Miscigenação - povos brasileiros

Description

miscigenação de povos brasileiros
João Eduardo  Siravegna Mota
Flashcards by João Eduardo Siravegna Mota, updated more than 1 year ago
João Eduardo  Siravegna Mota
Created by João Eduardo Siravegna Mota almost 5 years ago
157
0

Resource summary

Question Answer
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café.
Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.
vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.
Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas.
Show full summary Hide full summary

Similar

História e Independência dos EUA
Priscila yasmin
Povos das Américas
Isa dias
Reinos Germânicos
Mary 583w
Digite seu texto aqui
Mariana Castoldi
Rawls Direito dos povos
Hugo Teodoro
POVOS DAS AMÉRICAS
Lara Viganó
MESOPOTÂMIA
Mariana Castoldi
Origens do Povo Brasileiro
Beatriz Bilhalba
Mesopotâmia
Adriane Karina