Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula.

Description

A importância de orientar os alunos para que sejam capazes de identificar informações confiáveis ou não na internet.
´Dácia Maria Arantes Travassos Sarinho
Flashcards by ´Dácia Maria Arantes Travassos Sarinho, updated more than 1 year ago
´Dácia Maria Arantes Travassos Sarinho
Created by ´Dácia Maria Arantes Travassos Sarinho almost 5 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
No ano de 2016, Donald Trump foi eleito presidente dos E.U.A. Durante a corrida presidencial notícias falsas compartilhadas em rede (fake news) tiveram grande impacto no resultado do pleito.
Este fato denuncia graves problemas: O uso dos Bots (Contas automatizadas criadas para replicar mensagens nas redes sociais e influenciar debate político) E a falta de visão crítica das pessoas no meio digital, que compartilham notícias sem verificar a autenticidade.
A Prevenção é a educação: "Falta formar o cidadão digital completo" Para que os jovens possam entender os limites da cidadania on-line. Estes não devem ficar somente na leitura das manchetes! E sim, verificar o site original da publicação,saber se é confiável! Olhar sempre a data, informações antigas descontextualizadas são perigosas!
"A escola não pode se eximir do papel de educar crianças e jovens para uma prática cultural - Educativa, Midiática, Tecnológica - responsável, ainda mais uma sociedade cada vez mais protagonizada pelas mídias." Pais e professores devem discutir sobre quando introduzir as tecnologias na vida das crianças.
Pais e educadores devem propiciar mediações educativas, conhecendo o uso que crianças e jovens fazem das tecnologias. Desenvolvendo uma formação crítica! Fake news são manchetes sensacionalistas com textos alarmistas de forte apelo emocional!
A polarização ideológica, leva as pessoas a acreditarem somente nas informações que dialogam com sua visão de mundo. Notícias falsas dialogam com crenças e gostos! Os alunos devem aprender a valorizar o bom jornalismo! Não focar em boatos! Distinguir a diferença de fato e opinião!
Os jovens devem ter a compreensão de que opiniões pessoais não devem influenciar avaliação da veracidade de uma informação. A escola deve ampliar o debate sobre Imprensa e política! Discutir como a política constitui a vida social ,democrática na sociedade moderna.
As escolas devem além de ensinar a pesquisar informações em sites confiáveis, realizar curadoria de fontes e promover debates sobre o tema na comunidade. Discutir como as informações atuam na participação política dos sujeitos para as eleições de seus representantes. Atuar de forma participativa na identificação no combate e denúncia das falsas notícias .
Show full summary Hide full summary

Similar

Fake news : Aborto
Submerso G
Você propaga ou extermina Fake News?
Alexander Corradi
A MÍDIA PODCAST NA GUERRA DE INFORMAÇÃO
Artur Ferreira
Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula
Ruben Pimentel
Notícias falsas e Redes Sociais - Melhor checar antes de enviar!
Marilene Terra
Um guia de como checar se uma notícia é falsa
Marilia Lopes
Fake news na escola
jose coriolano
HIV e AIDS: Fato ou Fake?
Beatriz Alves de Lima
Como a escola pode ajudar no combate às "Fake News"
Nize Stuart
Como a escola pode ajudar no combate às Fake News?
Jaqueline Soares