AMÉRICA ESPANHOLA - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO

Description

Flashcards on AMÉRICA ESPANHOLA - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO, created by Andréa Cecchin on 30/06/2019.
Andréa  Cecchin
Flashcards by Andréa Cecchin, updated more than 1 year ago
Andréa  Cecchin
Created by Andréa Cecchin almost 5 years ago
46
0

Resource summary

Question Answer
AMÉRICA ESPANHOLA CONQUISTA E COLONIZAÇÃO Estude atentamente os flashcards.
PRÉ-COLOMBIANOS Expressão criada pelos europeus para designar os povos que habitavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo.
Principais povos pré-colombianos ASTECAS MAIAS INCAS
ASTECAS (localização) Capital - Tenochtitlán (atualmente Cidade do México, capital do México).
ASTECAS (administração) Possuíam uma sociedade hierarquizada com quatro grupos na pirâmide social: o imperador, a nobreza, os homens comuns e os escravos. Administração centralizada.
ASTECAS (religião) Eram politeístas e acreditavam que os sacrifícios humanos eram vitais para o funcionamento do Sol.
ASTECAS (economia) Grande parte de seu sustento vinha da agricultura que era próspera por conta das chinampas.
ASTECAS (escrita) Usavam pictogramas para representar ideias
CHINAMPAS Técnica agrícola utilizada pelos astecas que consistia na construção ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, utilizando-se de material orgânico (barro) do fundo do lago.
ASTECAS (decadência) - aumento da população - conflitos internos problemas ambientais (secas prolongadas)
ASTECAS (decadência) 1521 - Hernán Cortez invade a região, domina o Império Asteca e dizima boa parte da população.
MAIAS (localização) Teve seus principais centros localizados na Guatemala e no México, mas vestígios dessa civilização também foram encontrados em El Salvador, Belize, Honduras etc.
MAIAS (sociedade) - sociedade hierarquizada, isto é, dividida em grupos sociais muito bem definidos, cada qual com funções distintas.
MAIAS (sociedade) - camponeses eram responsáveis pela agricultura e pelo abastecimento de sua cidade. - elite era a responsável pela administração das cidades-estado; - cada cidade-estado tinha um rei - autoridade máxima.
CIDADES-ESTADO Cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.
MAIAS (cultura) - destacaram-se em diferentes campos tais como Astronomia, Matemática e Arquitetura. - escrita por meio de HIERÓGLIFOS - a mais sofisticada do mundo pré-colombiano.
MAIAS (cultura) - enxergavam o mundo como um local que funcionava de maneira cíclica; - acreditavam que a Terra era plana e que ela possuía quatro direções sagradas.
MAIAS (religião) - politeístas; - os sacrifícios humanos eram importantes para garantir que os deuses estivessem satisfeitos e garantissem o funcionamento do universo.
MAIAS (economia) - agricultura e comércio - trocas comerciais intensas e significativas impulsionavam o crescimento das cidades - construíram estradas para transportar os produtos
MAIAS (decadência) - A civilização maia viveu seu auge durante o período entre 250 d.C. e 900 d.C. - Após esse período, os historiadores apontam que foi iniciada a decadência que levou ao desaparecimento deles.
MAIAS (decadência) Os motivos dessa decadência são estudados ainda pelos historiadores, que apontam como principais causas: a falta de alimentos resultante da superpopulação e do esgotamento da terra, desastres naturais, doenças, além das guerras.
INCAS (localização) - região dos Andes peruanos
INCAS (sociedade) - Estado extremamente centralizado e militarizado governado por um imperador
INCAS (sociedade) - o maior centro administrativo, religioso e político do império era Cuzco que significa "umbigo do mundo"
INCAS (economia) - agricultura - criação de lhamas - metais preciosos (ouro e prata)
INCAS (economia) - para facilitar o sistema de comunicação no império, os incas construíram diversas estradas ligando as regiões.
INCAS (arquitetura) As cidades incas contavam com vários projetos arquitetônicos complexos que incluíam a construção de palácios, fortalezas, e templos com dimensões surpreendentes.
INCAS (religião) - POLITEÍSTA - adoração de vários elementos da natureza, como o sol, a lua, o raio e a terra. ´ - organizavam vários rituais onde os sacrifícios, inclusive de humanos, eram comuns.
INCAS (decadência) 1519 - Francisco Pizarro investe contra região e encontra forte resistência 1572 - Cai o último líder Inca. A Espanha domina a região e dizima boa parte da população.
DOMINAÇÃO ESPANHOLA - interessados no ouro e nos metais preciosos - violentos, aniquilaram grande parte da população (genocídio) - escravizaram os sobreviventes
ADMINISTRAÇÃO ESPANHOLA - dividiram a terra conquistada em vice-reinos e capitanias - relação entre a Espanha e as colônias era baseado no PACTO COLONIAL
PACTO COLONIAL A colônia exportava para a Espanha as matérias-primas ou metais preciosos e comprava de volta os artigos manufaturados que necessitasse.
Show full summary Hide full summary

Similar

Colonização espanhola da América
Mateus Almeida
Civilizações Pré-Colombianas
conta para estudos
História - A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
weslleypego
POVOS INDÍGENAS NA AMÉRICA: ASTECAS, MAIAS, INCAS.
KLEBER FRANÇA
Povos das Américas
Isa dias
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA E COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
Andréa Cecchin
Digite seu texto aqui
Emanuel Auguso Neuhauser Polo
POVOS DAS AMÉRICAS
Lara Viganó
Astecas, Maias e Incas
Mel lisboa
ASTECAS
Soyanne Ribeiro
Povos Pré-Colombianos
Anne Araújo