Musical
Patricksouza71