Revoltas Nativistas

Description

Revoltas nativistas: Sem o objetivo de Independência.
Marcos Antonio
Flashcards by Marcos Antonio, updated more than 1 year ago
Marcos Antonio
Created by Marcos Antonio almost 5 years ago
137
1

Resource summary

Question Answer
Revoltas nativistas: Aclamação de Amador Bueno, São Paulo, 1641 Contexto:Fim da união entre Espanha e Portugal. Motivo: Comerciantes queriam manter seu comércio com colônias espanholas. Acabou em poucas horas
Revolta nativista: Revolta de Beckman, Maranhão, 1684 Motivos:Jesuítas contra a escravidão de índios, atrapalhando negócios; Companhia de Comércio do Maranhão, ao invés de expandir os negócios só se preocupava com a manutenção do monopólio comercial.
Revolta nativista: Guerra dos Emboabas, Minas Gerais, 1708 Contexto:Bandeirantes descobrem minas de ouro, atraem milhares de pessoas. Motivo: Paulistanos com medo da concorrência dos Emboabas*, travam guerra e vencem. Solução: Metrópole, que precisava dos 2, interfere: Emboabas podem ficar e bandeirantes ganham grande área de mineração. *Emboabas - não paulistanos
Revolta nativista: Guerra dos Mascates, Pernambuco, 1710 - 1714 Contexto: Recife pertencia a Olinda; Recife - prosperava com o comércio; Olinda - Em declínio por causa do açúcar dos holandeses em Antilhas. Motivo: Recife queria separação de Olinda, Coroa aprova. Olinda não aceita e trava guerra com Recife. Solução:Coroa interfere e Recife mantém autonomia.
Revolta nativista: Revolta de Vila Rica, Minas Gerais, 1720 Motivo:Mineradores revoltando contra as Casas de Fundição. Solução: Revolta rapidamente sufocada e Líder é preso e morto violentamente. Contexto: Nota-se o avanço declínio colonial e do conflito de interesses agravando, devido a violência.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revoltas Nativistas do Brasil
Maico Elisvan
Revoltas Nativistas do Brasil
Gabriela Silva
Accounting Definitions
Tess Morris
Yr 12 Biology Mid-Year Exam Notes Part 1
gbridgland
Command or Process Words for Essay Writing
Bekki
Study Schedule- this week (1)
Lavinia Hayde
Biology 1 ocr 21st century
Aisha_
The Great Gatsby - Themes, Motifs and Symbols
samanthaball.x
a christmas carol
maha.als10
Week 1: 28.01 - 01.02
Marilia Ferreira