História do Brasil 01

Description

Estudo de história do Brasil
Adelena Carloto
Flashcards by Adelena Carloto, updated more than 1 year ago
Adelena Carloto
Created by Adelena Carloto almost 5 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
A decisão de colonizar o Brasil foi tomada em 1530e o rei D. João III enviou o nobre e militar Martim Afonso de Souza Aqui permaneceu até 1533. Fundou a primeira cidade (oficialmente fundada) São Vicentee montou o primeiro engenho de açúcar do Brasil.
Por que colonizar o Brasil? 1-O comércio de especiarias com o orienteestava em decadência; 2-A ameaça estrangeiracada vez maior, o que de fato impeliu Portugal à colonização.
Motivos para o cultivo da cana de açúcar no Brasil: 1- Havia uma grande demandana Europa pelo açúcar e seus preços eram altos. 2- A cana é um vegetal asiático, da Índia, que possui clima quente e úmido(adaptou-se no BR)
Quem financiou a produção de açúcar do Brasil? O financiamento da produção, transporte, refino e distribuição no mercado europeu do açúcar eram realizadospor holandeses. Eram os principais a financiarem os engenhos e viabilizar financeiramente a colonização
Objetivos dos engenhos 1-Monocultura(só se cultivava cana de açúcar). 2-Exportação(o objetivo é atender a demanda da metrópole). 3-Latifúndios(grandes terras). 4-Escravidão(mão de obra africana).
Foi primeiro governador Geral: Tomé de Souza (1549-1553)
Segundo governador geral Duarte da Costa(1553-1558):Enfrentou várias crises em seu governo.Teve que enfrentar os primeiros conflitos entre povoadores e jesuítas em torno da escravidão indígena, além disso, foi durante seu governo que a França iniciou a tentativa de estabelecer a França Antárticano Rio de Janeiro.
Mem de Sá(1558-1572): Consolidação do governoGeral e expulsão dos Franceses com a destruição da colônia de Huguenotes (calvinistas franceses)denominada França Antártica.
Bandeirismo de Contrato: Grupos contratados para capturar escravos fugidos e destruir quilombos.
Bandeirismo de Preação ou apresamento: Expedições cujo objetivo era capturar indígenas e escravizá-los. (Por isso sempre entravam em conflito com os padres jesuítas que os protegiam).
Bandeirismo de Prospecção: Expedições para buscar jazidas ouro, prata ou pedras preciosas. Foram os paulistas que encontraram o ouro no início do século XVIII, dando início ao ciclo da mineração.
Escravidão Indígena Por meio da Carta Régiade 1570, a escravidão foi proibida, sendo que a submissão dos indígenas foi permitida somente em casos de Guerra Justa(conceito utilizadopara justificar a captura,aprisionamento e escravização dos indígenas) e de escravidão voluntária.
Capiães Donatários Suas prerrogativas: doar terras, reter para si parte da renda da produção e monopolizar a justiça, o que incluía o poder de condenar à morte em certos casos.
América Sertaneja no século XVI Sua importância era a criação de gado que servia para a atividade de subsistência, transporte nos engenhos e obtenção de charque e couro. Tudo isso fez com que o nordeste fosse povoado e a colônia se desenvolve-se.
Divisão dos africanos no Brasil Eram divididos em 2 categorias: a dos boçais, que reunia os recém-chegados -fossem bantos ou sudaneses -que nada sabiam da cultura dos portugueses; e a dos ladinos, africanos aculturados que já entendiam a língua e alguns costumes dos colonizadores
O Pacto ou exclusivo colonial (exclusividade de comércio com a metrópole) proibia a produção de manufaturados e só permitia a produção de mercadorias que não fossem produzidas pela metrópole.
O Tratado de Badajoz Consolidou a ocupação efetiva do Brasil na parte atual do oeste do Rio Grande do Sul,delimitando a fronteira entre as possessões portuguesas e espanholas nas margens do Rio Uruguai. Por este tratado os Sete Povos ficavam em definitivo como região portuguesa e Sacramento seria incorporado pela Espanha.
Tratado de Methuen feito entre Portugal e Inglaterra, no qual os britânicos reduziriam as tarifas de importação dos vinhos portugueses, enquanto os portugueses abririam seu mercado aos têxteis ingleses.
Tratado de Madri, 1750 Portugal recebeu o domínio dos Sete Povos das Missões, o que provocou a chamada Guerra Guaranítica.
União Ibérica Período entre 1580 e 1640 em que o Rei de Espanha, Filipe II, passou também a ser o Rei de Portugal.
O Primeiro Governo Geral do Brasil foi instalado em: Salvador em 1548 com o objetivo de centralizar a administração das capitanias hereditárias.
Foram chamadas de “expedições guarda-costas”, empreendidas entre os anos 1516 a 1520, as missões comandadas por: Cristóvão Jaques.
Comandou a primeira expedição colonizadora do Brasil e fundou a Vila de São Vicente em 1532. Martin Afonso de Souza
Comandou as primeiras expedições exploratórias, em 1501-1502 e 1503-1504. Gonçalo Coelho
Foi o primeiro governador-geral do Brasil e chegou aSalvador em 1549. Tomé de Souza
Dentre as quinze Capitanias Hereditárias fundadas no Brasil a partir de 1530, somente duas progrediram até 1550: Pernambuco e São Vicente.
Show full summary Hide full summary

Similar

ESFCEX 2016
Eli Oliveira
Mapa-Geral Geografia esfcex
Jonathas Cavalcante
História do Brasil 00
Adelena Carloto
História do Brasil 04
Adelena Carloto
História do Brasil 03
Adelena Carloto
Mapa-Geral Geografia esfcex
barbara fileto
Mapa-Geral Geografia esfcex
Carolina de Freitas Silva
Mapa geral - bibliografia - Historia
Jonathas Cavalcante
Algebra
Alex Maraio
I wish I..
Cristina Cabal
The GoConqr Guide to End of Term Exams
Sarah Egan